Pular para conteúdo
24.12.14

Lançamento: O Livro da Reflexão, vol.1: Amar e perder

As Edições Textos para Reflexão trazem um presente de Natal a todos os fiéis leitores deste blog, assim como a todos que um dia também virão refletir conosco. Afinal, a luz foi criada para ser refletida!

"Textos para Reflexão é um blog que fala sobre filosofia, ciência e espiritualidade. O presente volume é o primeiro de uma série, O Livro da Reflexão, que pretende ser uma coletânea dos melhores textos do blog. Nesta edição pretendo abordar o amor, a morte e a existência, todos eles temas recorrentes em minhas reflexões."

Um livro digital disponível para download gratuito em diversos formatos [1]:

Baixar grátis (ePub) Baixar grátis (mobi) Baixar grátis (pdf) Ver no Scribd (pdf) Baixar grátis (Amazon Kindle) Baixar grátis (Kobo) Comprar versão impressa

Todos os três demais volumes da série já foram lançados:

» Baixar O Livro da Reflexão, vol.2: A roda dos deuses

» Baixar O Livro da Reflexão, vol.3: As lições da ciência

» Baixar O Livro da Reflexão, vol.4: A medida de todas as coisas

***

Fiquei muito feliz de ter conseguido finalizar esta edição pouco antes do Natal. Afinal, por mais que no fundo escreva para organizar minhas próprias ideias, é sempre muito interessante perceber o quanto elas parecem se refletir também na mente dos demais. Somos, enfim, apenas um fio na teia da Vida, e parece ser improvável, senão impossível, falar da própria alma sem tocar, de alguma forma, a alma de todos. Fica este presente em retribuição a tais depoimentos tão generosos, que formam o Epílogo da obra:


Se um dia algum historiador, pesquisador ou estudante for escrever sobre a difusão dos estudos acerca da espiritualidade humana na internet, o site Textos Para Reflexão não apenas não poderá faltar como deverá estar ao lado dos principais nomes deste campo, como o Saindo da Matrix e o Teoria da Conspiração. Conheci o blog do Raph anos atrás, e a variedade de projetos bem sucedidos que temos testemunhado ao longo deste tempo é prova da excelência deste. Deste modo, Textos Para Reflexão fala não apenas sobre filosofia, ciência e espiritualidade. Textos Para Reflexão é um site que reflete nossa própria condição humana em busca do conhecimento e, mais importante ainda, da reflexão, atividade filosófica tão saudável para a “alma”.

Igor Teo


Olá, me chamam Felipe,
Sou leitor do blog Textos Para Reflexão já fazem mais de 3 anos. Neste período me deparei com inúmeras questões que me afligiam e buscava uma resposta em algum texto do Rafael, sempre achava algo que me transportava pra dentro em um encontro comigo mesmo. Esse encontro se intensificou com o livro Ad infinitum, como uma chama queimando vivamente. Sou grato pelo conhecimento e alento compartilhado. Parabenizo por todas as conquistas, a editora, o sucesso dos textos, da parceria com o Tio Del Debbio e mais este novo farol em forma de livro.
Com gratidão e carinho,

Felipe Pereira de Lima Castro


Parabéns pelos 8 anos de Textos para Reflexão, até esqueci quando comecei a ler. Parte do meu lado buscador que anda por terras desconhecidas e por desertos nunca vistos me fez chegar aos seus textos, diversas vezes e a cada passo; deixei de buscar várias vezes e sempre me “reencontrei” aqui.
Obrigado!

Samuel Otemi


Na vastidão do mundo virtual encontramos um pouco de tudo, para nossa sorte. Assim, garimpando, podemos encontrar preciosíssimos diamantes no meio da imensidão de informações vazias e da futilidade que tanto assola nosso cotidiano. Para quem quer fugir de assuntos como o último escândalo de um “ex-BBB” ou do vestido usado por uma celebridade de Hollywood naquela festa badalada, Textos para Reflexão se apresenta como uma excelente companhia. Consegue retratar da filosofia dos Pré-Socráticos aos pensadores da internet, com textos leves, porém profundos e com nuances poéticos, quando não nos embebeda com pura poesia.
Parabéns pelos oito anos do blog! Sucesso, você merece!
Abraços,

Alex Sander


Um dia, quando eu era uma pessoa curiosa, buscando aqui e ali satisfazer a necessidade de solucionar uma dúvida atrás da outra, encontrei os textos de um poeta que fala sobre tudo e, sobretudo, com amor ao conhecimento... Era a inspiração que eu precisava para me desenvolver pessoalmente e continuar minha jornada.

