Pular para conteúdo
19.12.08

O Evangelho de Tomé (I)

» Caso não saiba ao certo o que são os apócrifos e o gnosticismo, leia antes este artigo

O texto abaixo é a transcrição do Evangelho de Tomé, segundo a tradução mais utilizada pelos estudiosos, como por exemplo Ron Miller em seu livro homônimo. Ele foi obtido no Sangha EEU, e talvez não seja uma tradução idêntica a encontrada no livro de Ron Miller, mas posso dizer que é muito parecida.

Nota: partes marcadas como (...) são trechos incompreensíveis devido ao estado de decomposição dos textos originais encontrados em Nag Hammadi.

***

Apresentação de Tomé
“Eis as palavras secretas que Jesus, o Vivo, disse e que Dídimo Judas Tomé, escreveu”.

001 - Vida e Morte
E ele disse: - Aquele que descobrir a interpretação destas palavras não experimentará a morte.

002 - Reforma Íntima
Jesus disse: Aquele que procura, não cesse de procurar até quando encontrar; e quando encontrar ficará perturbado; e ao perturbar-se, ficará maravilhado e reinará sobre o Todo.

003 - Reino do Céu
Jesus disse: Se aqueles que vos guiam vos disserem: vê, o Reino está no céu, então os pássaros vos precederão. Se vos disserem: ele está no mar, então os peixes vos precederão. Mas o reino está dentro de vós e está fora de vós. Se vos reconhecerdes, então sereis reconhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo. Mas se vos não reconhecerdes, então estareis na pobreza, sereis a pobreza.

004 - Nascimento
Jesus disse: o homem carregado em anos não hesitará em perguntar a uma criança de sete dias a respeito de onde está a Vida, e ele viverá. Pois muitos que estão em primeiro lugar ficarão em último e se tornarão um só.

005 - Visão espiritual
Jesus disse: Reconhece o que é visível para ti, e o que é oculto te será desvelado. Pois que nada há de oculto que não seja manifestado.

006 - Atos
Seus discípulos perguntaram-lhe e disseram: Queres que jejuemos? Como deveremos rezar, e deveremos dar esmolas? E que dieta deveremos seguir? Jesus disse: Não mintais, não façais aquilo que odiais, pois todas as coisas são manifestadas ante a verdade. Nada há de oculto que não venha a ser desvelado, e nada há de coberto que permaneça sem ser descoberto.

007 - Poder
Jesus disse: Bendito o leão que for comido pelo homem, pois que o leão tornar-se-á homem; e maldito o homem que for comido pelo leão, pois que o homem tornar-se-á leão.

008 - Alimentação espiritual
Ele disse: o homem é como o pescador sábio que joga sua rede no mar, e a puxa cheia de pequenos peixes; no meio deles, acha um peixe tão grande e bom que o pescador sábio devolve todos os pequenos peixes, escolhe o peixe grande sem remorsos. Quem tem ouvidos que ouça.

009 - Campo para semeadura
Jesus disse: Vede, o semeador saiu, encheu suas mãos e semeou. Algumas sementes caíram no caminho; os pássaros vieram e as recolheram. Outras caíram na pedra e não puderam enraizar-se na terra, e não germinaram. E outras caíram em solo fértil; e germinaram e deram bons frutos; nasceram na proporção de 60 por unidade e 120 por unidade.

010 - Amor universal
Jesus disse: vim para atear fogo ao mundo e, vede, eis que estarei vigiando até que ele arda.

011 - Mundo espiritual
Jesus disse: o céu passará e também passará aquele que estiver acima dele, e os mortos não estão vivos e os vivos não morrerão. Nos tempos que comíeis o que era morto, vós os tornáveis vivos; quando vierdes à luz, que havereis de fazer? No dia em que éreis um, vós vos tornastes dois. Mas, quando vos tornastes dois, que fizestes?

012 - Justiça e livre arbítrio
Os discípulos disseram a Jesus: sabemos que te apartarás de nós. Quem será aquele que nos vai chefiar? Jesus disse-lhes: No presente estágio, dirigi-vos a Tiago, o Justo para que os assuntos do céu e da terra incorporem-se no ser.

013 - Conceitos
Disse Jesus aos seus discípulos: fazei uma comparação e dizei-me com quem me pareço. Simão Pedro respondeu-lhe: és como um anjo justo. Mateus lhe disse: és como um sábio. Disse-lhe Tomé: Mestre, meus lábios são totalmente incapazes de dizer-te com quem te pareces. Jesus disse: não sou teu Mestre porque bebeste e te tornastes ébrio com a fonte borbulhante que te desvelei. E ele o tomou, levou-o à parte e lhe disse três palavras. Quando Tomé tornou para junto dos companheiros, perguntaram-lhe: que te disse Jesus? E Tomé respondeu-lhes: se vos disser uma só das palavras que ele me disse, pegareis pedras e me apedrejareis; e sairá fogo delas e sereis queimados.

014 - Vigiai
Jesus lhes disse: se jejuardes, pecareis contra vós próprios, se orardes, sereis condenados e se derdes esmolas, levareis malefícios a vosso espírito. E quando fordes a quaisquer terras, e, ao vaguear pelas redondezas, vos receberem, comei o que puserem à vossa frente, curai os que estiverem doentes em meio deles, pois o que entrar pela vossa boca não vos corromperá, mas o que sair de vossa boca, eis o que vos corromperá.

015 - Filiação
Jesus disse: quando virdes aquele que não nasceu de mulher, prosternai-vos de face no chão e adorai-o: ele é vosso pai.

016 - Paz
Disse Jesus: os homens possivelmente pensam que vim para derramar a paz sobre o mundo, e o que eles não sabem é que vim para derramar a discórdia na terra, fogo, espada, guerra. Haverá pois cinco em uma casa: três estarão contra dois e dois estarão contra três, o pai contra o filho e o filho contra o pai, e eles serão solitários.

