Pular para conteúdo
9.12.08

O Natal Gnóstico

Os gnósticos não chamavam a si próprios de gnósticos, de fato chamavam a si próprios de cristãos. Mas comparando o pensamento de muitos "cristãos" ao dos gnósticos, ficou bom para eles que tenham sido diferenciados pela história.

Abaixo, algumas mensagens para um Natal Gnóstico a todos aqueles que tiverem ouvidos para ouvir:

A oração dos fiéis de Tomé (do Evangelho de Tomé)

Eu acredito em um único Deus, em um único mistério divino
que se encontra além de todas as definições e racionalidade,
na alma de tudo o que sempre existiu
que exista ou que venha a existir.

Eu acredito em Jesus, mensageiro do Criador,
emissário de cura espiritual, alma da compaixão divina,
estrela brilhante no firmamento dos profetas,
dos místicos e dos santos de Deus.

Eu acredito no Espírito Santo,
a essência de Deus que envolve nossas vidas,
o alento de Deus que move nossa existência,
a imensidão de Deus que habita em cada um de nós.

Eu acredito que sou escolhido para ser o espelho de Jesus,
permitindo-me ser um veículo de amor ao Criador,
uma fonte da sabedoria e da verdade divina,
um instrumento da paz de Deus no mundo.

Eu acredito que o Reino de Deus se encontra aqui e agora,
abarcando tudo ao nosso redor para todos aqueles
que possam ver, que tenham coração para receber
e mãos para fazer acontecer.

Eu acredito na comunidade dos devotos de Deus
em todas as religiões, como também fora delas,
nos grandes profetas, místicos e santos,
e em todos aqueles que iniciaram a jornada espiritual.

Eu acredito no futuro deste planeta
quando todos terão a consciência e a moderação divina,
assim como aprenderemos a viver no amor e na paz
onde existirá a fraternidade entre todos os seres.

Eu acredito que na morte, a vida é transformada,
e não findada, e que estamos indo, passo a passo,
na direção da essência do Criador, do amor Divino
e da glória de Deus por toda a eternidade. Amém.

Fonte: O Evangelho de Tomé, Ron Miller, Ed. Nova Era.

***

Ao dizer: “Aquele que beber da minha boca se tornará como eu e eu serei ele”, Jesus está falando do ponto de vista daquele Ser dos seres, a que chamamos Cristo, que é o ser de todos nós. Todo aquele que vive essa relação é como Cristo. Todo aquele que traz em sua vida a mensagem do Verbo é equivalente a Jesus.

Veja, há dois modos de pensar “Eu sou Deus”. Se você pensa: “Aqui, em minha presença física e em meu caráter temporal, eu sou Deus”, então você está-louco e provocou um curto circuito na experiência. Você é Deus não em seu ego, mas em seu mais profundo ser, onde você é uno com o transcendente não dual.

A palavra “religião” significa religio, religar. Se dizemos que há uma única vida em nós ambos, então minha existência separada foi ligada à vida una, religio, religada. Isso está simbolizado nas imagens da religião, que representam aquela união.

Joseph Campbell em O Poder do Mito.

Marcadores: , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home