Pular para conteúdo
15.1.09

Memórias de vidas passadas

A Discovery produziu um documentário sobre estudos de casos de crianças que se lembram de vidas passadas. Apesar do clima meio "ghostbusters" do início, lá pelo meio percebemos que o caso da menina do Sri Lanka é sólido, pois ao encontrar sua "família passada" ela sabia de detalhes da região, inclusive reconhecendo seus familiares por si própria. Os outros casos não são tão sólidos por se tratarem de netos lembrando da vida dos avôs, o que poderia ser explicado, dentre outras coisas, pelo avô estar "cuidando" do próprio neto, principalmente durante o sono (obviamente para quem não acredita em vida após a morte as opções são mais limitadas).

A experiência de falseamento cética também é muito bem conduzida, mostra que praticamente qualquer criança pode inventar uma história de quem foi "em uma vida passada", inclusive dando detalhes da morte. A questão é que elas foram sugestionadas a inventar (coisa que não ocorre nos casos sólidos, onde a criança por si só começa a falar sobre o assunto) e, além disso, a experiência não considera o fato de que muitas dessas crianças se lembram de endereços e parentes em vidas passadas, com extremo detalhe (e isso não pode ser "inventado").

Reencarnação: Histórias de Vidas Passadas (Discovery Channel) PARTE 1

PARTE 2 | PARTE 3 | PARTE 4 | PARTE 5

***

Leitura recomendada:
Twenty Cases Suggestive of Reincarnation, Ian Stevenson
Life before life, Jim Tucker

Marcadores: , , , , ,

3 comentários:

Blogger Universalistas disse...

Olá Rafael, esse vídeo do Discovery é sensacional mesmo. Eu até coloquei no orkut! É quase uma prova física da reencarnação. Muito bom.

Se me permitir, vou seguir o blog e incluí-lo em nossos links religiosos.

Um abraço,
Eduardo Levi

16/1/09 16:54  
Anonymous Anônimo disse...

Bom primeiramente parabéns pelo blog, muito bom. Eu algum tempo atras comecei inconscientemente a demonstrar ceticismo sobre a exitência da alma humana. E encontro me em uma situação que desejo convencer a mim mesmo da existência de uma vida além desta. Eu não sei se posso acreditar no documentário da discovery, pois não sei se as próprias histórias não fazem parte de uma forma das emissoras ganharem dinheiro com ibope já que este assunto é bastante interessante inclusie a mim. Gostaria que se possível me refutasse, isso é algo que eu mais desejo no momento. Muito obrigado e mais uma vez parabéns!

27/9/09 03:52  
Blogger raph disse...

"Bom primeiramente parabéns pelo blog, muito bom."

Obrigado.

"E encontro me em uma situação que desejo convencer a mim mesmo da existência de uma vida além desta."

Talvez não seja a melhor abordagem. Trata-se de interpretar os sinais da natureza, e não de "querer que seja deste ou daquele jeito". Pense nisso...

"Gostaria que se possível me refutasse, isso é algo que eu mais desejo no momento."

Não desejo e nem posso lhe refutar sobre assuntos de crença, pois são particulares a cada um... Mas posso lhe indicar o livro "A Volta", lançado no Brasil recentemente pela editra Best Seller, e que trata de um caso "imbatível" de crianças que se lembram de vidas passadas. Também falo sobre sse caso aqui:

http://textosparareflexao.blogspot.com/2009/06/alma-sobrevivente.html

Abs
raph

27/9/09 22:56  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home