Pular para conteúdo
29.5.13

Inquilinos do mundo

Inquilinos do mundo é o mais novo projeto do grupo musical Mawaca. Ele apresenta melodias e ritmos dos povos nômades, refugiados, exilados e ciganos de todo o mundo. São canções da Macedônia, Bulgária, Romênia, Grécia, Espanha, Índia, México, Haiti que ficaram guardadas na memória como verdadeiros relicários sonoros. Abaixo, uma prévia deste CD e DVD que deve estar sendo lançado em breve. A música Jarnana é uma canção tradicional de amor da Albânia:

***

Há mais de uma década tenho a felicidade de conhecer um dos maiores grupos musicais em atividade no mundo; E que é, quem diria, brasileiro...

O Mawaca é um grupo que pesquisa e recria a música das mais diversificadas etnias do globo buscando conexões com a música brasileira. Formado por sete cantoras que interpretam canções em mais de dez línguas (línguas indígenas brasileiras, espanhol, búlgaro, finlandês, japonês, húngaro, swahili, grego, árabe, hebraico, ioruba e português), o Mawaca revela no seu nome a essência do seu trabalho. Segundo a etnia hausa do norte da Nigéria os mawaka (cantores-xamãs) recorrem ao poder mágico da palavra cantada para atrair o poder dos espíritos.

Além das sete cantoras o Mawaca é formado por um grupo instrumental acústico que apresenta uma multiplicidade de timbres; acordeom, violoncello, flauta, violino e sax soprano, baixo, além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembés africanos, berimbau, vibrafone, pandeirões do Maranhão e marimba.

Vejam abaixo mais algumas belíssimas canções retiradas dos últimos trabalhos da banda:

Tango dos Chavicos, uma canção sefardita que está no repertório do DVD "Pra todo canto" e tem arranjo de Magda Pucci e Thomas Howard.

Ciranda Indiana
Este cirandeiro tradicional brasileiro é uma das faixas do DVD "Rupestres Sonoros". Com arranjos de Magda Pucci e base eletrônica de Xuxa Levy, esta música é uma comunhão de coletivos tribais e uma homenagem a cultura indígena.

Cangoma Me Chamou
Este tema dos escravos brasileiros, imortalizada pela cantora Clementina de Jesus, é uma das faixas do DVD "Pra todo Canto".

Soran Bushi
Esta música tradicional dos pescadores de Hokkaido (Japão) faz parte do repertório do DVD "Ikebanas Musicais". Esta faixa tem arranjo musical de Magda Pucci e Cíntia Zanco, e participações especiais de Deborah e Daniella Shimada.

***

Crédito da imagem: Divulgação (Mawaca)

Marcadores: , , ,

2 comentários:

Anonymous Hugo Ouroboros disse...

Mawaca é um dos grupos mais incríveis. Ir a um show é como ser transportado aos mais diversos locais diferentes. Fui em um show no mes passado aqui em Brasília. Sempre que posso, levo algum amigo comigo. Impossível não sair apaixonado.

2/6/13 12:57  
Blogger raph disse...

De fato, a música do Mawaca nos leva a uma bela viagem não somente pelo espaço e pelas diversas culturas do mundo, mas também pelo tempo, principalmente no caso das culturas já quase extintas...

2/6/13 17:30  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home