Pular para conteúdo
19.12.08

Dias de alegria

Foram dias de alegria, e o mundo parou

Para nos ver passar pelos bosques debaixo do céu,
No topo das colinas e montanhas...
Éramos apenas um casal de amantes,
Mas as rosas nos receberam na ponta dos pés.
As brisas afagaram seus cabelos, e pude sentir seu cheiro;
A luz matutina iluminou sua face, e pude ver seu rosto;
Você sorriu brevemente, seus olhos cintilavam,
E sua boca era a mais doce das alfazemas...

Foram dias de amor, e o mundo admirou

Quando nos viu jantar a luz de velas
Na beirada do lago e da floresta...
Éramos apenas um casal de amantes,
Mas as estrelas brilhavam para nos satisfazer.
A lua refletiu sua alma, e a noite ficou mais bela;
Os sapos e grilos cantavam, e era uma canção de amor;
Você se virou brevemente, temendo a escuridão,
E seu pescoço era a dádiva mais preciosa...

Foram dias de paz, agora isso tudo passou...

Será que quando o mundo nos chamar novamente
Nós iremos?
Será que se a vida nos der a chance de amar de novo
Nosso coração ainda irá lembrar daqueles dias
Além do tempo, além da ilusão,
Além de qualquer desejo?

Ah querida, se o mundo novamente nos chamar,
Nós iremos?
Diga que sim, por favor...

raph’02

Marcadores: , ,

O Evangelho de Tomé (III)

Continuação dos versículos 41-80:

081 - Política e religião
Disse Jesus: aquele que se tornar rico, que venha a ser rei, e aquele que tiver poder, que renuncie a ele.

082 - Meu reino não é deste mundo
Disse Jesus: todo aquele que estiver próximo a mim, está perto do fogo, e todo aquele que estiver afastado de mim, estará longe do Reino.

083 - As duas verdades
Disse Jesus: as imagens são manifestadas ao homem, e a Luz que está dentro delas estará oculta pela Imagem da Luz do Pai. Ele manifestar-se-á a si próprio e sua Imagem será ocultada pela sua Luz.

084 - Vaidade
Disse Jesus: quando vedes vossa aparência, vós vos rejubilais. Mas quando virdes vossa imagem, aquela que existe antes de vós, a que não morre e nem se manifesta, quanto podereis suportar?

085 - Pecado original
Disse Jesus: Adão veio a existir a partir de um grande poder e uma grande riqueza e, ainda assim, não se tornou digno de vós, porque se o fosse, (ele) não (teria experimentado) a morte.

086 - Sonhos
Disse Jesus: (As raposas) (têm) suas (tocas) e os pássaros têm (seus) ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde recostar a cabeça e descansar.

087 - Religação com Deus
Disse Jesus: maldito o corpo que depende de um corpo e maldita a alma que depende desses dois.

088 - As doze tribos de Israel
Disse Jesus: os anjos e os profetas virão a vós e vos darão o que é vosso. E vós, da mesma forma, devereis dar-lhes o que está em vossas mãos e dizei convosco próprios: em que dia virão eles para receber o que lhes pertence?

089 - Higiene espiritual
Disse Jesus: Por que lavais o exterior da taça? Não entendeis que o que fez o interior é o mesmo que fez o exterior?

090 - Jugo leve
Disse Jesus: vinde a mim, pois que meu jugo é leve e meu domínio, suave e achareis repouso.

091 - Deus, Causa Primária
Disseram a ele: Dize-nos quem és para que acreditemos em ti. Ele lhes disse: observais o aspecto do céu e da terra e não conheceis aquele que tendes diante de vós e não sabeis avaliar este instante.

092 - História universal
Disse Jesus: buscai e achareis, mas aquelas coisas que me perguntastes naqueles dias, não vos respondi então; agora, quero contar-vos, mas vós não me pergunteis.

093 - Deus capacita
Disse Jesus: não deis aos cães o que é sagrado, para que não o joguem no esterco. Não jogueis pérolas aos porcos, para que não façam delas (....)

094 - Entre
Disse Jesus: Todo aquele que buscar encontrará e todo aquele que bater se lhe abrirá.

095 - Amor ao inimigo
Disse Jesus: Se tiveres dinheiro, não o emprestes a juros, mas dá-o àquele que não vai pagar-te.

096 - As aparências enganam
Disse Jesus: O Reino do Pai é como uma mulher que tomou um pouco de fermento (e o escondeu) em uma massa (e) com ela fez grandes pães. Quem tem ouvidos que ouça.

097 - Obrigação
Disse Jesus: O Reino do Pai é como uma mulher que carrega um jarro cheio de trigo. Enquanto caminha por uma estrada distante, a asa do jarro se quebra. A farinha se espalha na estrada, às suas costas. Ela não se dá conta e não se apercebe do acidente. Depois de chegar à casa, coloca o vaso e o encontra vazio.

098 - Minha vida
Disse Jesus: O Reino do Pai é como um homem que desejara matar um homem poderoso. Em casa, desembainhou a espada e enterrou-a na parede para certificar-se de que sua mão seria capaz de fazê-lo; então ele matou o homem poderoso.

099 - Sendo feliz
Os discípulos disseram a ele: Teus irmãos e tua mãe estão lá fora. Disse-lhes ele: Os que aqui estão cumprem a vontade de meu Pai, e são meus irmãos e minha mãe; estes são os que entrarão no Reino de meu Pai.

