Pular para conteúdo
4.10.11

Irmão sol, irmã lua

Irmão sol
Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, foi um frade católico da Itália. Depois de uma juventude irrequieta e boêmia, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo estavam mais ligados aos mosteiros rurais, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos. Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosofia da Renascença.

Irmã lua
No Domingo de Ramos de 1212, uma nobre senhora, chamada Clara de Favarone (hoje conhecida por Santa Clara ou Clara de Assis), foi procurar Francisco para abraçar a vida de pobreza. Alguns dias depois, Inês, sua irmã, segue-lhe o caminho. Surge a Fraternidade das Pobres Damas, uma das três ordens ligadas a São Francisco.

Influência sufi
A atmosfera e organização da Ordem franciscana é mais parecida com os Dervixes (Ordem sufi) que qualquer outra coisa. Além dos contos sobre Francisco serem muito parecidos com os dos professores sufis, todos os tipos de pontos coincidem. Como os sufis, os franciscanos não se preocupam com sua salvação pessoal (considerado uma vaidade). Francisco iniciava suas pregações com a frase “Que a paz de Deus esteja com você”, que ele disse ter recebido de Deus, mas que era (obviamente) uma saudação árabe. Até a roupa, com seu capote coberto e mangas largas, é a mesma dos dervixes de Marrocos e da Espanha, por onde Francisco se aventurou em 1212, plena época das cruzadas, dedicando-se a tentar converter os Sarracenos pela não-violência. O próprio nome da Ordem, “Fraternidade dos Irmãos Menores”, pressupõe haver os Irmãos maiores, e os únicos com esse nome na época eram os “Grandes Irmãos”, uma Ordem sufi fundada por Najmuddin Kubra, “o Grande”. As conexões impressionam. Uma das maiores características deste grande sufi era sua misteriosa influência sobre os animais; Desenhos o mostram cercado de pássaros; Ele amansou um cachorro feroz apenas olhando para ele (exatamente como Francisco fez com um lobo). Todas essas histórias eram conhecidas no ocidente 60 anos antes de Fracisco nascer.

» Saiba mais sobre a história de São Franciso de Assis e de sua relação com o Sufismo na coluna do TdC: Saindo da Matrix (de onde o parágrafo acima foi retirado)

Irmão sol, irmã lua - o filme
Veja abaixo um belo trecho da obra-prima cinematográfica de Franco Zeffirelli, lançada em 1972 ("Brother sun, sister moon" no original). E que Deus abençoe o irmão sol e a irmã lua, alguns dos santos que foram verdadeiramente santos:

A música se canta assim...

Se você quiser ver seu sonho se realizar
não tenha pressa, vá devagar
faça poucas coisas, mas faça-as bem
o que vem do coração cresce puro
se quiser viver livre
não tenha pressa, vá devagar
faça poucas coisas, mas faça-as bem
o que vem do coração cresce puro
dia após dia
pedra sobre pedra
construa seu segredo devagar
dia após dia
você também crescerá
e conhecerá a glória celeste

***

Crédito da foto: Divulgação ("Brother sun, sister moon")

Marcadores: , , , , , ,

3 comentários:

Blogger Fabio Almeida disse...

Linda a letra da música, uma bela conduta de vida descrita em apenas uma canção. Resume, mesmo que de forma simples, a mensagem que livros inteiros tentam passar.

Abraços,
Fabio

7/10/11 19:39  
Blogger raph disse...

O filme é todo ele assim musical, é maravilhoso :)

Abs!
raph

7/10/11 22:04  
Blogger Unknown disse...

Queria saber se nesse filme diz a frase ...É tanto o bem que espero Que o amargo me é doce ...ou quem disse ?

5/9/21 16:01  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home