017 - Vida de Jesus
Disse Jesus: dar-vos-ei o que os olhos jamais viram e os ouvidos jamais ouviram e as mãos jamais tocaram, e o que nunca brotou do coração do homem.

018 - Vida espiritual
Os discípulos disseram a Jesus: diz-nos como será nosso fim. Jesus lhes disse: descobristes então o princípio para que possais perguntar sobre o fim? Bendito aquele que se mantiver no princípio, pois que não provará da morte.

019 - Doutrina Espiritualista Ecumênica
Jesus disse: “Bendito aquele que era antes de existir. Se vos tornardes meus discípulos e ouvirdes minha palavra, estas pedras vos servirão. Há, pois, cinco árvores no paraíso que não se movem no verão nem no inverno, e suas folhas não caem. Aquele que as conhecer não provará da morte.

020 - O abrigo
Os discípulos disseram a Jesus: diz-nos com que se parece o Reino dos Céus. Ele lhes disse: é como a semente da mostarda, a menor de todas as sementes. Mas quando ela cai na terra arada, produz grandes galhos e se torna um abrigo para os pássaros do céu.

021 - Os discípulos de Jesus
Disse Maria a Jesus: A que se parecem teus discípulos? Ele lhes respondeu: Eles são como crianças que se instalaram num campo que não lhes pertence. Quando os donos do campo aparecerem e lhes disser: devolvam nossos campos, eles se despojam de suas roupas e diante deles lhes devolvem os campos. Entretanto, eu digo: se o dono da casa souber que o ladrão vai vir, ficará de vigia e não o deixará entrar na sede de seu reino para levar seus haveres. Deveis, então, tomar cuidado com o mundo; cingi fortemente vossos rins para que os salteadores não encontrem uma forma porque encontrarão o proveito que imaginais. Deixai que haja entre vocês um homem compreensivo; quando a fruta amadurece, ele vem depressa, com a foice na mão e a colhe. Aquele que tem ouvidos que ouça.

022 - O néctar da vida
Jesus viu criancinhas que estavam sendo amamentadas. Disse aos seus discípulos: essas criancinhas que estão sendo amamentadas são semelhantes àqueles que entrarão no Reino. Disseram-lhe: Poderemos então, como crianças, entrar no Reino? Jesus disse-lhes: quando fizerdes de dois um e quando fizerdes o interno tal qual o externo e o externo tal qual o interno, e o de cima tal qual o de baixo, e quando tornardes o homem e a mulher em um só, de tal forma que o homem não seja homem e a mulher não seja mulher, quando dispuserdes olhos no lugar de olhos e a mão no lugar da mão, e o pé no lugar do pé, uma imagem no lugar de uma imagem, aí, então, entrareis no Reino.

023 - Reencarnação
Disse Jesus: eu vos escolherei na razão de um em mil, dois em dez mil, e sereis todos como um só.

024 - Morada de Deus
Seus discípulos disseram: mostra-nos o lugar em que estás, pois é necessário que nós te busquemos. Respondeu-lhes ele: aquele que tem ouvidos que ouça. Dentro de um homem iluminado há luz e ele ilumina o mundo todo. Quando ele não brilha, há trevas.

025 - Ação e reação
Disse Jesus: Ama teu irmão como tua alma, protege-o como a pupila dos teus olhos.

026 - Percepções
Disse Jesus: vês o cisco que está no olho... de teu irmão, mas a trava que está no teu olho, esta não vês. Quando tirares a trave de teu olho, aí poderás ver claramente para tirares o cisco do olho de teu irmão.

027 - Jejum do mundo
Jesus disse: se não fizerdes jejum do mundo não encontrareis o Reino; se não guardardes o Sabbath como Sabbath, não vereis o Pai.

028 - Vinho inebriante
Disse Jesus: tomei meu lugar no meio do mundo e em carne apareci a eles; encontrei-os todos ébrios e, no meio deles, ninguém encontrei sedento. E minha alma turbou-se pelos filhos dos homens porque eles são cegos em seu coração e não vêem que vazios vieram ao mundo e vazios tentam sair do mundo outra vez. Mas agora estão ébrios. Quando se livrarem do vinho, aí então arrepender-se-ão.

029 - Encarnação
Disse Jesus: se a carne veio a existir por causa do espírito, isto é uma maravilha; mas se o espírito veio a existir por causa dela, é a maravilha das maravilhas. Mas o que me maravilha é como essa grande riqueza fez morada em tal pobreza.

030 - Ação amorosa
Disse Jesus: onde há três deuses, há deuses; onde há dois ou um, estou com ele.

031 - Preconceito
Disse Jesus: nenhum profeta é aceito em sua cidade, nenhum médico cura aqueles que o conhecem.

032 - Missões
Disse Jesus: uma cidade que é construída no alto de uma montanha, sendo fortificada, não pode cair, porém não pode jamais ser escondida.

033 - Transmissão de ensinamentos
Disse Jesus: aquilo que ouvirdes com um ouvido e com o outro, proclamai do alto de vossos telhados; pois que ninguém acende um candeeiro e põe-lhe em cima uma redoma; nem o coloca em um lugar escondido, mas prepara-lhe um pedestal para que todos que entrem e saiam possam ver a luz.

034 - Guia de cego
Disse Jesus: se um cego guia outro cego, ambos caem no abismo.

035 - O ladrão
Disse Jesus: Não é possível que alguém entre na casa de um forte e o submeta; a não ser que lhe ate as mãos; aí, então, pode pilhar-lhe a casa.

