Pular para conteúdo
11.2.12

3 chimpanzés: um complemento

No artigo recém publicado, 3 chimpanzés, eu faço menção a agressividade dos chimpanzés, se comparada a "solução sexual" dos bonobos. Talvez tenha faltado reforçar que essa agressividade ocorre entre eles, nas hierarquias de um mesmo grupo e, mais raramente, nas lutas com outros grupos. Um chimpanzé não será agressivo com um humano, há menos no caso de sua cria estar sendo ameaçada (e, ainda assim, no caso de estarem acuados, sem opção de fuga). Você pode não ter medo de um chimpanzé, em todo caso, mas provavelmente tem medo de um gorila...

Filmes no estilo de um King Kong tem reforçado a crença popular de que gorilas são perigosos (eles sem dúvida podem parecer ameaçadores a primeira vista), e que poderiam ser agressivos com humanos. Então diga-me, você acha que seria seguro estar a menos de 2m de distância de um gorila em meio a selva africana? Pense bem:

via @mulhergorila


Marcadores: , ,

4 comentários:

Anonymous adim disse...

Qualquer ser vai ser agressivo, quando se sentir ameaçado: basta ver a atitude de um homem, quando a esposa elogia outro, principalmente um artista de cinema ou um rival, ou de uma mulher, quando um homem elogia uma artista qualquer ou a ex: é gay! é puta! São os coros mais frequentes, dos dois lados...
Ralph, vc já foi assaltado? Se já foi, voce sabe que uma reação automática é bem diferente do que pensamos. Eu mesmo, sempre disse que nunca reagiria a um assalto, mas quando fui abordado por um assaltante, parti para cima e só voltei a consciencia normal, após espancar o "coitado", que saiu sem entender nada. A minha sorte é que ele não tinha uma arma de fogo... O que acontece é que tem gente que confunde o instinto de vida, com maldade. Os animais sobrevivem pelo instinto e ele apenas é... não é bom, nem mal... nós, teoricamente, filtramos o instinto no filtro da razão... mas como disse, isso é teoricamente...Acho que a questão aqui é: voce consegue demonstrar que não é uma ameaça? Só tem um animal que ataca o que nao é uma ameaça: o ser humano... o único que chuta ''cachorro morto"... Para os demais animais, se conseguir se mostrar amigo, sem se mostrar comida, será tolerado com respeito e quem sabe, como amigo...

11/2/12 19:16  
Blogger raph disse...

É eu concordo com o que disse, ao menos de forma geral.

Eu já fui assaltado diversas vezes (fui adolescente no Rio de Janeiro), e nunca reagi, mas também nunca senti minha vida ameaçada. Mas, no meu caso, talvez nem seja questão de mérito, mas simplesmente de já ter vivido essas situações por tempo e por vezes suficientes para aprender a lidar com elas...

Abs
raph

11/2/12 20:59  
Anonymous Gustavo disse...

Ola raph,

Vale ressaltar que esse bando, muito provavelmente, já deve ter uns bons anos de contato com humanos. Ou será que não?

Abraço

11/2/12 22:42  
Blogger raph disse...

Gustavo, tudo indica que sim, mas ainda que não tivessem, parece que a tendência seria que fugissem dos humanos, mas jamais que atacassem, por qualquer razão (vale lembrar que, ao contrário do urso polar e alguns poucos mamíferos predadores, os gorilas não se alimentam de carne humana).

12/2/12 00:03  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home