Pular para conteúdo
17.12.08

Arte, Magia e Moore

Alan Moore é um dos responsáveis pelos quadrinhos americanos terem se "elevado" a um patamar onde são realmente considerados como arte pela maior parte do público. Os estúdios de Hollywood deveriam enviar a ele parte de sua renda com filmes de super-heróis todo ano, muito embora ele provavelmente se recusaria a receber, como se recusou a ter seu nome nos créditos de filmes baseados em suas obras-primas, como "V de Vingança" e "Watchmen" (e obviamente não recebeu nada por eles).

O interessante é que o Alan Moore real é muito, mas muito mas estranho e enigmático do que qualquer um de seus personagens. Por exemplo, ele se declara um mago, e pela forma como define a relação da Magia com a Arte, não poderemos dizer que não tem razão...

"A Arte é, como a Magia, a ciência de se manipular símbolos, palavras ou imagens para se alcançar estados alterados de consciência."
Alan Moore

***

Esse vídeo é parte do documentário "The Mindscape of Alan Moore", que pode ser visto na íntegra abaixo, com legendas em português (tradução por Patrick Berlinck):

Vale a pena vê-lo inteiro, mas é somente lá pela metade final que ele fala especificamente de ocultismo e magia.

Marcadores: , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home