036 - Preocupação
Disse Jesus: não vos preocupeis de manhã à noite, e da noite à manhã com o que haveis de vestir.

037 - Alcançando Jesus
Seus discípulos disseram: quando irás desvelar-te a nós e quando haveremos de ver-te?” Respondeu-lhes Jesus: quando vos despirdes sem sentir-vos envergonhados e puserdes vossos vestidos sob vossos pés, e como crianças pisardes neles, aí podereis ver o Filho daquele que é Vivo e não tereis medo.

038 - Religiões
Disse Jesus: muitas vezes desejastes ouvir estas palavras que eu vos digo, e não tivestes a quem mais recorrer para ouvi-las. Haverá dias em que me procurareis e não me achareis.

039 - Chave do conhecimento
Disse Jesus: os fariseus e os escribas receberam as chaves do Conhecimento e as esconderam. Eles não entram e não deixam entrar aqueles que querem. Mas vós, tornai-vos espertos como as serpentes e inocentes como as pombas.

040 - O amanhã
Disse Jesus: uma videira foi plantada sem o Pai, e como não se firmou, será arrancada por suas próprias raízes e será destruída.

Versículos 41-80 | Versículos 81-114

 

Os Evangelhos de Tomé e Maria

Veja também
Esta edição traz dois dos textos mais profundos encontrados em Nag Hammadi: Os Evangelhos segundo Tomé e Maria Madalena. Os acompanha uma série de contos (O Mensageiro) inspirados no gnosticismo e escritos por Rafael Arrais.

» Versão impressa

» eBook (Kindle)

Marcadores: , , , , ,

53 comentários:

Anonymous Ronaud disse...

Muito inspirador, mas me é complicado avaliar um texto assim, sabe...

Primeiro, porque são frases obscuras, aparentando camadas de significados, e ao ler o post, me vi várias vezes "parado" numa frase, tentando encontrar nela alguma semelhança com minhas crenças prévias. De modo que no fim, cada um entende do texto o que quiser entender.

A subentendida autoridade do texto (por ser de "Tomé") lhe confere uma profundidade que talvez não tenha. Do ponto de vista cristão, se todos os autores dos livros bíblicos e apócrifos como este eram "homens ungidos" (linguagem cristã), então vá lá, talvez dissessem alguma coisa de relevante. Mas de um ponto de vista mais cético, que afirmaria que eram apenas homens tentando encontrar alguma sabedoria na vida e nas palavras de um homem sábio como Jesus, então nada garante que eventualmente não tenham se equivocado e quem sabe, dito asneiras ou coisas sem sentido, ou ainda, entendido mal as palavras se seu mestre.

E nós aqui lendo o texto e esperando que ele nos diga algo de importante quando na verdade, nada mais é que uma tentativa de se encontrar a sabedoria. E mesmo que seja uma tentativa de 2000 anos de idade, não passa de uma tentativa.

Em relação à esse questionamento, lembro de Montaigne afirmando ironicamente que sua reputação aumentava na medida em que seus textos ultrapassavam as fronteiras de sua região (e por que não, as fronteiras do tempo), bem ao estilo "santo de casa não faz milagre" rs

Um abraço!

11/11/10 16:09  
Blogger raph disse...

"Primeiro, porque são frases obscuras, aparentando camadas de significados"

Pois é, e não nego que sejam... Em todo caso, isso é comum em grandes textos espiritualistas (uma exceção óbvia é o Livro dos Espíritos por diversas razões), por exemplo o início do Bhagavad Gita é até mesmo chato de ler, em compensação isso é mais do que compensado pelas outras partes :)

"De modo que no fim, cada um entende do texto o que quiser entender."

Mas com a bíblia em geral ocorre o mesmo. Se matam em nome daquele que disse "amai acima de todas as coisas", é porque conseguiram subverter até mesmo o ensinamento mais claro e literal.

"A subentendida autoridade do texto (por ser de "Tomé") lhe confere uma profundidade que talvez não tenha."

Mas com a bíblia é ainda pior, a autoridade subenetendida é as vezes ao nível de "texto ditado diretamente por Deus" ou coisa parecida.

Nesse sentido é até bom que a Igreja tenha condenado os apócrifos, porque isso afastou deles a maioria das pessoas que somente os leria por conta de uma autoridade subentendida.

Eu considero o Ev. de Tomé exatamente por sua profundidfade espiritual, assim como considero o Tao Te Ching, por exemplo, que no final das contas foi escrito por um velho que perambulava pela China antiga e não tinha "autoridade" alguma.

"Mas de um ponto de vista mais cético, que afirmaria que eram apenas homens tentando encontrar alguma sabedoria na vida e nas palavras de um homem sábio como Jesus"

E é exatamente isso... Não devemos considerar o que está ali escrito como Verdade Absoluta e nem mesmo como "imune a erros de avaliação" ou até ignorância pura.

E, além disso, até mesmo Jesus pode ter sido a origem do erro, pois foi ele quem disse que "somos deuses, faremos tudo o que fez e muito mais"... Ou seja, poderemos um dia, quem sabe, até mesmo corrigir ou aprofundar seus ensinamentos (acredito que esse seria o seu maior desejo, aliás). Mas esse dia talvez ainda esteja distante :)

***

Veja um exemplo de profundidade do Ev. de Tomé:

http://textosparareflexao.blogspot.com/2009/12/jesus-e-neurologia.html

Abs!
raph

11/11/10 22:02  
Blogger raph disse...

Outra opção é comprar livros com o texto do Ev. de Tomé comentado, como o de Ron Miller citado na introdução acima ou o de Humberto Rohden ("O Quinto Evangelho", ed. Martins Claret).

Mas claro que os comentários tampouco devem ser analisados com qualquer autoridade subentendida (as vezes os comentários até atrapalham ao invés de ajudar, em livros de filosofia geralmente isso ocorre com frequencia).