Jakeline Santana


O Raph tem uma forma peculiar de levar os leitores a reflexão. Quando trata temas polêmicos, consegue fazer sem gerar conflitos. O que escreve traz os traços de grandes autores. Para ele não existe um tema que não deva ser tratado, desde que traga algo construtivo. Ele irá abordar de espiritualidade à política, de sociedade ao erotismo. Sempre alcançando uma abordagem leve e casual. Os artigos do Textos para Reflexão são, por isso mesmo, momentos de reflexão.

Gabriel Fernandes Bonfim


O Textos para Reflexão é uma joia da “filosofia espiritualista”. Em um meio de estudos dominado pela dicotomia entre textos sisudos – para escolhidos – e delírios utópicos e ufanistas, que abdicam da razão, o Textos emerge como um oásis: abre um espaço em nossa consciência onde a poesia dança de mãos dadas com o amor e a razão, nos levando a uma experiência transcendental, daquelas que só os poetas conseguem provocar com palavras.
É com carinho que expresso a gratidão a Rafael Arrais por nos propiciar uma experiência de reflexão, que nos aproxima da nossa essência mais bela. Obrigado por saciar a nossa sede da alma com palavras que descem como se bebêssemos um belo vinho na companhia de um bom amigo. Fraterno abraço!
Atenciosamente,

Élder Bernardi


Hoje (1:15), enquanto estava perto da janela da cozinha, percebi que o céu estava aberto e claro. Fui lá fora e fiquei boquiaberto: uma das melhores visões noturnas do céu que eu já tive! Ou talvez a melhor. A lua cheia (e sua aura púrpura) estava diluída entre nuvens perfeitamente distribuídas e ordenadas pelos ventos (que cobriam o céu, mas deixando espaço aberto, sem saturá-lo), seu brilho iluminava as reações e o movimento do vapor nos céus. A melhor parte foi quando as nuvens foram se abrindo em volta da lua, como se esta ordenasse que lhe dessem espaço. Eu vi um olho, enorme e brilhante, onipotente, onipresente, olhando tudo ao redor e me dando um recado: estou de olho em você.
Percebi que só vou conseguir responder algumas perguntas e vencer certos conflitos quando meus olhos estiverem realmente abertos. A aura roxa que eu vejo em volta da lua deu ao “olho” celeste um aspecto de chacra, de terceiro olho.
Eu já procurei tentar encontrar paz, calma e equilíbrio com a natureza durante o dia; mas isso vem naturalmente durante a noite. Muito naturalmente. É espontâneo. Infelizmente, meu estilo de vida não me faz aproveitar tudo isso, mas, a cada dia que passa, caminho mais afundo entre o corredor que me levará até a compreensão. E isso tudo vai ser, em grande parte, durante a noite.
E é assim que eu funciono: noturno, em silêncio.
Ainda tenho dúvidas se o borrão roxo em torno da lua é defeito na visão ou alguma coisa diferente, mas a mensagem que isso passa é certeira e cai como uma luva. Então pra que questionar se tudo se encaixa e funciona?
Essa visão me deu um engate emocional que falta durante meus dias, eu me sinto bloqueado, parado, procurando sempre soluções práticas e mecânicas para conflitos e desejos mundanos. Mas o sentimento de uno, de transcendência, é raro e especial, por enquanto. Espero atingir esse nível de consciência com mais facilidade através da meditação; por agora, a meditação serve para esvaziar minha mente, então o céu noturno é uma chave ótima para despertar.
Eu falei sobre mim nesse depoimento porque o Textos para Reflexão fala exatamente sobre isso: todas as coisas que estão dentro de nós. Parte da serenidade e compreensão que eu tenho hoje se deve aos textos lidos no blog. Meus anseios e desejos pelos mistérios da vida são nutridos por seus parágrafos. Não pare de escrever, por favor! (risos)

Eduardo Henrique


***

[1] Se você está num Desktop ou Laptop, pode ler diretamente a versão ePub do seu Google Chrome, bastando para tal instalar o add-on Readium. Veja na imagem abaixo um exemplo do ePub aberto no Readium:

Marcadores: , , , , ,

4 comentários:

Anonymous Jô Oliveira disse...

Rafael você é o próprio texto escrito lindamente e elegantemente enviado como presente nesse dia de Natal.
Grata por sua vida, sua presença e espírito em nossa caminhada.
Deus te abençoe todo dia, toda hora,
todos os segundos...e sempre.!
Abraço com carinho.
Namaste

25/12/14 22:18  
Blogger raph disse...

Muito obrigado Jô, boa leitura!

Namastê :)

26/12/14 11:27  
Anonymous Eduardo disse...

Parabéns pela publicação do livro e pela caminhada até aqui :)

27/12/14 16:37  
Blogger Kalldas disse...

Um texto excelente para suprir caso o e preencher a alma em estado de atritos com os obstáculos do dia a dia.

5/1/21 08:58  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home