100 - Essência da vida
Eles mostraram a Jesus uma moeda de ouro e disseram a ele, "Os homens de César exigem que paguemos impostos". Ele disse a eles, "Dai a César o que pertence a César, dai a Deus o que pertence a Deus, e dai a mim o que é meu" [1].

101 - Mãos e vozes
Disse Jesus: Aquele que não odeia seu pai e sua mãe como eu não poderá ser meu discípulo. E aquele que não ama seu pai e sua mãe como eu não poderá ser meu discípulo, pois minha mãe (....) mas minha verdadeira mãe deu-me a Vida.

102 - A justiça dada pela fé
Disse Jesus: Ai deles, os fariseus, pois se parecem com um cachorro deitado no cocho dos bois, pois nem comem nem deixam que os bois comam.

103 - Os mestres e a idolatria
Jesus disse: Feliz do homem que sabe em que hora da noite virão os ladrões, pois que poderá levantar-se e recolher seus (....) e cingir os rins antes que eles cheguem.

104 - Hábitos e pecados
Eles disseram a ele: Vem, vamos hoje orar e jejuar. Disse Jesus: Qual foi o pecado que cometi, ou em que fui derrotado? Quando o noivo houver saído da câmara nupcial, aí então que orem e que jejuem.

105 - O caminho estreito e o largo
Disse Jesus: Aquele que conhece pai e mãe será chamado filho de uma prostituta.

106 - Filhotes de homem
Disse Jesus: Quando fizerdes um de dois, tornar-vos-eis Filhos do Homem; e se disserdes montanha mova-te, ela se moverá.

107 - Um só rebanho para um só pastor
Disse Jesus: O Reino é como um pastor que tinha cem ovelhas. Uma delas, a maior, se extraviou. Ele abandonou as noventa e nove, e foi em busca daquela até que a encontrou. E depois de haver descansado, disse à ovelha: amo-te mais que às outras noventa e nove.

108 - Um Jesus
Disse Jesus: Aquele que beber de minha boca tornar-se-á como eu, e eu mesmo tornar-me-ei ele, e todas as coisas ocultas ser-lhe-ão desveladas.

109 - Marcas da felicidade
Disse Jesus: O Reino é como um homem que tinha um tesouro (escondido) no campo, sem sabê-lo. E (depois) de sua morte, deixou-o a seu (filho). (O) filho, que também nada sabia (sobre ele), recebeu o campo e vendeu-(o). E quem o comprou, enquanto arava (encontrou) o tesouro. E passou a emprestar dinheiro a quem ele quis.

110 - O décimo terceiro apóstolo
Disse Jesus: Quem encontrou o mundo e se tornou rico, que renuncie ao mundo.

111 - Renúncia
Disse Jesus: Os céus e a terra passarão diante de vós, e aquele que vive do Vivo, não conhecerá nem morte nem medo, porque Jesus disse: aquele que encontrar-se a si mesmo, dele o mundo não é digno.

112 - Uma só realidade
Disse Jesus: Ai da carne que depende da alma; ai da alma que depende da carne.

113 - Nova era
Seus discípulos disseram a ele: Quando virá o Reino? Disse Jesus: Ele não virá só por esperá-lo; não dirão: Ei-lo aqui! Ou ei-lo acolá! Mas o Reino do Pai está espalhado sobre a terra e os homens não o vêem.

114 - Maria, a comandante da conversão
Simão Pedro disse-lhe: Que Maria saia de nosso meio, porque as mulheres não são dignas da Vida! Disse Jesus: Vede, eu me encarreguei de faze-la homem, para que ela também se torne um espírito vivo, semelhante a vós, homens. Pois cada mulher que se fizer homem se encontrará no Reino dos Céus.

Versículos 01-40 | Versículos 41-80

***

[1] Apenas o versículo 100 foi retirado de A biblioteca de Nag Hammadi, James M. Robinson (Ed. Madras).

 

Os Evangelhos de Tomé e Maria

Veja também
Esta edição traz dois dos textos mais profundos encontrados em Nag Hammadi: Os Evangelhos segundo Tomé e Maria Madalena. Os acompanha uma série de contos (O Mensageiro) inspirados no gnosticismo e escritos por Rafael Arrais.

» Versão impressa

» eBook (Kindle)

» eBook (Kobo)

Marcadores: , , , , ,

O Evangelho de Tomé (II)

Continuação dos versículos 01-40:

041 - Posse espiritual
Disse Jesus: Aquele que tem a mão cheia, a este lhe será dado; e aquele que não tem, dele será tirado até o pouco que tem.

042 - Apego
Disse Jesus: tornai-vos transeuntes.

043 - Posse intelectual
Seus discípulos disseram a ele: quem és tu que dizeis tais coisas a nós? Disse Jesus a eles: pelo que eu vos falo, não sabeis quem sou? Pois vos tornastes como os judeus que amam a árvore, odeiam seu fruto, e amam o fruto mas odeiam a árvore.

044 - Perdão
Disse Jesus: aquele que blasfemar contra o Pai será perdoado, e aquele que blasfemar contra o Filho será perdoado; mas aquele que blasfemar
contra o Espírito Santo, este não será perdoado nem na Terra nem no céu.

045 - Crítica
Disse Jesus: não se colhem uvas de espinheiros nem se apanham figos de cardos, pois que eles não dão frutos. Um bom homem faz sair o bem de seu tesouro, um homem mau faz sair coisas más de seu tesouro mau, que está em seu coração, e fala coisas más. Pois da abundância do coração ele faz sair coisas más.

