Pular para conteúdo
8.7.09

Nosso planeta, nossa casa

Você acabou de ver o trailer do filme Home, um dos filmes sobre ecologia mais extraordinários dos últimos tempos. Mesmo que você já esteja cansado de ouvir falar nisso, assista, vale a pena, nem que seja apenas para admirar as tomadas aéreas (belíssimas):

» Home (em inglês), com legendas em inglês

» Home - Nosso planeta, nossa casa, legendado em português (parte 1, as outras estão no YouTube)

Atualização: Já é possível comprar o DVD em lojas online (se estiver em falta, também é simples achar para download na web...)

***

Se ainda está na dúvida, leia este texto, extraído do filme, e reflita:

"O motor da vida é o sistema de ligação. Tudo está ligado. Nada é auto-suficiente. Água e ar são inseparáveis, unidos na vida e para a nossa vida na Terra. Partilhar é tudo.

É preciso cem litros de água para produzir um quilo de batatas, quatro mil para cultivar um quilo de arroz, e treze mil para criar um quilo de carne.

A Nigéria é o maior exportador de petróleo de África. Contudo, 70% da sua população vive abaixo do nível da pobreza. A riqueza está lá, mas os habitantes do país não têm acesso a ela. O mesmo acontece no resto do planeta. Metade da população pobre do mundo vive em países ricos em recursos. Só que metade da riqueza mundial está nas mãos dos 2% mais ricos da população.

Dubai tem poucos recursos naturais, mas, com o dinheiro proveniente do petróleo, pode importar milhões de toneladas de material e trabalhadores de todo o mundo.
Dubai não tem terra arável, mas pode importar comida.
Dubai não tem água, mas pode desperdiçar uma quantidade imensa de energia para dessalinizar a água salgada e construir os maiores arranha-céus do mundo.
Dubai tem quantidades intermináveis de luz solar, mas não tem painéis solares.
É a cidade dos excessos, que não pára de impressionar o mundo.
Nada parece mais distante da natureza do que Dubai, apesar de nada depender mais da natureza do que Dubai.
Dubai é a culminância do modelo ocidental."

Marcadores: , , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home