Pular para conteúdo
5.7.11

O acordo anônimo

Texto de fonte anônima. Os comentários ao final são meus.

Anonymous (anônimo), primeiramente, foi um conceito, uma brincadeira de usuários de um canal de chat a um tempo atrás, como uma sátira da natureza desregrada e caótica que é a internet.

Anonymous "não perdoa, não esquece". Essa frase é uma lembrança, a todo e cada anônimo sobre liberdade. Não se perdoa nem se esquece qualquer ato de censura, seja qual for. Quando há a tentativa de censura por um meio de informação, Anonymous assegura que essa informação seja espalhada para nunca ser esquecida ou perdoada. O "efeito Streisand" (Barbara Streisand uma vez reclamou que sua casa era visível no Google Maps. Ninguém ligava até ela reclamar, e agora todos sabem onde ela mora).

Anonymous são todos e ninguém. É aquele cara descendo a rua, o motorista do ônibus, o carteiro.

Mesmo Anonymous tendo vindo de uma brincadeira, uma sátira, não significa que tudo que fazemos como "anônimos" é infantil. Nosso trabalho, por muitas vezes é sério. A internet é séria. Sempre que a liberdade da internet é ameaçada, vem de nós a resistência sobre essa ameaça. Porque a internet é nosso lar, nossa casa.

Se nós conseguirmos desenvolver uma comunidade que pense como um todo e se denomine "anônima", então é necessário que se entenda o que Anonymous realmente significa. Porque, toda nossa cultura e filosofia, todos nossos atos, vem de um único ponto de concordância. A Anonymous só existe verdadeiramente na inteligência coletiva daqueles que suportam essa ideia. É uma regra rápida e complexa. Anonymous só existe na "colméia" e só pode ser compreendia no plural, por aqueles que são anônimos.

Quando você está no Anonymous, você é uma colméia de pessoas sem nome e sem rosto. Você não pode ser singularizado, dividido ou atacado por suas ações, pois quando se ataca um, se ataca todos.

Quando anônimos não tem uma causa, eles são uma horda de gatos, porém, quando tem, eles são tão perigosos quanto vespas raivosas. Anonymous é uma irmandade, que se conhece e se cuida.

Eu vejo uma comunidade de seres inteligentes, construtivos e ativistas. Anonymous sabe quando ser séria e quando se divertir. Ativiade hacker para manter a internet livre e mudar o mundo, e piadas para manter a diversão.

Nós nivelamos o campo de batalha fazendo a informação livre, e ao mesmo tempo fazemos pela diversão.

Esse é o acordo anônimo.

***

Comentários: Antes que me perguntem, eu não faço parte do Anonymous, até mesmo porque ninguém que se identifique poderia fazer parte do Anonymous. Porém, me pareceu relevante publicar isso aqui, como uma demonstração de que "o novo sempre vem"... A internet sempre me pareceu algo muito promissor, e parece que somente nos dias atuais, com as revoluções árabes e suas consequencias, estamos nos dando conta de sua real capacidade revolucionária. Que seja um revolução de esperança, um "iluminismo online", e não mais uma "revolução que nada muda". Que meu país, e todos os países, acordem num céu de liberdade.

***

Crédito da imagem: anônimo.

Marcadores: , , , , ,

2 comentários:

Anonymous Anônimo disse...

ELE VAI AGONIZAR DE SAUDADES

senhor Anjo de Luz,desejo que nesse momento (JHPS) esteja pensando em mim (ELMA) que nesse momento o
corpo de (JHPS) e sua mente só pense em mim (ELMA) que (JHPS) pense nos momentos que passamos juntos, e fique triste por estar longe de mim (ELMA) que (JHPS) sinta por mim uma louca paixão,amor,ternura e um grande desejo e ciumes por mim (ELMA) que (JHPS) sinta necessidade de estar junto de mim,que sinta uma grande necessidade de falar comigo que me ligue se declarando e perguntando se estou bem e pedindo paRa ficar comigo,me chamando para perto dele.Que (JHPS) ligue no celular para mim assim que publicar esta oração.Assim seja,assim será. Em 10 minutos após publicar essa oração a pessoa vai se comunicar com você

10/9/16 13:29  
Blogger Unknown disse...

Tenho procurado quem queira falar de liberdade. Essa tem sido a minha saga, na internet ou na rua. Tenho buscado anônimos. Só anônimos podem ser felizes e livres, porque só um anônimo é capaz de abrir mão da própria identidade por algo de maior valor.
Encontrei este blog e este texto falando de algo parecido. Digo que é parecido porque, embora haja os termos que eu usei aqui (anônimo e liberdade), não estou seguro de que é realmente disso que trata o texto, porque parece haver aí um movimento desejoso, um propósito, uma missão, e quem tem missões não tem tempo pra ser livre.
Queria conversar com pessoas livres, ou com pessoas que se interessem por isso.

31/1/17 11:01  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home