Também recomendo o estudo do EEU:

http://meeu.com.br/index.php?option=com_k2&view=itemlist&layout=category&task=category&id=5&Itemid=150

11/11/10 22:15  
Anonymous Ronaud disse...

Nossa que respostona que vc me deu rsss

Na verdade eu me expressei mal, porque eu já tinha exatamente colocado o evangelho de tomé e os livros da bíblia no mesmo saco :) Não creio que qualquer coisa que tenha passado pelas mãos de alguém seja lá muito mágica ou mística.

Aliás, acho que devemos justamente desconfiar de manifestações e comunicações espirituais muito vagas e imprecisas. Tipo esses textos que você conhece muito melhor do que eu, os quais precisamos parar pra pensar e ver se entendemos.

O livro dos espíritos (e muitos outros livros espíritas, na verdade) se destaca(m) justamente pela clareza. A sutra "sagrada" da seicho-no-ie também é esplêndida nesse sentido, da clareza. E são justamente as "fontes" as quais eu boto mais fé, sabe...

13/11/10 20:12  
Blogger raph disse...

Ah sim nesse ponto eu concordo inteiramente contigo.

Mas é preciso entender que os textos do início do cristianismo seguiam o "estilo" da época - por exemplo, quem escrevia os Evangelhos não assinava com o próprio nome, mas com o nome do líder da "corrente espiritualista" que seguiam...

A outra quetsão é o uso de parábolas e mitologia... Mesmo no Novo Testamento Jesus é misterioso porque sabemos que falava em linguagem simples ao mesmo tempo em que preenchia suas parábolas com vários graus de profundidade espiritual - e o pior de tudo é que não sabemos até onde a "edição" de Constantino chegou.

Quando Jesus fala a Nicodemus sobre "coisas celestiais", por exemplo, acredito que tenha sido uma daquelas passagens tão enigmáticas que até mesmo o pessoal do Constantino deixou passar, provavelmente porque não entenderam lhufas do que ele quis dizer, veja só:

http://textosparareflexao.blogspot.com/2008/03/coisas-celestiais.html

Mas claro que hoje em dia não temos mais nenhuma necessidade de fazer isso, daí a vantagem de podermos ter um Livro dos Espíritos ou um Caibalion (dos 3 iniciados), que são bem mais concisos e objetivos em suas explicações, na medida do possível :)

Abs
raph

14/11/10 19:24  
Blogger Ana Paula disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

15/1/11 19:52  
Blogger Unknown disse...

Jesus agradeceu ao Pai por ele ter revelado as coisas do Reino de Deus aos mais simples e nao aos sabios e entendidos.Quando eu vejo uns sabichoes como voces, com suas argumentações tao embasadas em tantas filosofias e preceitos complicados e obscuros. acreditando em espiritos que nao conhecem, mesmo porque nao podem ver, sendo portanto tao facilmente enganados. Com suas explicações tao concisas que qualquer um pode explicar mas que nao trazem na pratica transformação do ser nem salvação, eu começo a entender porque o Deus dos céus prefere usar aquela senhorinha muitas vezes analfabeta mas com um coração sincero e puro e deixar vocês cada vez mais confusos dentro das suas próprias sabedorias.

28/2/11 13:17  
Blogger raph disse...

Oi Elenilson,

Na verdade não há nenhuma "sabichão" aqui, o que espiritualistas e livres-pensadores mais fazer é exatamente discutir e debater, pois sabem muito bem o quão pouco sabem. Ou, em outras palavras, "tudo que sei é que nada sei".

Jesus não falou somente aos mais simples, esta passagem que citei acima, por exemplo, demonstra uma conversa com Nicodemus - que, na época, poderia ser considerado "um erudito"... Ocorre que, certamente muitos "eruditos" se zangavam com Jesus, devido a liberdade de pensamento que ele trazia a todos, uma quebra radical com os padrões de pensamento da época.

Em suma, Jesus foi praticamente o oposto de um dogmático, por isso é importante nos atermos a essa armadilha do pensamento solidificado, da dependência do que o eclesiástico fala, e não do que sentimos em nossa coração e nossa alma.

Cada um compreende o que pode compreender, e certamente ainda temos muitos passos para dar na compreensão do sagrado. Não há nada de errado com isso, e aqueles que sabem mais, ou que amam mais, tem mais é que respeitar e considerar ainda mais os ignorantes - pois que todos um dia fomos tão ignorantes quanto eles.

Abs!
raph

28/2/11 17:41  
Anonymous Teófilo disse...

Para aqueles espantados com esse Evangelho, recomendo veementemente o "resumo" dos quatro evangelhos canônicos por Tolstói. É MUITO PARECIDO! É espantoso que Tolstói tentando depurar o que havia de autenticamente cristão nos evangelhos tenha chegado a algo semelhante ao Evangelho de Tomé! Segue o link (em inglês): www.fredsakademiet.dk/library/gospel.pdf

9/6/11 01:49  
Blogger raph disse...

Tolstói foi um grande sábio, ele mergulhou fundo dentro de si mesmo e porisso não é de admirar que tenha chegado a resultados parecidos - no fundo as leis espirituais são únicas, e mais dia menos dia todos chegarão a conclusões próximas, embora não exatamente iguais, dado a subjetividade de cada um.

9/6/11 10:07  
Anonymous Anônimo disse...

