Um caso sugestivo de crop circle
Primeiramente gostaria de alertar que sou cético em relação a imensa maioria dos crop circles (padrões geométricos [e outros mais exóticos] "impressos" em plantações de fazendas e campos gramados); Como Carl Sagan bem exemplifica em "O Mundo Assombrado pelos Demônios", na maioria esmagadora dos casos pode-se atribuir os crop circles a arte humana, por mais elaborada e simétrica que seja... Isso não impede no entanto que alguns casos continuem driblando a explicação mais cética, como é o caso desses descritos ao longo da palestra de Nassim Haramein sobre a geometria do Cosmos.
Pesa contra a explicação cética, nesse caso em específico, que tenham sido feitos ao lado de um telescópio do SETI, e trazerem - em código binário - uma resposta clara ao material enviado pelo próprio SETI em 1972, ironicamente idealizado pelo mesmo Carl Sagan... vejam o video:
Este site tem um excelente artigo sobre este crop circle em específico, mas está em inglês: The Chilbolton 'Arecibo message' Formation
Nota: Nassim Haramein até hoje não tem trabalhos científicos publicados em sites ou revistas de renome, e suas teorias não são consideradas de forma séria (ao menos até o momento) pela comunidade científica internacional. Isso não quer dizer que seja um charlatão ou uma fraude, apenas um homem com idéias heterodoxas acerca da geometria do Cosmos.
Marcadores: Carl Sagan, crop circles, Nassim Haramein, SETI, ufologia, videos
2 comentários:
O interessante que eu acho nos crop circles é o fato de antes de encontrarem os brincalhões humanos responsáveis pelas artes, ninguém das redondezas se referira a ter ouvido sons de máquinários, de carros, vozes, percebido luzes; nem terem achado pontas de cigarros, palitos de fósforos, pegadas, copos de pláticos, trilhas feitas sobre a plantação para ali chegar, enfim, nada nem qualquer objeto ou sinal que denunciasse ali terem estado pessoas humanas.
Os rapazes foram de extrema, invejável e treinada disciplina com todos os requintes além da imaginação.
Quando vi a reportagem em que um dos assumidos responsáveis demonstrava como fizera os círculos, ri sozinho. Utilizando-se de uma engenhoca de amassar capim, ele a pisava com ambos os pés e mais acima segurava numa peça vertical em T, que se mexia para a frente e para tráz, que fazia a engenhoca dar pequenos saltos que iam achatando a plantação. Com isso, sem ter visão periférica limpa e nítida, desafiando as leis da física, das simetrias e em lances de perfeitas perspectivas, eles conseguiram fazer desenhos perfeitos, simétricos e enigmáticos. E durantes as noites, o que é mais ainda espantoso!
Matutos geniais!
"Matutos geniais!"
Sem dúvida a partir de certa "complexidade" encontrada em um crop circle, a explicação MENOS cética torna-se a que defende que foi arte humana (feita no meio da noite, geralmente)...
No caso específico da "Mensagem de Arecibo", a única possibilidade de ter sido arte humana seria no contexto de um "complô secreto" dos próprios cientistas do telescópio do SETI, pois a área em torno tem segurança militar... Mas nesse caso há que se perguntar se essa explicação não seria mais fantasiosa que a explicação de um contato de inteligência extraterrestre.
Abs
raph
Postar um comentário
Toda reflexão é bem-vinda:
Voltar a Home