Pular para conteúdo
12.5.14

Aquele que trará o fogo de volta ao mundo

Uma cena do filme

Produzido pelo studio canadense Heliofant, I, Pet Goat II é um curta animado que se tornou um viral na web. Apesar de não trazer praticamente nenhum diálogo, ele é repleto de simbolismo místico, numa história perturbadora que fala sobre a atual situação do mundo, e sobre a promessa de uma nova Alvorada.

Segundo a Heliofant, "A animação é uma história sobre o fogo no coração do sofrimento. Trazendo ao seu encontro dançarinos, músicos, artistas gráficos e animadores em 3d, o filme traz uma visão crítica dos eventos atuais. Nele há uma figura misteriosa, navegando em seu barco através de uma terra escura e desolada, em sua jornada em busca da paz interior."

O filme consegue realmente tocar a nossa essência ao trazer tantos símbolos que, afinal, dizem respeito ao que existe em nossa alma. O mundo que vemos lá fora é sobretudo um reflexo do que cultivamos adentro. A animação é uma crítica óbvia ao atual sistema político (sobretudo o americano), a falência das ideologias modernas, as igrejas fossilizadas em seus dogmas, e o culto ao "deus do consumo", como o gosto de chamar. No entanto, nele também há a promessa de um novo amanhecer, onde aquele que estava dormindo em nosso interior, acordará novamente, e trará o fogo de volta ao mundo... Vejam:

Há diversas outras análises mais profundas deste curta. Se for de seu interesse, encontrei uma análise em vídeo do canal WolfBio, no YoutTube. O Gnosis Portugal também traz uma extensa análise em seu site.

***

Crédito da imagem: I, Pet Goat II (Divulgação)

Marcadores: , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home