O que Deus quer realmente de vc é que vc entenda ele com a pureza do seu coraçao.Ele está dentro de vc,ele é a sua força interior,nao busque ele fora de seu coraçao e sim dentro dele!!Eu converso com ele como se eu conversasse com minha Irma.Choro,quando tenho que chorar e Brigo quando tenho que brigar,e posso te assegurar que dá certo!!Minha Fé nele é tanta que nunca perdi a esperança de que um dia eu veria minha vida Transformada e abençoada.E um belo dia aconteceu!!!Nao sou evangelica,espiríta,sou batizada na Igreja Católica mais nao sou muito de frequentar a Igreja.O que eu posso te dizer é que Creio demais neste Evangelho e Creio com toda a minha Alma em Deus.Nao costumo debater ou ao menos comentar sobre Política,Futebol e Religiao.Cada um com o seu cada um!!O que eu posso te dizer é que o País aonde se faz Transaçoes imensas de Dinheiro e a Populaçao tem uma vida espetacular é comandado por Deus e chama-se LUXEMBURGO!!Um País aonde existe somente 500 mil Habitantes,nao existe violência e a Populaçao é Creente e temente a Deus trabalhando para o Próximo.Mais isto já é outra História.O que tenho a dizer sobre este Evangelho é que:Deus está dentro de vc e quer que vc tente entendê-lo com o seu coraçao e posso te dizer que quando isto ocorre ele te escuta,analisa a sua situaçao e te dá o que vc merece ter.Porque para ele nada é impossível e eu sou Prova disso!!Felicidades á todos!!!Ortiz.

9/6/11 22:45  
Anonymous Anônimo disse...

"Jesus disse-lhes: quando fizerdes de dois um e quando fizerdes o interno tal qual o externo e o externo tal qual o interno, e o de cima tal qual o de baixo ..."

Lembra a lei hermética da correspondência xD

Lendo este evangelho percebemos o lado mais "essênio" de Jesus, com ideiais bastantes próximos do que hoje é o martinismo (por razões óbvias, claro). Se este evangelho estivesse na bíblia... Quem sabe os fanáticosnão seriam tão... Fanáticos.

13/1/12 17:23  
Blogger raph disse...

Mas é exatamente por isso que não está na Bíblia... Na verdade, é quase um milagre por si só que tenha chegado ao nosso conhecimento, pois permaneceu mais de um milênio enterrado em potes no deserto.

Abs
raph

15/1/12 19:22  
Blogger Unknown disse...

Bem aventurardo aquele que ler. e muito mais equele que crêr no que não ver...!

4/4/12 01:52  
Anonymous Anônimo disse...

Mas o que eu acho mesmo é que a igreja católica e o vaticano estão cada dia mais perdidos com ensinamentos forjados por anticristos dos primeiros seculos que eram transvestidos de bispos iluminados que não entendiam absolutamente nada da mensagem principal deixada pelo cristo e seus seguidores. nos comentários podemos ver um exemplo, muitos perdidos, vazios e muitos questionamentos e interrogações, ou seja, espiritualidade zero. fico pensando como faz falta uma simples comunidade de essenios e gnosticos nos dias de hoje, com certeza iluminariam muito mais que toda essa farsa criminosa e azeda de padres, pastores e doutores teólogos. essa é a mensagem de tomé, genial, viva, eficaz e atual. mas as nossas barrigas ainda não estão acostumadas, por isso fica parecendo meio complicado. podem me chamar de - o sábio osmótico - a procura da pedra, da pedra espiritual oculta dentro de si mesmo. vamos continuar discutindo os apocrifos, eles vieram pra ficar. Tomé é diferente, isso é estranho.

12/7/12 08:02  
Anonymous Anônimo disse...

li um pouco desses escritos ... são frases e textos de efeito e claro duvidosas pois são misturadas com os verdadeiros ensinos de Jesus da biblia ... dando a entender que esse escritos de tomé foi criado para confundir...
agora eu pergunto?

Se a Biblia a respeito de Jesus mostra o lado humano , verdadeiro ,bondoso e amoroso ao ponto de morrer por nós cristãos, qual a intenção dos primeiros gnoticos antiugos ? pois tratan Jesus como um ser despresivel e ... refoção a ideia que Deus é mal e O diabo é bom ?/ isso é orrivel...eu creio em um Deus que tem amor e não em um deus gnotico.... espero que vcs busquem o verdadeiro conhecimento sobre Jesus Cristo nos 4 evangelhos - la está tudo o que vcs precisam saber sobre Jesus.

25/8/12 22:21  
Blogger raph disse...

Olha me desculpe, mas foi você mesmo quem disse:

"li um pouco desses escritos..."

E julgou apressadamente em cima do pouco que leu, ao que parece.

Claro que existem evangelhos ditos apócrifos superficiais, mas este não é o caso, por exemplo, do Ev. de Tomé acima, ou do Ev. de Maria Madalena, ou do 2o Discurso de Seth, e alguns outros mais.

Procure se informar, e conhecer melhor os apócrifos, livre de dogmas, que talvez mude de opinião acerca de alguns deles.

ps. Se você acha que "o gnosticismo defende a ideia de que Deus é mal e o Diabo é bom", é porque você não faz muita ideia do que seja o gnosticismo. Para começar, a maiorias dos gnósticos não crê num Diabo, assim como associa Deus ao Uno de Plotino (a essência que permeia todas as coisas), e compreende a batalha do Bem vs. Mal como um conflito interno da alma, que deve se depurar, passo a passo, de seu lado animal, rumo ao Amor. Se quiser começar a compreender o gnosticismo, leia este parágrafo de novo e faça uma reflexão. Ou pelo menos leia as Enéadas de Plotino, que influenciaram decisivamente o cristianismo primitivo, e segundo a Igreja "não são do mal".

Abs
raph

25/8/12 23:07  
Blogger raph disse...

Atenção:

Baseado no desconhecimento do que seja o gnosticismo e/ou os apócrifos demonstrado em alguns dos comentários, achei interessante criar um artigo exclusivo sobre o assunto:

Os apócrifos e o gnosticismo

28/8/12 18:57  
Anonymous Anônimo disse...