046 - Maior no Reino
Disse Jesus: de Adão a João Batista, não há quem, entre eles, nascido de mulher, haja sido maior que João Batista, para que seus olhos não sejam danificados. Mas eu disse que dentre vós quem se tornar criança conhecerá o Reino, e se tornará maior que João.

047 - Desejos
Disse Jesus: é impossível para um homem montar dois cavalos e retezar dois arcos, e é impossível a um escravo servir a dois senhores, pois que honrará a um e ofenderá a outro. Nenhum homem bebe um vinho velho e em seguida deseja beber um vinho novo; e não se põe vinho novo em odre velho, para que não se o quebre, e não se põe vinho velho em odre novo, para que não se o estrague. Não se cose um remendo de pano velho em roupa nova, porque se tornará um buraco.

048 - Doação da razão
Disse Jesus: se dois fizerem as pazes em uma casa dirão à montanha: mova-te, e ela se moverá.

049 - Solitário
Disse Jesus: bem-aventurados o solitário e o eleito, pois que encontrarão o Reino; porque dele vieram e a ele retornarão.

050 - O Ser
Disse Jesus: se vocês disserem qual a vossa origem, dizei-lhes: viemos da Luz, de onde a Luz se originou dela mesma. Ela permaneceu e revelou-se a si mesmo em sua imagem. Se vos disserem quem sois vós, dizei-lhes: somos seus filhos e somos eleitos do Pai Vivo. Se vos perguntarem qual é o sinal do vosso Pai em vós, respondei-lhes: é o movimento e o repouso.

051 - Advento do novo mundo
Seus discípulos disseram a ele: quando sucederá o repouso dos mortos e quando chegará o novo mundo? Respondeu-lhe ele: o que esperais já veio, mas não sabeis.

052 - O profeta diário
Seus discípulos disseram a ele: Vinte e quatro profetas falaram em Israel e todos eles falaram de ti. Disse-lhes ele: rejeitai o vivo que está à vossa frente e falais dos mortos.

053 - Circuncisão espiritual
Seus discípulos disseram a ele: é a circuncisão vantajosa? Respondeu-lhes ele: se fosse vantajosa, vossos pais vos gerariam circuncidados em vossas mães. Mas a verdadeira circuncisão no Espírito, essa se torna vantajosa em todos os sentidos.

054 - Pobre de espírito
Disse Jesus: benditos os pobres, porque deles é o Reino dos Céus.

055 - Igualdade
Disse Jesus: todo aquele que não odeia seu pai e sua mãe não será capaz de ser meu discípulo, e todo aquele que não odiar seus irmãos e suas irmãs, e não tomar a sua cruz no meu caminho não me serve a mim.

056 - Ser humano
Disse Jesus: aquele que conheceu o mundo encontrou um cadáver, e aquele que encontrou um cadáver, o mundo não serve para ele.

057 - O joio e o trigo
Disse Jesus: o Reino do Pai é como o homem que tem boa semente. Seu inimigo vem à noite, semeia o joio no meio da boa semente. O homem não permite que seus servos arranquem o joio. E diz-lhes: isto, para que não suceda que ao arrancar o joio venha também o trigo. No dia, porém, da colheita, o joio aparecerá, será arrancado e queimado.

058 - Situações de sofrimento
Disse Jesus: bendito o homem que sofreu porque encontrou a Vida.

059 - Personalidade
Disse Jesus: levai em consideração o Vivo enquanto estais vivos, senão morrereis e tentareis vê-lo e não o conseguireis.

060 - Doação da razão (2)
Eles viram um samaritano carregando um cordeiro a caminho da Judéia. Ele disse a seus discípulos: Porque este homem leva o cordeiro consigo? Eles responderam: Para mata-lo e comê-lo. Ele lhes disse: Enquanto ele estiver vivo não o comerá; somente quando o tiver matado e ele for um cadáver. Disseram-lhe eles: De outra forma, ele não o conseguiria. Disse-lhes ele: Buscai um lugar para vós no Repouso; porém, só se vos tornardes cadáveres e fordes comido.

061 - Imagem e semelhança de Deus
Disse Jesus: dois descansarão em um leito: um morrerá, outro viverá. Perguntou Salomé: Quem és tu, homem, e de quem és filho? Tu te sentaste em meu banco e comes de minha mesa. Respondeu-lhe Jesus: sou o que vem daquele que é Igual; a mim me foi dado das coisas de meu Pai. Disse Salomé: Sou tua discípula. Disse Jesus a ela: por conseguinte te digo: se alguém pertencer ao Igual, será preenchido de Luz, mas se for dividido, estará cheio de trevas.

062 - As quatro âncoras
Disse Jesus: eu conto meu segredo aos que forem dignos do meu segredo. O que tua mão direita fizer, não deixes que a esquerda saiba.

063 - Essência da vida
Disse Jesus: havia um homem rico que tinha muito dinheiro. E ele disse: usarei meu dinheiro para semear, colher e plantar, e encherei meu celeiro de frutas, para que nada me falte. Era isso que ele sentia em seu coração. E naquela noite ele veio a morrer. Aquele que tem ouvidos que ouça.

