Pular para conteúdo
17.1.16

O Tarot da Reflexão

Muito já foi dito e especulado acerca do Tarot. Eu não estou aqui para teorizar acerca dele, mas para falar sobre o que senti em meu coração quanto descobri o que as suas cartas eram de verdade: lá dentro, o Tarot me pareceu como uma história em quadrinhos muito antiga e elaborada, que vem sendo contada e recontada há séculos... Sobre o que ela fala? Sobre nós.

São 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores que, juntos, formam uma jornada eterna, um caminho que temos encenado e reencenado em nossa mente, em nossa alma, desde a luz primordial até a materialização final. Afinal, não se enganem: Toda a arte humana surgiu de uma alma humana.

E foi pensando nisso, em como a luz foi criada para ser refletida, que eu decidi embarcar nesta aventura com o meu amigo e ilustrador, Roe Mesquita, que desde o início tem dado o sangue para tornar imagem – belíssimas imagens cheias de cor e de vida – o que antes era pura intuição, pura brisa etérea chegando sabe-se lá de que canto do universo em meu coração.

Este é o Tarot da Reflexão, e a nossa história se inicia no alto de um penhasco ensolarado e cheio de Ar. Daqui para frente, como um trovão, desceremos Árvore abaixo... Boa viagem!


Rafael Arrais é autor do blog Textos para Reflexão e receptor do livro 49 noites antes da Colheita, com poemas sobre a Kabbalah e o Sefirat ha Ômer.

Roe Mesquita é artista profissional e ilustrador do cardgame Pequenas Igrejas Grandes Negócios, uma crítica bem humorada ao charlatanismo espiritual.

Então sou louco,
e quando vejo a vida passar
percebo que tudo que vejo
é sagrado;
e tudo que ainda não vejo,
mas dia virá que verei,
é apenas a saudade que sinto
de tudo de sagrado...
tudo isso que ainda não amei.

Então sou louco,
e quando vejo formigas a marchar,
andorinhas a voar,
e homens ignorantes a se exterminar,
percebo que tudo segue a lei;
nascer e morrer,
renascer e, lentamente, compreender:
a lei é a vontade,
o amor é a lei...
e devemos tão somente amar-nos
na idade em que nos é dado escolher.

Então sou louco,
se me lembro de quem fui,
se percebo de relance
quem sou: mais uma partícula de poeira
a girar no turbilhão universal;
então compreendo o longo caminho
que eu mesmo tracei para mim:
vejo mundos, vejo a força que os conduz
pelo Cosmos sem fim...

Então sou louco,
e minha loucura é feita de luz.

raph’09


***

» Vejam as demais cartas deste Tarot: O Mago; A Sacerdorisa; A Imperatriz; O Imperador; O Hierofante; Os Amantes

» Acessem também O Tarot da Reflexão Online, e façam consultas direto do navegador (é grátis!)

***

O Tarot da Reflexão é um projeto em andamento. Se um dia for publicado, vocês serão avisados!

Sintam-se a vontade para comentar e nos dizer como vocês interpretam os símbolos da carta acima...

Marcadores: , , , , , ,

7 comentários:

Blogger Unknown disse...

Gostei muito e espero ter maiores informações !

20/10/16 13:33  
Blogger raph disse...

Obrigado Elaine. Na medida em que as cartas forem ficando prontas, teremos novos links para elas ali acima neste post, em "Vejam as demais cartas deste Tarot". Abs!

20/10/16 15:12  
Blogger Alleyn disse...

Já desejo a compra. O trabalho de vocês é iluminado!

12/2/17 13:14  
Blogger Dnvd-1 disse...

Esse texto é do poeta Rumi. Deveria colocar o nome dele no lugar de raph’09

24/3/21 22:14  
Blogger raph disse...

Não é não, é um poema original meu, inclusive na época eu ainda não conhecia Rumi.

24/3/21 22:40  
Anonymous Anônimo disse...

Esse poema é Rumi sim, vc pode até até conhecer Rumi mas tem Internet em casa, então pesquise para não passar vergonha afirmando ser seu. Plágio é crime

12/4/23 09:06  
Blogger raph disse...

Amigo, eu escrevi esse poema em 2009, mas em 2013 publiquei um livro, chamado "Rumi - A dança da alma", onde eu mesmo selecionei e traduzi poemas de Rumi, comentando abaixo deles. Num dos comentários, inseri este poema de minha autoria, então muitos creem ser de Rumi. Ou seja, quem originalmente tornou esse poema conhecido fui eu mesmo, ao utilizá-lo para comentar Rumi. Mas, se vc acha que é de Rumi, então me presta um imenso elogio, ao que lhe agradeço!

12/4/23 14:01  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home