Os versículos 98 e 100 estão iguais. Tanto quanto julgo, é o 100 que está errado pois creio que esse se refere ao dar a César o que é de César

24/1/13 17:16  
Blogger raph disse...

Já foi corrigido, obrigado novamente :)

24/1/13 18:07  
Blogger Candeias em evidência disse...

É fato que Jesus falou de muitas coisas abertas a todos que o ouviam, mas também existiu coisas ditas de forma individual, e neste relato de Tome, mostra muitos acontecimentos comuns aos 12 discipulos que se apresenta nos 4 evangelhos oficiais. talvez a disconsideração deste evangelho, deve-se ao fato de citar o dialogo de Jesus e Maria Madalena e a guarda do sábado.

11/2/13 00:23  
Anonymous Anônimo disse...

Um ser que pelo meu ponto de vista e enxergar espiritual foi mandado de forma consciente fingindo ser inconsciente, não passa de uma arvore seca e cheia de venenos, uma maldita cobra que tudo que fez foi causar confusão e ocultar a verdadeira verdade. Lúcifer não tenho duvida nenhuma, ele é Lúcifer! Maldito sobre toda terra! Maldito pelos animais, maldito pelos pequenos seres desta natureza que continuam sofrendo, o rejeitado pela figueira, não eleito por ele e sem amor nenhum pela mesma. A besta ia enganar ha muitos e pelo que ja tanto passei, nem sei se existe um ser que merece essa nome que todos chamam de "Deus"... Deus é igual um filme, um roteiro, um jogo, uma historia, uma ficção, uma mentira nesse vasto universo. Quando eu vejo um bebe que acabou de nascer sem nada conhecer, eu vejo a resposta do verdadeiro Deus nele...

7/3/13 01:43  
Anonymous Anônimo disse...

muito bom esse evangelho, alguns trechos identicos aos do evangelho de mateus, lucas e joão, só não entendi o trecho em que tomé é chamado por jesus para conversar não perto dos dicipulos, ele volta os dicipulos pergunta o que jesus tinha falado a ele, e a resposta dele me pareceu estranha

30/3/13 11:06  
Anonymous Anônimo disse...

para entender os ensinamentos voce precisa de uma chave e voce é esta chave ,esqueça tudo o que voce aprendeu no mundo negue se a si mesmo, encomtre a morte antes que ela te encontre.então tudo será compreendido .

18/5/13 10:24  
Anonymous Luciano disse...

Sou cristão,procuro a cada dia entender mais a palavra de Deus.Mas sempre haverá duvidas em nossas vidas,e uma q me aflige é essa: Escrita não canonica. Pessoas comuns decidiram isso ? inspiradas ou decidiram pensando no seu bel prazer?
Pois a palavra de Deus nos diz que tudo oculto há de ser revelado,e quando conhecermos a verdade ela nos libertará,por será que se revelou este pergaminho ?Sei que devemos cumprir a palavra de Deus, mas dentro das igrejas estamos tendo que cumprir mais desejos e dogmas humanos do que a propria palavra de Deus.Acho que quem se sente bem dentro de uma igreja fique amém, mas nao deve ser regra. E talvez por isso esse evangelho não foi aceito,pois uma das passagens vs. 77 diz que se quebrar um pedaço de madeira ele estara ,levantar uma pedra o encontrará, ou seja Deus está dentro de nós e em qualquer lugar e não entre paredes.Peço a Deus mais sabedoria para entender sobre isso e outras duvidas que surgirão,pois é difícil entender como um escrito de um de seus dícipulos não foi aceito,será que estava tomado por demônios ao escrever ou não estava mais com o Espírito Santo em vc ??Queria saber como decidiram que não era canônico? Mas continuarei minha busca por sabedoria pois sei que ainda me falta muita e muita sabedoria.Que Deus nos abençoe, amém.

18/5/13 21:44  
Blogger MarceloM disse...

Os 114 enigmas apresentados como salvos, relatam a verdade da Fe e descobrie sobre toda origem humana gerada no planeta terra., Jesus disse: Aquele que busca continue buscando ate encontrar., Eu encontrei a caminho o qual leva ao Pai e todas as respostas as quais estao escondidas dentro dos textos.

Jesus disse: Nao façai aquilo que nao lhe agrada, se nao lhe agrada tambem nao agrada o Pai.

25/5/13 20:22  
Blogger MarceloM disse...

Thome disse: Estas sao as palavras secretas que Jesus o vivo disse e Thome as escreveu: O reino de Deus esta em vos e a vossa volta.

Thome quiz dizer que tudo e Deus que Deus e uma conecçao e resumindo que estamos em um planeta avaliativo e separativo o que e bom sobe e o que e desqualificado fica e existe ainda uma repescagem na qual os condenados atraves dos viciados abrem as portas para os condenados e impuros e ressucitam para morar nos vivos e ter uma segunda chance.

15/9/13 08:33  
Blogger MarceloM disse...

(77) Jesus disse: Eu sou a luz que esta sobre todos eles (O Sol) .,Eu sou o todo o todo surgiu de mim mesmo e se estendeu, rachai ima madeira e me encontra-ras ( micro organismos ) levantai uma pedra estarei la ( micro organismos )

15/9/13 08:37  
Blogger Jérôme salassieh disse...

Oq sabemos é uma gota,oq ignoramos ...um oceano.
I.newton

7/4/14 12:41  
Blogger Jérôme salassieh disse...

Tich naht hanh diz:eu sou o sapo q nada nos pântanos e tambem a cobra q come o sapo.

7/4/14 12:45  
Blogger Jérôme salassieh disse...