064 - Individualismo
Disse Jesus: um homem tinha convidados e quando a ceia estava preparada, enviou o seu servo para avisa-los. Foi ao primeiro e disse-lhe: meu senhor te convida. E ele disse: tenho algumas questões contra alguns comerciantes; eles virão a mim esta noite; devo dar-lhes minhas ordens. Rogo ser escusado de ir cear. Ele foi a outro e disse-lhe: meu senhor te convida. Ele disse: comprei uma casa e eles precisam de mim por um dia. Não terei tempo. E foi a outro e disse-lhe: meu senhor te convida. E ele disse: meu amigo vai casar-se e estou lhe preparando um jantar, não poderei comparecer. Rogo ser escusado do jantar. Ele foi a outro e disse: meu senhor te convida. Ele disse: comprei uma fazenda e vou receber o arrendamento. Não poderei ir. Rogo ser escusado de ir. O servo foi ao patrão e disse: aqueles que convidaste para cear escusaram-se. O patrão disse ao seu servo: vai pelas estradas, traz os que encontrares, para que possam cear. Negociantes e comerciantes não entrarão nos lugares de meu Pai.

065 - Os necessitados
Ele disse: um homem honesto tinha uma vinha. Ele deu a uns agricultores para que trabalhassem nela e pudessem receber os frutos. Mandou seu servo para que os agricultores lhe dessem os frutos da vinha. Eles prenderam seu servo, bateram-lhe; mais um pouco e o teriam matado. O servo foi e contou ao seu senhor. E o senhor disse: talvez não o reconhecessem. Ele mandou outro servo; os agricultores bateram nele também. Então, o dono mandou seu próprio filho. Ele disse: talvez respeitem meu filho. Assim que aqueles agricultores souberam que era o herdeiro da vinha, sujeitaram-no e o mataram. Aquele que tem ouvidos que ouça.

066 Pedra angular
Disse Jesus: mostra-me a pedra rejeitada pelos construtores; é a pedra angular.

067 - Causa primária
Disse Jesus: Todo aquele que conhece o Todo, mas não conhece a si próprio, a este falta tudo.

068 - Felicidade universal
Disse Jesus: Felizes sereis vós quando vos odiarem e vos perseguirem; e não havereis de encontrar um só lugar onde não sereis perseguidos.

069 a - Auto acusação
Felizes daqueles que forem perseguidos em seu coração; estes são os que na verdade conhecem o Pai.

069 b - Busca espiritual
Felizes os que têm fome, porque o seu ventre será preenchido com o que desejam.

Especial - Amar a Deus sobre todas as coisas. Este texto não se refere a nenhuma especial, mas é um resumo das logias 68, 69a e 69b.

070 - Viver para Deus
Disse Jesus: se derdes à Luz o que tendes dentro de vós, o que tendes dentro de vós vos salvará. Se não tendes dentro de vós, o que não tendes dentro de vós vos matará.

071 - Situações negativas
Disse Jesus: eu destruirei esta casa e ninguém será capaz de reconstruí-la.

072 - Comunhão universal
Um homem disse a ele: diz aos meus irmãos que dividam comigo os bens de meu pai. Ele lhe disse: ó homem, quem nomeou a mim como aquele que há de dividir? Voltou-se aos seus discípulos e lhes disse: não sou aquele que divide, sou?

073 - Crescei e multiplicai-vos
Disse Jesus: a colheita é verdadeiramente grande, mas os trabalhadores são poucos; por isso, implorai ao Senhor para que Ele mande mais trabalhadores para a colheita.

074 - Caminho, verdade e luz
Disse Jesus: muitos estão em volta da cisterna, mas ninguém entra nela.

075 - A lei e o Cristo
Disse Jesus: muitos estão à porta, mas somente os solitários entrarão na câmara municipal.

076 - A consciência crística
Disse Jesus: o Reino do Pai é como um homem, um mercador, que possuía muitas mercadorias e encontrou uma pérola. O mercador foi prudente. Ele vendeu as mercadorias, comprou a pérola para si. Buscai vós também o tesouro imperecível e perene, aquele que nenhuma traça pode roer e verme algum pode destruir.

077 - Jesus
Disse Jesus: eu sou a Luz que paira acima de todas as coisas, eu sou o Todo, o Todo veio através de mim e o Todo emana de mim. Parti um (pedaço de) madeira, lá estou; levantai uma pedra, e ali me encontrareis.

078 - Busca da verdade universal
Disse Jesus: porque ides ao deserto? Para ver o junco sacudido pelo vento? E para ver um homem envolto em finos panos? (Vede, vossos) reis e os altos dignatários são aqueles que vestem finas (roupas), no entanto, não conseguirão conhecer a Verdade.

079 - Valorização da vida carnal
Uma mulher da multidão disse a ele: bendito seja o ventre que te gerou e os seios que te amamentaram. Disse-lhe ele: benditos são aqueles que ouviram a palavra do Pai e a guardaram verdadeiramente. Pois haverá dias em que irá dizer: bendito o ventre que não concebeu e os seios que não amamentaram.

080 - Divina comédia humana
Disse Jesus: aquele que conheceu o mundo encontrou um cadáver, mas aquele que encontrou um cadáver, o mundo não é digno dele.

Versículos 01-40 | Versículos 81-114

 

Os Evangelhos de Tomé e Maria

Veja também
Esta edição traz dois dos textos mais profundos encontrados em Nag Hammadi: Os Evangelhos segundo Tomé e Maria Madalena. Os acompanha uma série de contos (O Mensageiro) inspirados no gnosticismo e escritos por Rafael Arrais.

