Pular para conteúdo
2.5.12

Ateísmo 2.0: Alain de Botton fala no TED

Em "Religião para ateus", um livro provocativo (e muito corajoso), o filósofo suiço Alain de Botton, que se declara ateu, defende que à sociedade secular têm muito o quê aprender com os aspectos positivos das grandes instituições religiosas. Aspectos esses que podem muito bem sobreviver mesmo quando Deus é deixado de lado. Nesta palestra memorável no TED, ele nos traz um breve e espirituoso resumo sobre as ideias que relata em seu livro:

***

» Veja mais posts sobre Alain de Botton em nosso blog (incluindo alguns trechos do livro)

Marcadores: , , , , ,

2 comentários:

Blogger Ronaud Pereira disse...

Eu li esse livro por sua sugestão (e pela sorte de tê-lo encontrado na livraria rs) e achei a mensagem do autor de uma inteligência sem igual. Enquanto ateus "1.0" ficam discutindo questões de lógica com os crentes, de Botton foi além (muito além) e mostrou que "ser inteligente" e questionar a crença alheia é fácil, difícil mesmo é "ser humano", expressando e manifestando toda a carga de interesse no bem alheio que o termo "humano" traz consigo.

2/5/12 17:52  
Blogger raph disse...

É exatamente o que ele diz logo no início da palestra, algo como: "Descartar a religião e os religiosos como crentes de contos de fadas é muito, muito fácil, e não dá conta da real complexidade da religiosidade".

Mas que bom que gostou do livro... Viram pessoal, minhas indicações são "quentes", hehe :)

Abs!
raph

2/5/12 18:01  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home