Pular para conteúdo
11.1.16

Como Bowie disse adeus...

David Bowie dispensa maiores apresentações. Foi um gênio do rock, da moda, do cinema, da Arte presente em todas as artes. Mas a sua carreira acaba de ser coroada com um disco de despedida, um disco que é muito mais do que um disco, mas a forma como um grandioso artista disse adeus a este mundo...

Em Blackstar, vigésimo quinto e último álbum de sua carreira, lançado poucos dias antes de sua morte, há claras referências a sua longa batalha contra um câncer, e até mesmo a sua morte iminente – particularmente na faixa Lazarus:

Olhe aqui em cima, eu estou no céu.
Eu ganhei cicatrizes que não podem ser vistas,
drama que não pode ser roubado

O produtor Tony Visconti, que trabalhou junto com Bowie por muitos anos, desde seu primeiro álbum até este último, explicou nas redes sociais como o músico britânico conseguiu transformar até mesmo a própria morte em arte:

“Ele sempre fez o que desejava fazer. E ele quis realizar este último trabalho do seu jeito, e o fez da melhor forma possível. A sua morte não foi nenhum pouco diferente da sua vida, uma obra de arte.

Ele fez Blackstar para nós, este foi o seu presente de despedida a todos. No entanto, eu não estava preparado para sua partida... Ele foi um homem extraordinário, cheio de amor, cheio de vida. Ele sempre estará conosco. Agora, no entanto, é o tempo apropriado para chorar.”

Visconti ainda explicou que a produção do último álbum foi “uma corrida contra o tempo”, para que tudo ficasse pronto, e com qualidade, enquanto Bowie ainda tinha condições de cantar e atuar nos videoclipes.

David Bowie partiu deste mundo em 10/01/16 após uma corajosa batalha contra o câncer, cercado por seus familiares... Ele se foi dias depois do lançamento de Blackstar, e deste vídeo abaixo, que fala por si só:

***

Este é um vídeo pesado, certamente, pois a arte de Bowie nunca teve nada de superficial. Em todo caso, ele também será lembrado pela profundidade de sua alegria, como em Starman (abaixo), e muitos outros clássicos que nos farão dançar e sorrir e agradecer por termos estado neste mundo na mesma época em que ele viveu...

Estou muito acima do mundo.
O planeta Terra é azul
e não há nada que eu possa fazer...

Major Tom

***

Crédito da imagem: Google Image Search/Blackstar/David Bowie

Marcadores: , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home