» Versão impressa

» eBook (Kindle)

» eBook (Kobo)

Marcadores: , , , , ,

O Evangelho de Tomé (I)

» Caso não saiba ao certo o que são os apócrifos e o gnosticismo, leia antes este artigo

O texto abaixo é a transcrição do Evangelho de Tomé, segundo a tradução mais utilizada pelos estudiosos, como por exemplo Ron Miller em seu livro homônimo. Ele foi obtido no Sangha EEU, e talvez não seja uma tradução idêntica a encontrada no livro de Ron Miller, mas posso dizer que é muito parecida.

Nota: partes marcadas como (...) são trechos incompreensíveis devido ao estado de decomposição dos textos originais encontrados em Nag Hammadi.

***

Apresentação de Tomé
“Eis as palavras secretas que Jesus, o Vivo, disse e que Dídimo Judas Tomé, escreveu”.

001 - Vida e Morte
E ele disse: - Aquele que descobrir a interpretação destas palavras não experimentará a morte.

002 - Reforma Íntima
Jesus disse: Aquele que procura, não cesse de procurar até quando encontrar; e quando encontrar ficará perturbado; e ao perturbar-se, ficará maravilhado e reinará sobre o Todo.

003 - Reino do Céu
Jesus disse: Se aqueles que vos guiam vos disserem: vê, o Reino está no céu, então os pássaros vos precederão. Se vos disserem: ele está no mar, então os peixes vos precederão. Mas o reino está dentro de vós e está fora de vós. Se vos reconhecerdes, então sereis reconhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo. Mas se vos não reconhecerdes, então estareis na pobreza, sereis a pobreza.

004 - Nascimento
Jesus disse: o homem carregado em anos não hesitará em perguntar a uma criança de sete dias a respeito de onde está a Vida, e ele viverá. Pois muitos que estão em primeiro lugar ficarão em último e se tornarão um só.

005 - Visão espiritual
Jesus disse: Reconhece o que é visível para ti, e o que é oculto te será desvelado. Pois que nada há de oculto que não seja manifestado.

006 - Atos
Seus discípulos perguntaram-lhe e disseram: Queres que jejuemos? Como deveremos rezar, e deveremos dar esmolas? E que dieta deveremos seguir? Jesus disse: Não mintais, não façais aquilo que odiais, pois todas as coisas são manifestadas ante a verdade. Nada há de oculto que não venha a ser desvelado, e nada há de coberto que permaneça sem ser descoberto.

007 - Poder
Jesus disse: Bendito o leão que for comido pelo homem, pois que o leão tornar-se-á homem; e maldito o homem que for comido pelo leão, pois que o leão tornar-se-á homem.

008 - Alimentação espiritual
Ele disse: o homem é como o pescador sábio que joga sua rede no mar, e a puxa cheia de pequenos peixes; no meio deles, acha um peixe tão grande e bom que o pescador sábio devolve todos os pequenos peixes, escolhe o peixe grande sem remorsos. Quem tem ouvidos que ouça.

009 - Campo para semeadura
Jesus disse: Vede, o semeador saiu, encheu suas mãos e semeou. Algumas sementes caíram no caminho; os pássaros vieram e as recolheram. Outras caíram na pedra e não puderam enraizar-se na terra, e não germinaram. E outras caíram em solo fértil; e germinaram e deram bons frutos; nasceram na proporção de 60 por unidade e 120 por unidade.

010 - Amor universal
Jesus disse: vim para atear fogo ao mundo e, vede, eis que estarei vigiando até que ele arda.

011 - Mundo espiritual
Jesus disse: o céu passará e também passará aquele que estiver acima dele, e os mortos não estão vivos e os vivos não morrerão. Nos tempos que comíeis o que era morto, vós os tornáveis vivos; quando vierdes à luz, que havereis de fazer? No dia em que éreis um, vós vos tornastes dois. Mas, quando vos tornastes dois, que fizestes?

012 - Justiça e livre arbítrio
Os discípulos disseram a Jesus: sabemos que te apartarás de nós. Quem será aquele que nos vai chefiar? Jesus disse-lhes: No presente estágio, dirigi-vos a Tiago, o Justo para que os assuntos do céu e da terra incorporem-se no ser.

013 - Conceitos
Disse Jesus aos seus discípulos: fazei uma comparação e dizei-me com quem me pareço. Simão Pedro respondeu-lhe: és como um anjo justo. Mateus lhe disse: és como um sábio. Disse-lhe Tomé: Mestre, meus lábios são totalmente incapazes de dizer-te com quem te pareces. Jesus disse: não sou teu Mestre porque bebeste e te tornastes ébrio com a fonte borbulhante que te desvelei. E ele o tomou, levou-o à parte e lhe disse três palavras. Quando Tomé tornou para junto dos companheiros, perguntaram-lhe: que te disse Jesus? E Tomé respondeu-lhes: se vos disser uma só das palavras que ele me disse, pegareis pedras e me apedrejareis; e sairá fogo delas e sereis queimados.

014 - Vigiai
Jesus lhes disse: se jejuardes, pecareis contra vós próprios, se orardes, sereis condenados e se derdes esmolas, levareis malefícios a vosso espírito. E quando fordes a quaisquer terras, e, ao vaguear pelas redondezas, vos receberem, comei o que puserem à vossa frente, curai os que estiverem doentes em meio deles, pois o que entrar pela vossa boca não vos corromperá, mas o que sair de vossa boca, eis o que vos corromperá.

015 - Filiação
Jesus disse: quando virdes aquele que não nasceu de mulher, prosternai-vos de face no chão e adorai-o: ele é vosso pai.

