Pular para conteúdo
18.12.09

Frases para o Natal

Para quem não sabe, o Natal é comemorado como uma celebração simbólica do nascimento (seja qual for a data real [1]) de um dos maiores sábios que caminhou sobre esta terra, senão o maior. Aqui temos algumas de suas frases, para reflexão:

"Vós sois deuses e filhos do Altíssimo, todos vós. Podereis fazer tudo o que faço e muito mais." (João 10:34 - se referindo a passagem do AT; João 14:12)

"Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?" (João 3:12)

"Ama teu irmão como tua alma, protege-o como a pupila dos teus olhos." (Tomé 25)

"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. Vós conheceis o caminho para onde eu vou." (João 14:2; João 14:4)

"Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça." (João 7:18)

"Minha família é constituida daqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam." (Lucas 8:21)

"O reino de Deus está dentro de vós e está fora de vós. O reino do Pai está espalhado sobre a terra e os homens não o vêem." (Tomé 3; Tomé 113)

"Viemos da Luz, de onde a Luz se originou dela mesma." (Tomé 50)

"Vós observais o aspecto do céu e da terra e não conheceis aquele que tendes diante de vós, e não sabeis avaliar este instante." (Tomé 91)

***

[1] Segundo a Wikipedia, as evidências históricas confirmam que, num esforço de converter pagãos, os líderes religiosos adotaram a festa que era celebrada pelos romanos, o "nascimento do deus sol invencível" (Natalis Invistis Solis), e tentaram fazê-la parecer "cristã". Para certas correntes místicas como o Gnosticismo, a data é perfeitamente adequada para simbolizar o Natal, por considerarem que o sol é a morada do Cristo Cósmico. Segundo esse princípio, em tese, o Natal do hemisfério sul deveria ser celebrado em junho. Há muito tempo se sabe que o Natal tem raízes pagãs. Por causa de sua origem não-bíblica, no século 17 essa festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colônias americanas. Quem ficasse em casa e não fosse trabalhar no dia de Natal era multado. Mas os velhos costumes logo voltaram, e alguns novos foram acrescentados. O Natal voltou a ser um grande feriado religioso, e ainda é em muitos países.

***

Crédito da foto: Stephen Oliver/Corbis

Marcadores: , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home