Sou o inseto q é devorado pela aranha e tambem sou a aranha q devora o inseto

7/4/14 12:47  
Blogger MarceloM disse...

Jesus disse: E simples e preciso abrir primeiro a mente para descobrir o conteudo dos ensinamentos de Jesus.

9/5/14 18:33  
Blogger MarceloM disse...

Jesus disse: Aquele que busca continue buscando ate encontrar ?
Encontrar o reino de Deus o qual todo universo e feito ele esta dentro de vos e a vossa volta esta em tudo primeiro tera que descobrir dentro de nos mesmos para compreender o que e a vida, ficara pertubado por saber que voce nao esta so que outros habitam em seu corpo e que voce e luz que esta a frente de seus olhos que esta ligada ao Sol e toda luz em eletricidade onde somos conectados em informaçao e sustentaçao da vida.

9/5/14 18:38  
Blogger MarceloM disse...

www.youtube.com.br/dormiroM

9/5/14 18:40  
Blogger MarceloM disse...

https://www.youtube.com/watch?v=Yh_SFojT-Bc

9/5/14 18:44  
Blogger nillo pires disse...

Sera que esse cara PAI JOAQUIM DE ARUANDA existe de verdade?Ele poder ser um espirito das trevas que esta fazendo uma lavagem mental de vcs meus irmãos e irmãs! Ele poder ser um soldado do Diabo (lúcifer)! Que Deus pai destrua a lavagem mental que esse espirito esta fazendo com vcs tds! Amem"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
Mateus 7:15-20

29/4/15 07:42  
Blogger raph disse...

Nillo,

Neste post em específico estamos falando de gnosticismo e cristianismo primitivo. Não tem nada a ver com umbanda sagrada ou candomblé etc.

Temos outros posts sobre umbanda no blog, basta usar o mecanismo de pesquisa...

Abs
raph

29/4/15 09:08  
Blogger Unknown disse...

O princípio de Jesus Cristo do ensinamento do Reino de Deus está bem claro Em toda a Bíblia e fora da Bíblia pois o homem tentou retirar ou acrescentar o que lhe convém mas quem tem ouvidos que ousam tudo isso é para o cumprimento das profecias

13/12/15 00:03  
Blogger menteconfusa disse...

Sou evangélica mas de uns quatro anos pra cá tenho me sentido como se houvesse algo mais...li os comentários acima e gostaria de receber ajuda...esclarecimento...pois acho que estamos tão acostumados a ter outras pessoas pensando e decidindo por nós que estamos vivendo preços.

18/1/16 17:12  
Blogger raph disse...

Oi querida, vou responder você em seu outro comentário do post Os apócrifos e o gnosticismo.

Abs!
raph

19/1/16 09:30  
Anonymous Paulo disse...

Raph muito boa a tradução, o subtitulo de cada pensamento é contribuição sua?
cacei outra fonte pra ler cada trecho primeiro sem o subtítulo para depois ler aqui e ampliar o entendimento.
Como até a tradução está diferente tem sido bem interessante, a outra fonte que o google me deu é o saindodamatrix alias, segue o link pra quem quiser:

www.saindodamatrix.com.br/archives/evangelhotome.htm

16/9/16 12:54  
Blogger raph disse...

Oi Paulo,

Sim, a fonte de onde tirei esta tradução foi o Sangha EEU ( http://www.meeu.org/ ), mas creio que o Acid0, autor do Saindo da Matrix, foi o autor do post original por lá também.

Também fiz outra tradução, de versão em inglês encontrada no Sacred Texts ( http://www.sacred-texts.com/ ), que foi a base usada no meu livro "Os Evangelhos de Tomé e Maria":

http://textosparareflexao.blogspot.com/2013/07/lancamento-os-evangelhos-de-tome-e-maria.html

Abs!
raph

16/9/16 13:42  
Blogger Unknown disse...

Muito interessante... vou seguir seu blog...
Veja o meu: http://frases-de-reflexao.com/

7/12/16 11:49  
Anonymous Anônimo disse...

