Pular para conteúdo
21.12.11

Citações (2)

Algumas citações minhas e de outros autores. Elas geralmente já terão aparecido anteriormente na página do Textos para Reflexão no Facebook...


O grande paradoxo da ciência moderna é ter reconhecido a existência da consciência, para então tentar reduzi-la a um mero tilintar algo aleatório de partículas dentro do cérebro. Claro que também somos máquinas, mas máquinas pilotadas por processos de consciência que vem se desenvolvendo desde as espécies ditas “irracionais”. Não existe máquina burra: existe programador burro. Nós não nos limtamos em apenas computar informações: nós interpretamos. E, as vezes, usamos também máquinas não cerebrais para auxiliar na computação.

Identificar processos de pensamento com medições da atividade elétrica neuronal é o mesmo que observar a eletricidade passar pelos fios nos postes de rua: da Usina do Pensamento, ninguém sabe ao certo onde fica, ou do que é formada. Pode ser que tudo seja explicado pelos 4% da matéria já detectada no universo, mas tudo indica que não: o Problema Difícil da Consciência, saber o que é exatamente a “vermelhidão” do vermelho, pode se delongar por ainda muito tempo…

***

Considerando que muitos debates giram em torno do embate entre o materialismo (incluindo a afirmativa que apenas o cérebro gera a consciência) e o dualismo (incluindo a afirmativa de que existe a dualidade mente-corpo), acredito que vale a pena destacar que nenhuma das duas teorias conceituais está comprovada, e nem temos alguma noção se estarão nas próximas décadas, ainda que a ciência tenha avançado a passos largos ultimamente...
Portanto, seria de se recomendar que os debatedores se atenham a lógica de suas afirmações, e não no argumento de "está provado ou não está", pois isso nesse caso é irrelevante visto que nenhuma delas está...
Também vale lembrar que o materialismo, por incrível que pareça, não é oposto ao espiritualismo. Existem religiosos espiritualistas que são inclusive ateus ou agnósticos, como certos budistas, e há muitos espiritualistas que dizem que o espírito "é formado por algum tipo de matéria ainda desconhecida".
Dito isso, me parece que também é bastante óbvio que a maioria dos cientistas é materialista ou, no mínimo, detém uma posição agnóstica em relação a este debate materialismo vs. dualismo.
A ciência em si, entretanto, não é nem materialista nem dualista nem espiritualista. A ciência é a ciência - o conhecimento da natureza e do mecanismo de sua realidade detectável.

(Da época em que eu mediava debates entre espiritualistas e céticos em comunidades do Orkut)

***

Os mitos não existem, no sentido de serem símbolos criados a partir da interação humana com a vasta natureza a sua volta. Mas, por outro lado, eles existem eternamente, já que parecem ser a única forma que encontramos para falar sobre aquilo que não pode ser descrito por mera linguagem... Apenas é sentido, apenas existe: a inefável natureza da Natureza.

***

Se existir um Rei Diabo mestre de todo mal, bastará mandar nossos melhores evangelizadores para convertê-lo, e o mal sumirá de todo o mundo... Ah, se fosse assim tão fácil!

***

Quando o chinês pobre abandona o campo em busca de uma vida “mais digna”, passa de “sobrevivente” a “consumidor”. Sendo consumidor, fica fácil ser seduzido pelo deus do consumo. Continuando sobrevivente, fica fácil ser seduzido por uma cesta básica (embora muitas vezes sejam mesmo necessárias). O que os governantes do mundo não gostam é de pensadores. Desde a época de Sócrates, pensadores são um grande incômodo…

***

Meu caro, não se trata de fundamentalismo ambiental: você desmatou, era proibido por lei, não há por que anistiar isso... Principalmente se você pegou dois tratores caríssimos e passou uma corrente enorme pela mata, só para devastar tudo ainda mais rápido.

Mas, espere... Ah, sim, você financiou minha campanha né? Então está ok, vamos anistiar!

***

Palavras de um preto velho:

Nossos filhos ficam questionando, quando as coisas não dão certo na vida, se estão sendo vítimas de magia, inveja ou mau-olhado. Eu reconheço que isso muitas vezes acontece e que magia, inveja e mau-olhado são apenas nomes que disfarçam o fenômeno real que está na força do pensamento negativo.
Mas o maior problema que eu vejo na vida dos meus filhos é quando eles mesmos pensam mal de si, pensam mal da vida que Deus lhes deu tão amorosamente, pensam mal do seu irmão, pensam mal do chefe, do colega de trabalho, pensam mal do país, pensam mal da própria sombra, e olha, já vi gente pensando mal até do próprio umbigo.
E depois quer que a vida fique bem?
Desconfia se você, meu filho, minha filha, não é uma feiticeira, um mago, fechando os seus caminhos, arrumando doenças, de tantos pensamentos negativos e horríveis que andam pela tua cabeça.
E vamos quebrar esse feitiço com a magia de pensar e agir no bem.
(Pai Joaquim)

***

Que é, afinal, o amor? Que não se responda por palavras, mas por abraços e belos pensamentos...

***

Quem já bebeu, beberá; quem já sonhou, sonhará. Nunca desistirá desses abismos atraentes, que soam insondáveis, que penetram no proibido, que se esforçam por segurar o impalpável e ver o invisível; volta-se para eles, debruça-se sobre eles, dá-se um passo na direção deles, depois dois; e é então que se penetra no impenetrável e é então que se encontra o alívio ilimitado...
(Victor Hugo)

***

Crédito da imagem: Corbis Yellow

Marcadores: , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home