016 - Paz
Disse Jesus: os homens possivelmente pensam que vim para derramar a paz sobre o mundo, e o que eles não sabem é que vim para derramar a discórdia na terra, fogo, espada, guerra. Haverá pois cinco em uma casa: três estarão contra dois e dois estarão contra três, o pai contra o filho e o filho contra o pai, e eles serão solitários.

017 - Vida de Jesus
Disse Jesus: dar-vos-ei o que os olhos jamais viram e os ouvidos jamais ouviram e as mãos jamais tocaram, e o que nunca brotou do coração do homem.

018 - Vida espiritual
Os discípulos disseram a Jesus: diz-nos como será nosso fim. Jesus lhes disse: descobristes então o princípio para que possais perguntar sobre o fim? Bendito aquele que se mantiver no princípio, pois que não provará da morte.

019 - Doutrina Espiritualista Ecumênica
Jesus disse: “Bendito aquele que era antes de existir. Se vos tornardes meus discípulos e ouvirdes minha palavra, estas pedras vos servirão. Há, pois, cinco árvores no paraíso que não se movem no verão nem no inverno, e suas folhas não caem. Aquele que as conhecer não provará da morte.

020 - O abrigo
Os discípulos disseram a Jesus: diz-nos com que se parece o Reino dos Céus. Ele lhes disse: é como a semente da mostarda, a menor de todas as sementes. Mas quando ela cai na terra arada, produz grandes galhos e se torna um abrigo para os pássaros do céu.

021 - Os discípulos de Jesus
Disse Maria a Jesus: A que se parecem teus discípulos? Ele lhes respondeu: Eles são como crianças que se instalaram num campo que não lhes pertence. Quando os donos do campo aparecerem e lhes disser: devolvam nossos campos, eles se despojam de suas roupas e diante deles lhes devolvem os campos. Entretanto, eu digo: se o dono da casa souber que o ladrão vai vir, ficará de vigia e não o deixará entrar na sede de seu reino para levar seus haveres. Deveis, então, tomar cuidado com o mundo; cingi fortemente vossos rins para que os salteadores não encontrem uma forma porque encontrarão o proveito que imaginais. Deixai que haja entre vocês um homem compreensivo; quando a fruta amadurece, ele vem depressa, com a foice na mão e a colhe. Aquele que tem ouvidos que ouça.

022 - O néctar da vida
Jesus viu criancinhas que estavam sendo amamentadas. Disse aos seus discípulos: essas criancinhas que estão sendo amamentadas são semelhantes àqueles que entrarão no Reino. Disseram-lhe: Poderemos então, como crianças, entrar no Reino? Jesus disse-lhes: quando fizerdes de dois um e quando fizerdes o interno tal qual o externo e o externo tal qual o interno, e o de cima tal qual o de baixo, e quando tornardes o homem e a mulher em um só, de tal forma que o homem não seja homem e a mulher não seja mulher, quando dispuserdes olhos no lugar de olhos e a mão no lugar da mão, e o pé no lugar do pé, uma imagem no lugar de uma imagem, aí, então, entrareis no Reino.

023 - Reencarnação
Disse Jesus: eu vos escolherei na razão de um em mil, dois em dez mil, e sereis todos como um só.

024 - Morada de Deus
Seus discípulos disseram: mostra-nos o lugar em que estás, pois é necessário que nós te busquemos. Respondeu-lhes ele: aquele que tem ouvidos que ouça. Dentro de um homem iluminado há luz e ele ilumina o mundo todo. Quando ele não brilha, há trevas.

025 - Ação e reação
Disse Jesus: Ama teu irmão como tua alma, protege-o como a pupila dos teus olhos.

026 - Percepções
Disse Jesus: vês o cisco que está no olho... de teu irmão, mas a trava que está no teu olho, esta não vês. Quando tirares a trave de teu olho, aí poderás ver claramente para tirares o cisco do olho de teu irmão.

027 - Jejum do mundo
Jesus disse: se não fizerdes jejum do mundo não encontrareis o Reino; se não guardardes o Sabbath como Sabbath, não vereis o Pai.

028 - Vinho inebriante
Disse Jesus: tomei meu lugar no meio do mundo e em carne apareci a eles; encontrei-os todos ébrios e, no meio deles, ninguém encontrei sedento. E minha alma turbou-se pelos filhos dos homens porque eles são cegos em seu coração e não vêem que vazios vieram ao mundo e vazios tentam sair do mundo outra vez. Mas agora estão ébrios. Quando se livrarem do vinho, aí então arrepender-se-ão.

029 - Encarnação
Disse Jesus: se a carne veio a existir por causa do espírito, isto é uma maravilha; mas se o espírito veio a existir por causa dela, é a maravilha das maravilhas. Mas o que me maravilha é como essa grande riqueza fez morada em tal pobreza.

030 - Ação amorosa
Disse Jesus: onde há três deuses, há deuses; onde há dois ou um, estou com ele.

031 - Preconceito
Disse Jesus: nenhum profeta é aceito em sua cidade, nenhum médico cura aqueles que o conhecem.

032 - Missões
Disse Jesus: uma cidade que é construída no alto de uma montanha, sendo fortificada, não pode cair, porém não pode jamais ser escondida.

033 - Transmissão de ensinamentos
Disse Jesus: aquilo que ouvirdes com um ouvido e com o outro, proclamai do alto de vossos telhados; pois que ninguém acende um candeeiro e põe-lhe em cima uma redoma; nem o coloca em um lugar escondido, mas prepara-lhe um pedestal para que todos que entrem e saiam possam ver a luz.

