Pular para conteúdo
5.7.13

O canto de Clara

Há pouco mais de 30 anos nos deixava Clara Nunes, uma das maiores cantoras e intérpretes de canções da história da música popular brasileira. Pesquisadora de música e folclore de povos antigos, particularmente africanos, viajou boa parte do mundo representando o país, e também foi a primeira cantora a vender mais de 100 mil cópias de discos, derrubando um tabu da época de que mulheres não podiam alcançar tal marca.

Clara se declarava abertamente espírita e umbandista, e não tinha o menor temor em dizer que muitas das composições que escolhia interpretar eram claramente associadas a espiritualidade. Clara não viveu somente numa época onde a música brasileira ainda era genuinamente popular, mas também numa época em que, apesar dos pesares, o canto dos povos antigos das Américas e da África ainda podiam ser escutados nos horários nobres da TV, ecoando como um soluçar de dor...

Os vídeos abaixo foram escolhidos com a alma:

Ijexá (encerrando o Fantástico da Rede Globo)

Canto das três raças

***

Crédito da imagem: Google Image Search/Divulgação

Marcadores: , , , ,

3 comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Adoro a energia emanada por esta mulher... mesmo não estando viva, há uma forte energia que ecoa nas gravações de sua voz e nas imagens de seus vídeos que sempre me joga para cima! :)

7/7/13 09:50  
Blogger Rato Saltador disse...

Poderosa!

8/7/13 08:42  
Blogger raph disse...

A Arte dos artistas da Alma é imortal :)

8/7/13 09:46  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home