Pular para conteúdo
14.10.12

Conversa Alheia: Comentário sobre hermetismo

No Conversa Alheia gravado esta semana (e que será publicado, após a edição, na próxima), fiz um comentário me referindo ao Hermetismo e ao Heliocentrismo, totalmente inspirado pelos artigos que havia acabado de traduzir e publicar no blog (O dia em que a Terra parou). Agradecendo ao Igor Teo (do blog Artigo 19) pela edição, aqui vai ele:

Em [0:54], está cortado pela edição, mas eu estava falando sobre Cosimo de Medici, grande patrono das artes na época do Renascimento, que mandou que um de seus tradutores interrompesse a tradução da obra de Platão (do grego para o latim) para se focar exclusivamente no Corpus Hermeticum, que havia recentemente sido "encontrado" na Arábia por um de seus "agentes". Maiores detalhes nos artigos citados acima.

Marcadores: , , ,

2 comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Muito legal a série. Considerando que Aristarco de Samos já havia proposto o sistema heliocentrico há quase 300 a.c. e que Eratóstenes já sabia, mais ou menos na mesma época, não só que a terra era redonda, quanto até o tamanho de sua circunferencia, tivemos um grande retrocesso por um bom tempo. Não é a toa que esses pensadores gregos tiveram um pé em Alexandria, sendo Erastotenes o responsável pela biblioteca de Alexandria em sua época, bem como da educação dos príncipes ptolomaicos... Por volta de 1600, a sociedade ocidental se volta para um conhecimento de 300 a.c. (talvez mais, já que Eratóstenes usava textos herméticos como base e até escreveu um poema meio místico intitulado "Hermes")como uma grande novidade e com total perseguição... parece ser a sina humana: evolui de um lado, involui do outro, até ajustar o passo... Agora mesmo vivemos um avanço estupendo em alguns pontos e retrocessos complicados em outros, como a violencia urbana e a volta da religião como um dos temas centrais nas disputas políticas... Desculpe. Era para eu estar me policiando mais em relação aos meus sentimentos negativos, como me prometi. Difícil pacas, vendo como as coisas estão e toda a história complicada de nossa raça... Bem, só quis mostrar que o buraco é bem mais embaixo que o renascentismo, até mesmo mais antigo que Aristarco de Samos e Eratóstenes...

14/10/12 21:17  
Blogger raph disse...

Pois é, a lição que fica é que a própria ciência não começou no século que geralmente é ensinado no colégio, mas muitos séculos antes... Abs.

15/10/12 08:03  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home