034 - Guia de cego
Disse Jesus: se um cego guia outro cego, ambos caem no abismo.

035 - O ladrão
Disse Jesus: Não é possível que alguém entre na casa de um forte e o submeta; a não ser que lhe ate as mãos; aí, então, pode pilhar-lhe a casa.

036 - Preocupação
Disse Jesus: não vos preocupeis de manhã à noite, e da noite à manhã com o que haveis de vestir.

037 - Alcançando Jesus
Seus discípulos disseram: quando irás desvelar-te a nós e quando haveremos de ver-te?” Respondeu-lhes Jesus: quando vos despirdes sem sentir-vos envergonhados e puserdes vossos vestidos sob vossos pés, e como crianças pisardes neles, aí podereis ver o Filho daquele que é Vivo e não tereis medo.

038 - Religiões
Disse Jesus: muitas vezes desejastes ouvir estas palavras que eu vos digo, e não tivestes a quem mais recorrer para ouvi-las. Haverá dias em que me procurareis e não me achareis.

039 - Chave do conhecimento
Disse Jesus: os fariseus e os escribas receberam as chaves do Conhecimento e as esconderam. Eles não entram e não deixam entrar aqueles que querem. Mas vós, tornai-vos espertos como as serpentes e inocentes como as pombas.

040 - O amanhã
Disse Jesus: uma videira foi plantada sem o Pai, e como não se firmou, será arrancada por suas próprias raízes e será destruída.

Versículos 41-80 | Versículos 81-114

 

Os Evangelhos de Tomé e Maria

Veja também
Esta edição traz dois dos textos mais profundos encontrados em Nag Hammadi: Os Evangelhos segundo Tomé e Maria Madalena. Os acompanha uma série de contos (O Mensageiro) inspirados no gnosticismo e escritos por Rafael Arrais.

» Versão impressa

» eBook (Kindle)

» eBook (Kobo)

Marcadores: , , , , ,

17.12.08

Velas

Velas que se acendem
Queimam e ardem
Dissolvem-se
Em aquarelas de luz

Velas de toda cor
De toda cera
Em casa ou no altar
Conduzem o fogo
Conduzem à fé
Singrando o mar

Velas que se apagam
Último resquício de chama
Último grito do eu:
“Sou o fogo que ama!”

Velas que se vão
Velas que se foram
Diga-se: “o que morre é a cera.”
Toda chama é guardada
Na casa da eternidade
Até que novo fogo se acenda
Até que se inicie
Uma nova idade

raph’08

Marcadores: , , ,

Arte, Magia e Moore

Alan Moore é um dos responsáveis pelos quadrinhos americanos terem se "elevado" a um patamar onde são realmente considerados como arte pela maior parte do público. Os estúdios de Hollywood deveriam enviar a ele parte de sua renda com filmes de super-heróis todo ano, muito embora ele provavelmente se recusaria a receber, como se recusou a ter seu nome nos créditos de filmes baseados em suas obras-primas, como "V de Vingança" e "Watchmen" (e obviamente não recebeu nada por eles).

O interessante é que o Alan Moore real é muito, mas muito mas estranho e enigmático do que qualquer um de seus personagens. Por exemplo, ele se declara um mago, e pela forma como define a relação da Magia com a Arte, não poderemos dizer que não tem razão...

"A Arte é, como a Magia, a ciência de se manipular símbolos, palavras ou imagens para se alcançar estados alterados de consciência."
Alan Moore

***

Esse vídeo é parte do documentário "The Mindscape of Alan Moore", que pode ser visto na íntegra abaixo, com legendas em português (tradução por Patrick Berlinck):

Vale a pena vê-lo inteiro, mas é somente lá pela metade final que ele fala especificamente de ocultismo e magia.

Marcadores: , , , , , ,

Barack Obama fala sobre Religião e Secularismo

Trata-se, sem dúvida, de um presidente eleito de muito bom senso. Dificilmente teríamos uma opção melhor, dadas as circunstânceas.

*Apesar do que possa parecer, Obama se declara cristão praticante, e o discurso na íntegra contém também passagens a favor da fé.

Marcadores: , , , ,

16.12.08

O pensamento mais puro

"Qual é o seu pensamento mais puro? No qual você deposita confiança incodicional?"

De que a vida tem um Sentido, de que é um efeito inteligente de uma causa igualmente inteligente. De que em qualquer parte que vá no Universo externo ou interno, não estarei nunca, nem por um segundo, desconectado desse Sentido.

***

Obrigado pela pergunta do amigo Abenides, do Orkut.

Marcadores: , ,

9.12.08

O Natal Gnóstico

Os gnósticos não chamavam a si próprios de gnósticos, de fato chamavam a si próprios de cristãos. Mas comparando o pensamento de muitos "cristãos" ao dos gnósticos, ficou bom para eles que tenham sido diferenciados pela história.

Abaixo, algumas mensagens para um Natal Gnóstico a todos aqueles que tiverem ouvidos para ouvir:

A oração dos fiéis de Tomé (do Evangelho de Tomé)

Eu acredito em um único Deus, em um único mistério divino
que se encontra além de todas as definições e racionalidade,
na alma de tudo o que sempre existiu
que exista ou que venha a existir.

Eu acredito em Jesus, mensageiro do Criador,
emissário de cura espiritual, alma da compaixão divina,
estrela brilhante no firmamento dos profetas,
dos místicos e dos santos de Deus.

