Pular para conteúdo
18.2.09

Introdução a psicografia

Normalmente eu não gosto de postar esse tipo de reportagem de TV, pois fica parecendo que estou apenas tentando fazer "divulgação". Mas nesse caso dessa reportagem sobre psicografia e espiritismo no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga na Rede Globo, acredito que seja válida a postagem devido a algumas reflexões interessantes que podemos retirar dali; seja para céticos, seja para espíritas, seja para não-espíritas porém religiosos.

Além das explicações simples e didáticas sobre a origem da doutrina espírita e da psicografia de acordo com o espiritismo, temos a presença de Divaldo Pereira Franco que, além de dar em vídeo prévio um depoimento interessante sobre como iniciou na mediunidade (que pode ser entendido de várias formas pelos céticos), dá algumas explicações sobre a doutrina. De qualquer forma, o interessante é atentar aos fatos que Ana Maria expõe: que Divaldo ajuda com sua obra social, a Mansão do Caminho, mais de 5 mil pessoas diretamente (ele tem 600 filhos adotivos e 200 netos); que já psicografoiu e publicou mais de 200 livros, alguns traduzidos para até 16 idiomas diversos (toda renda vai para caridade); e finalmente, que já fez mais de 11 mil conferências em 2 mil cidades em todo o Brasil e em 62 países, e continua fazendo mesmo com mais de 80 anos de idade (nesse caso, julguemo-o, céticos ou não, por suas obras, independente de sua crença).

Ainda temos o exemplo de um menino prodígio no piano, que praticamente "naseceu sabendo como toca-lo magistralmente". Dentre outros fatos ocorridos com o menino (como "aprender" a tocar músicas que "ouviu dormindo em um teatro"), Divlado traz a explicação espírita de que se trata de reencarnação (neurologistas como Oliver Sacks, que estudam autistas savants, tem outra opinião, mas o fato é que a ciência não explica por onde vem toda essa genialidade). O fato é que casos parecidos existem aos montes pelo mundo.

Depois temos o depoimento de um pai que perdeu o filho e, através de carta psicografada por Chico Xavier, obteve a certeza de que ele ainda existia consciente em algum lugar. Este pai teve o cuidado de conferir algumas informações na carta, além de nomes de diversos familiares, o cálculo do tempo exato em que esteve vivo na última encarnação (até as horas e minutos), o que nem mesmo o próprio pai havia calculado, mas que se mostrou exato. O último depoimento fica por conta de uma atriz veterana que perdeu 2 de seus filhos e encontrou consolo na doutrina espírita por intermédio do saudoso diretor da Globo, Augusto César Vannucci, que lhe "emprestou" o Ev. Segundo o Espiritismo para leitura. Apesar de ser apenas uma afirmação de crença (o que para os céticos não significa muito), é inegável o quanto seu depoimento emocionou a todos.

Fato é que o espiritismo encontra cada vez mais espaço na mídia, e não apenas no Brasil como em universidades emblemáticas ao redor do mundo. Isso tudo sem pretender "evangelizar" ninguém, sem cobrar dízimos (nada contra, apenas registrando o fato aqui) e doando-se a caridade e a reforma moral como maior objetivo. Cada um julgue o espiritismo conforme sua consciência, porém vale lembrar da frase de Divaldo lá pelo fim da reportagem:

"A mensagem espírita não é uma mensagem ortodoxa. Nós respeitamos todas as religiões e não-religiões. Para nós o importante não é ter uma crença, é ter uma conduta (moral). E nós optamos as vezes por um indivíduo sem religião, mas bom cidadão, do que por um religioso mal-cidadão."

***

Obs: Caso o vídeo acima não carregue, tente abri-lo no próprio site do programa.

Marcadores: , , , , ,

2 comentários:

Anonymous Anônimo disse...

O Espiritismo tem carater de uma Ciencia Positiva, requer estudo sério e compenetrado,para seu melhor entendimento - vide item VIII da Introdução ao LE, da maneira como foi abordado no programa, continuamos sendo ser mais uma religião. Entendo opiniões em contrário, visto que no Brasil o sistema educacional anda assim meio falho. O que se pode esperar então ? Que o povo seja amante dos livros .....só daqui à 2mil anos .....

18/2/09 15:07  
Anonymous Anônimo disse...

raph é sempre um prazer visitar seu blog..como falou o colega acima o espiritismo deveria ser mesmo estudado mais por enquanto suas demonstrações anímicas tem despertado interesse isso é um começo afinal a grande maioria ainda são como dizia o apóstolo paulo crianças em cristo..mais é um começo com certeza..

21/2/09 11:23  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home