Pessoas como MarceloM, nillo pires, se estivessem vivos quando Jesus caminhava entre nós seriam mais dois para acusarem de usar feitiçaria, heresias, falso profeta, etc... E seriam mais dois que ajudariam a crucifica-lo, prefeririam Barrabás. As pessoas adoram criar algo que lhes permitam crucificar algo ou alguém, o importante é que não sejam a si mesmos. As pessoas preferem religiões que lhes digam se aceitar Jesus todos e seus pecados serão perdoados, do que a que lhes diz a verdade, tipo Ex.: Matou, estuprou, roubou. Não adianta dizer que aceita Jesus, vai pro plano espiritual UMBRAL, vai sentir dor, vai sofrer, vai continuar com o carma do que fez na terra, vai reencarnar tendo que cumprir carma de vida anterior (Ex.: se suicidou vai pro plano espiritual chamados vale dos suicidas, vai ficar sofrendo muito sentindo dores terríveis até o arrependimento ser real, se foi com tiro na cabeça = vai nascer com problema cerebral, estuprou = vai nascer mulher ou vai acontecer algo que vai sofrer como fez alguém sofrer, porque após conhecer a verdade vai pedir pra nascer com este karma, com esta divida para tentar evoluir) resumindo, Deus escreve certo por linhas tortas, onde achamos que as linhas estão tortas, na verdade nosso ponto de vista é torto e enxerga linhas tortas imaginarias Deus escreve certo nas linhas verdadeiras que não vemos, ele é a verdade e não aquele que se acha dono da verdade e não entende nem o que lê. Nada acontece sem a permissão de Deus, quando não é para acontecer não acontece, quando é para acontecer acontece, mas tem os casos que Deus não interfere no Livre Arbitrio que permite a cada ser humano, mas teremos que responder pelo que causamos. Pelo que estudei muitos escravos sofreram tanto, mas tanto, e nesses momentos em que muitas pessoas se fosse hoje em dia não aguentariam 1/100 do que aguentaram, ou se aguentassem se tornariam alguém mais rude ou cruel, porém eles foram o inverso, eles evoluíram, o amor um pelos outros aumentou muito com isso, a bondade, a caridade uns pelos outros e assim se tornaram ainda em vida pessoas melhores, dentro de si seus espíritos evoluíram, porque se elevar em direção a cristo, ir na direção do senhor não é ficar gritando aleluia dizendo que aceita Jesus, é atitude, sentimento é verdade, Deus vê e ouve mesmo sem ser dito ou visto por outros homens, não aquilo que aparenta ser, é a verdade, a verdade é o que liberta, a verdade é que existe o espirito e a vida não acaba após a morte do corpo, pois o espirito é eterno e para aquele que crê, quando chegar o dia do Juízo final não morrerá pois sabe que o espirito é eterno e que existe vida após a morte, mas para aquele que não crê, na visão materialista será o fim dos tempos. Mais ou menos isto, rs... Então pra vocês traficantes, assaltantes, estupradores, acusadores, que se acham donos da verdade, saibam que dizer que aceita Jesus não salva vocês do mal que causaram ou que causam, isso retornará ainda nesta vida, no plano espiritual e em sua reencarnação futura, mas isso não é ruim e sim bom para sua evolução em direção a Deus, a iluminação do seu espirito, é a lei do retorno. As pedras que atirarem nos outros (sejam palavras, atitudes ou pensamentos), retornarão ainda em vida, no plano espiritual ou na próxima encarnação também. E NÃO ADIANTA DIZER QUE NÃO CONHECEIS A VERDADE, A VERDADE FOI LHES DITA, PORÉM ACEITARAM APENAS O QUE QUERIAM, ACEITARAM O QUE ERA MAIS FÁCIL, aceitaram como Tomé, tiveram que ver pra crer, ou seja, faltou fé para crer.

29/12/16 08:15  
Anonymous Edu disse...

O que foi legal é que alguns comentários ou versículos do texto se cruzaram com minhas crenças(sou mórmon). Como por exemplo, "sereis deuses",(já existente na bíblia mas o pessoal se recusa a acreditar) cremos que Deus nos fez a sua imagem e semelhança não por um acaso qualquer, mas sim para evoluir de tal forma a ponto de criarmos nosso próprio mundos. O que é interessante também na religião é que mesmo pessoas que não puderam ser batizadas nesse plano, elas poderão ser batizadas quando estiverem no mundo espiritual, através do batismo vicário.

21/11/17 23:30  
Blogger raph disse...

Edu, não conheço a fundo a religião mórmon, mas isto que falou também bate com outra frase presente no NT, atribuída a Jesus: "Dia farão tudo o que tenho feito, e ainda muito mais". A grande questão desta frase é que coloca Jesus em pé de igualdade (ainda que futura) com os seus discípulos: ou todos são somente humanos, ou todos são deuses em formação.

Abs
raph

22/11/17 09:31  
Blogger Pedro disse...

Incrível, poem em dúvidas nossas crenças, mas por que foi retirado? Será que foi certo fazer isso?

19/7/19 07:58  
Blogger Kali disse...

Quanto mais pesquiso, mais leio, mais fico confusa

8/9/19 19:40  
Blogger Unknown disse...

Que as bênçãos sejam: Minhas especialidades: - ganhar grandes contratos de trabalho - anéis, perfumes e sabonetes de sorte, sucesso e sebes. - Ser amado por todos, especialmente pelo chefe em seu trabalho. Promoções regulares em seu trabalho. - Acabar com problemas financeiros. - Tornar uma mulher estéril fértil. - Ajudar uma artista que se tornou famosa e reconhecida. - Resolver problemas de justiça. - Ajudar a ter sucesso em qualquer tipo de exame ou competição .- Ter poderes de desaparecimento ou proteção contra as balas nos campos de batalha para os soldados.-Ter sucesso em tudo o que você mais deseja.- Você está doente há muito tempo que passa por todo lugar sem satisfação, vem a mim. Em que problema você realmente está? Entre em contato comigo, confie-me o seu trabalho. Trabalharei para você e você será uma testemunha para mim em seus diferentes países. Entre em contato e whatsapp: +22962572424

8/3/20 09:12  
Blogger Gil disse...

Faz muito sentido ,prós gnósticos esse evangelho procurem ,pesquisar sobre gnosticimo e fará muito sentido esse evangelho .
E ele não é pouca coisa pois foi escrito coisa de uns 40 anos depois de Cristo ,e era seguido por algumas localidades e esses livros apócrifos eram seguidos livremente ,mas em uma reunião a igreja decidiu o que era inspiração divina pra ir pra a Bíblia ,afinal estava gerando discórdias entre os cristãos do que podia e o que não podia ,e nessa reunião entraram em um senso do que era permitido e o que não era permitido ..

18/11/20 09:40  
Blogger Unknown disse...

Apesar de não entender muitas coisas que aqui sao escritas,apesar de não ser católica praticante sou de alma e coração. A mensagem de Deus é amarmos nos e respeitarmo nos.praticar o bem .

10/1/22 19:25  
Blogger Rodrigo disse...

Favor fazer a correção:
Jesus disse: Bendito o leão que for comido pelo homem, pois que o leão tornar-se-á homem; e maldito o homem que for comido pelo leão, PORQUE ESSE HOMEM SE TORNA LEÃO!

4/8/22 13:48  
Blogger raph disse...

Corrigido Rodrigo, muito obrigado.

4/8/22 14:29  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home