Eu acredito no Espírito Santo,
a essência de Deus que envolve nossas vidas,
o alento de Deus que move nossa existência,
a imensidão de Deus que habita em cada um de nós.

Eu acredito que sou escolhido para ser o espelho de Jesus,
permitindo-me ser um veículo de amor ao Criador,
uma fonte da sabedoria e da verdade divina,
um instrumento da paz de Deus no mundo.

Eu acredito que o Reino de Deus se encontra aqui e agora,
abarcando tudo ao nosso redor para todos aqueles
que possam ver, que tenham coração para receber
e mãos para fazer acontecer.

Eu acredito na comunidade dos devotos de Deus
em todas as religiões, como também fora delas,
nos grandes profetas, místicos e santos,
e em todos aqueles que iniciaram a jornada espiritual.

Eu acredito no futuro deste planeta
quando todos terão a consciência e a moderação divina,
assim como aprenderemos a viver no amor e na paz
onde existirá a fraternidade entre todos os seres.

Eu acredito que na morte, a vida é transformada,
e não findada, e que estamos indo, passo a passo,
na direção da essência do Criador, do amor Divino
e da glória de Deus por toda a eternidade. Amém.

Fonte: O Evangelho de Tomé, Ron Miller, Ed. Nova Era.

***

Ao dizer: “Aquele que beber da minha boca se tornará como eu e eu serei ele”, Jesus está falando do ponto de vista daquele Ser dos seres, a que chamamos Cristo, que é o ser de todos nós. Todo aquele que vive essa relação é como Cristo. Todo aquele que traz em sua vida a mensagem do Verbo é equivalente a Jesus.

Veja, há dois modos de pensar “Eu sou Deus”. Se você pensa: “Aqui, em minha presença física e em meu caráter temporal, eu sou Deus”, então você está-louco e provocou um curto circuito na experiência. Você é Deus não em seu ego, mas em seu mais profundo ser, onde você é uno com o transcendente não dual.

A palavra “religião” significa religio, religar. Se dizemos que há uma única vida em nós ambos, então minha existência separada foi ligada à vida una, religio, religada. Isso está simbolizado nas imagens da religião, que representam aquela união.

Joseph Campbell em O Poder do Mito.

Marcadores: , , , , , ,

4.12.08

Você e o copo (II)

Retornemos a experiência do copo:

Pegue um copo, pode ser qualquer tipo de copo, e o apalpe com as mãos por alguns momentos. Sinta a pressão em seus dedos, de acordo com a força com que os pressiona contra a superfície do vidro... Mas cuidado para não quebrar o copo e machucar a mão!

Agora me permita fazer algumas perguntas, e lhe trarei as respostas ao final. Portanto, não as leia se ainda estiver pensando na resposta:

1. O copo é real?

2. O copo é sólido?

3. De que forma você sente o copo nas mãos?

 

 

Bem, vamos as respostas:

1. Sem dúvida, tudo o que é percebido faz parte da realidade.

2. O copo tem volume e forma definidos, e seus átomos tem uma ordenação espacial fixa: apesar de ainda se moverem, este movimento é imperceptível aos olhos humanos. Dessa forma, e nesse sentido, o copo é "sólido".

3. Através do sentido do tato, conseguimos perceber a pressão que nossos dedos exercem sobre o copo.
No entanto, é interessante imaginarmos que se, por algum momento, os átomos que estão na ponta de nosos dedos se chocassem com os átomos do vidro que forma o copo, teríamos uma potencial reação de fusão nuclear, tornando a experiência potencialmente letal, não somente para nós, como para todo o planeta...
O que há de realmente "sólido" no vidro do copo (assim como em nossos dedos) são átomos, que em suas "superfícies" são formados por elétrons. Quando elétrons são aproximados uns dos outros, eles se repeleam mutuamente, pois possuem a mesma carga (como dois imãs de mesma carga, por exemplo).
Quando tocamos a matéria "sólida" (o vidro do copo), é a força de repulsão eletrostática (entre os elétrons) que nos transmite a sensação de pressão através das terminações nervosas em nossos dedos (tato). Dessa forma, nada de realmente "sólido", nada que contenha massa, nunca se choca, a não ser nas reações nucleres.
Quando caminhamos sobre o solo do planeta, estamos na verdade flutuando sobre ele. O fato de "acreditarmos" que estamos realmente tocando o solo (seja com os pés descalços ou não) se deve a forma tradicional com a qual entendemos a matéria sólida: o solo, o copo, nossos corpos, um trêm bala, a Lua, etc... É preciso um certo conhecimento da Física para que nosso cérebro se acostume a interpretar o que realmente ocorre quando caminhamos; E mesmo assim, trata-se de uma simulação de nossa imaginação, pois não temos sentidos apurados o suficiente para perceber átomos e elétrons bailando pelo Cosmos à nossa volta.

Nessa nova experiência percebemos que toda matéria é, portanto, intangível. Tudo o que "tocamos" é o vazio entre os elétrons, e sua repulsão eletrostática.

Segundo a teoria da Matéria Escura, a matéria convencional, essa que forma "as coisas ao redor", corresponderia a míseros 4% da matéria do Universo... Portanto, podemos ser perfeitamente materialistas, contanto que percebamos o "quão pequeno" é esse mundo da matéria, e o quanto falta ainda para o homem descobrir, detectar, e desvendar.

Marcadores: , , , , ,