Pular para conteúdo
7.11.14

Entre a esquerda e a direita

Com as manifestações de Junho de 2013, até hoje longe de terem sido compreendidas mesmo pelos mais proeminentes analistas políticos, tive a esperança de que o debate político tivesse uma nova “primavera” no Brasil, já que contamos com muitos jovens que mal viveram a época da Ditadura Militar, e talvez nunca tenham se dado conta do quão importante é um engajamento político genuíno – ainda que seja somente para arejar as ideias.

Por alguns meses, acreditei piamente que a Reforma Política voltaria ao centro do debate, e que o sistema de financiamento das eleições, que hoje são caríssimas, fosse discutido exaustivamente. Mas veio o segundo turno das eleições presidenciais deste ano como uma pá de cal em qualquer sonho que eu pudesse nutrir de um debate político mais construtivo e menos “desconstrutivo” (para usar um termo em voga entre os marqueteiros).

Foi então que me veio a mente a ideia de trazer de volta um formato de “debate” que utilizei aqui no Textos para Reflexão há alguns anos, quando convidei um ocultista (Marcelo Del Debbio) e um cético (Kentaro Mori) para falarem sobre espiritualidade e ciência. Desta feita, é claro, a minha ideia foi chamar dois debatedores para falar de Política – cada um representando um dos seus espectros ideológicos.

Nesta série, portanto, enviarei perguntas para que ambos os convidados respondam, sem que saibam previamente da resposta um do outro. Espero, com isso, poder demonstrar que o embate de ideias é não somente saudável, como extremamente necessário para a boa Política. Afinal, a política comprada pelos grandes corruptores não tem mais quase espaço para qualquer tipo de ideologia – é o que eu costumo chamar de Grande Negócio Eleitoral. E, também vale lembrar, o objetivo final do embate de ideias não é “exterminar” a opinião contrária – isto sim, seria uma Ditadura, quando alguém se presta a governar sem dar chance da oposição se manifestar.

Aqui ambos os convidados terão pleno espaço para a manifestação e, quem sabe até, algumas conclusões em comum. Bem, faltou somente apresentá-los:


Alfredo Carvalho é engenheiro civil e servidor público federal, com atuação em diversos empreendimentos de infraestrutura do país. Paralelamente, dedica-se ao estudo autodidata de temas em filosofia, religião, esoterismo e política, e é editor dos recém-criados Blog do Alfredo Carvalho e Editora Alta Cultura.

Igor Teo escreve para internet abordando temas como psicologia, espiritualismo e questões sociais. Academicamente, tem atuado tanto em pesquisa na área historiográfica, como em atendimento psicoterapêutico de orientação psicanalítica. É autor dos livros A terapêutica da palavra e Conhecendo a Psicanálise, publicados nas Edições Textos para Reflexão.

***

Antes de prosseguir, gostaria de deixar claro que não pretendo comentar nenhuma resposta da série, ao menos até o seu final (teremos 6 perguntas no total)... Depois pretendo publicar diversos artigos onde comentarei as respostas como um todo.

Vocês, no entanto, não têm porque se abster de comentar, e pensar, e divulgar. O debate político da vizinhança agradece!


Perguntas respondidas (6 de 6)
» O que são, afinal, a direita e a esquerda?
» Como trazer as ideologias de volta a política?
» Qual é a reforma fiscal ideal?
» Como blindar a democracia dos projetos de poder?
» É viável tornar o capitalismo sustentável?
» A quem interessa a polarização entre PT e PSDB?


Comentários gerais*
» Os comentários (parte 1)
» Os comentários (parte 2)
» Os comentários (parte 3)
» Os comentários (parte 4)
» Os comentários (parte 5)
» Os comentários (parte final)

(*) Obs.: Meus comentários não se referem a perguntas específicas da série, mas tratam de falar de todos os assuntos abordados, como um todo.


***

» Baixe esta série inteira em formato e-book

» Veja também a série Reflexões Políticas

Crédito da foto [topo]: André Coelho/Agência O Globo (Manifestações de Junho de 2013, na capital do país)

Marcadores: , , , , , ,

7 comentários:

Anonymous Rogério disse...

Raph, pela minha percepção este movimento (Igual ao de Junho/Julho) vem ocorrendo no mundo inteiro. As pessoas começaram a entender que o chamado capitalismo/democracia não mais satisfazem as suas expectativas (bem estar / paz) e estes valores estão começando a ruir. Tudo começou com o movimento OCCUPY WST que é um movimento apartidário (http://pt.wikipedia.org/wiki/Occupy_Wall_Street) - Nesta onda se aprovietaram do movimento o chamado TEA PARTY (Fascista transvestido de Neoliberal - Conservadores / Usados pela mídia)
que vem acusando os OCCUPYs de serem Socialistas, quando na verdade eles lutam por uma democracia não controlada pelo dinheiro. E é o mesmo que vem ocorrendo no Brasil (Gerando esta polarização que apenas serve a interesses escusos)

*Inclusive o candidato do TEA PARTY esteve recentemente no Brasil e deu palestras na FECOMERCIO e no programa do DANILO GENTILI:

Entrevista - http://www.youtube.com/watch?v=QFO_Bg0QVK4
Ron Paul na FECOMERCIO - https://www.youtube.com/watch?v=FUVsD14_krk

Não gosto do (Ideias) Olavo, mas vá lá: Ron Paul é agente dos Rockefellers?
https://www.youtube.com/watch?v=3LfCEAduEVo


Gráfico:
http://images1.dailykos.com/i/user/123/Tea_party_vs_occupy.jpg

7/11/14 12:19  
Anonymous Anônimo disse...

Excelente ideia. Espero que seja construtivo aos leitores.

Lembre-se, autor do blog, que a qualidade do debate também dependerá de suas perguntas!


Abraço

7/11/14 13:20  
Blogger raph disse...

Com certeza!

Mas podem usar o outro debate entre o Marcelo Del Debbio e o Kentaro Mori como base de comparação... Podem esperar por perguntas profundas, que certamente não terão respostas fáceis, e exatamente por isso eu só me senti a vontade para realizar esta série na companhia destes dois convidados :)

Abs
raph

7/11/14 13:58  
Blogger Rato Saltador disse...

Raph, penso que a escolha dos debatedores, semelhante à série Kentaro/MDD, foi devido à visões opostas que os dois tem sobre política, não é isso? No entanto, não está claro na descrição dos perfis dos dois quais são as preferências políticas de cada um.

Acredito que valeria muito a pena explicitar. Bem, uma sugestão...

De todo modo, parabéns pela iniciativa e sucesso!

abs!

9/11/14 11:10  
Blogger raph disse...

Oi Saltador,

Não explicar as posições de cada um deles foi proposital :)

Mas creio que a partir das respostas a primeira pergunta já deve ficar clara a posição de cada um...

Um dos motivos de eu não os ter "rotulado" como "esquerda" ou "direita" tem a ver com o próprio objetivo da série, e já será algo abordado na primeira pergunta.

Abs!
raph

9/11/14 20:54  
Blogger Rato Saltador disse...

Ah, beleza. Massa!

Boto fé, é uma boa pra quebrar estereótipos mesmo.

Abs!

9/11/14 23:34  
Blogger adalberto fontes disse...

Levou anos para entender a forma que a politica realmente coloca os seus propósitos a integração do povo no governo será sempre frustrada poucos lutam muitos desistem esse é o mal da política nunca foi em benefício do povo as vezes um calaboca no povo dando os direitos dele. (se tiver algo errado perdoe o comentário )

19/5/17 04:29  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home