6.2.09

Chico Xavier: charlatão?

Este artigo não trata de ataque a Chico Xavier, mas sim de sua defesa. O título é para atrair aqueles que pesquisam no google por "textos prontos" (geralmente pelas palavras-chave "Chico Xavier charlatão" ou "Chico Xavier fraude") para poderem atacar a memória de Chico em discussões online. Se era essa a sua intenção, me desculpe, mas lhe convido a refletir um pouco mais sobre a natureza dos ataques gratuítos a Chico - afinal, porque será que ele incomoda tanto?

Segundo a Wikipedia e suas fontes, Chico Xavier psicografou quatrocentos e doze livros. Nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras. Reproduzia apenas o que os espíritos lhe ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros. Vendeu mais de 20 milhões de exemplares. Cedeu os direitos autorais para organizações espíritas e instituições de caridade, desde o primeiro livro.

Suas obras são publicadas pelo Centro Espírita União, Casa Editora O Clarim, Edicel, Federação Espírita Brasileira, Federação Espírita do Estado de São Paulo, Federação Paulista do Rio Grande do Sul, Fundação Marieta Gaio, Grupo Espírita Emmanuel s/c Editora, Comunhão Espírita Cristã, Instituto de Difusão Espírita, Instituto de Divulgação Espírita André Luiz, Livraria Allan Kardec Editora, Editora Pensamento e União Espírita Mineira.

Apesar disso, o ataque mais comum a Chico parte dos céticos que afirmam que ele era um charlatão em busca de ganhos financeiros: que a renda de seus livros eram doados a instituições sem fins lucrativos, que não pagavam impostos, e lhe retornavam esses lucros em forma de "mimos" e outros auxílios. Vamos então analisar a lógica do ataque:

1- Seus 20 milhões de livros vendidos não eram sequer publicados pela mesma editora, e sim dúzias de editoras diferentes. Eram, portanto, todas parte de um "conxavo secreto" para favorecer os supostos ganhos sem impostos?

2- Os impostos insidem nos livros em si, só não insidem nas desepesas administrativas das editoras. Apesar disso, a maior parte dos livros de Chico é vendida por quantias bem abaixo da média editorial no país. Será mesmo que essa era uma boa estratégia para se obter lucro?

3- Não seria mais fácil para Chico simplesmente ficar com o valor dos direitos autorias de seus livros, desde o início? Muitos autores espíritas vendem milhares de exemplares (alguns, como Zíbia Gasparetto, milhões deles) e mesmo assim "embolsam" os direitos autorais - está perfeitamente de acordo com a lei, que é laica e não reconhece o direito de supostas entidades sobrenaturais (e, mesmo assim, elas não poderiam usar o dinheiro).

4- Porque Chico viveu a vida toda em residência humilde, sustentado por sua aposentadoria, e atendendo pessoas de segunda a sábado sem cobrar nada? Porque não decidiu pelo menos gastar essa "suposta bolada" no fim da vida? Porque, pelo contrário, trabalhou cada vez mais e mais, até o limite, quando seu corpo não podia mais lhe atender? Porque, enfim, não passou o fim da vida desfrutando de sua riqueza, viajando o mundo, quem sabe visitando locais espirituais como Índia ou Nepal?

5- Porque um suposto charlatão recebeu a maior audiência em porcentagem da TV brasileira nos programas Pinga-fogo da TV Tupi em 1971 (maior até do que a da final da copa de 70)? (*)

6- Porque um suposto charlatão concorreu ao prêmio nobel da paz em 1981 e na votação para o Maior Brasileiro da História realizada pela revista Época na internet, obteve 9.966 votos, ou 36% do total, ficando em primeiro lugar? (*)

7- Ainda mesmo que Chico tivesse recebido alguns "mimos" de algumas dessas editoras, seriam então um pequeníssima parte da porcentagem de direitos autorias a que teria direito de qualquer forma - me escapa a lógica do ataque.

Ou seja, um ataque no mínimo absolutamente ilógico. Os céticos tem todo o direito de crerem no que quiserem, mas é interessante que nesse caso se usem de boatos obscuros e supostas entrevistas com ex-coordenadores de centros espíritas que "recebiam todos uma parte da bolada" - ora, ora, caso soubessem procurar em fontes mais sólidas, de prerência na biografia "As Vidas de Chico Xavier" (publicada pelo grupo espanhol Planeta, que não é espírita, e escrita pelo jornalista cético Marcel Souto Maior) ou mesmo nas próprias obras de Chico, que tratam de poesia a história antiga, de espiritualiadade a ciências (de fato, o livro "Mecanismos da Mediunidade" está em linguagem puramente científica) e às vezes também de polêmicas descrições da vida no "plano espiritual" - então talvez tivessem a oportunidade de construir uma opinião mais embasada e, porque não dizer, realmente cética.

Antes que digam que sequer considerei a lógica do ataque, vale retornar a mesma reportagem da revista Época (do link logo acima):

"Nos anos 70, Chico foi acusado de favorecer atores e políticos e deixar de atender as pessoas humildes. Também surgiram denúncias de venda de ingressos para visitas. Até o fim de seus dias, Chico recebeu, todos os sábados, milhares de crentes de todo o Brasil. Primeiro em Pedro Leopoldo, depois em Uberaba, para onde se mudou em 1959, quando já era uma celebridade. Nunca se conseguiu comprovar que o médium soubesse da movimentação financeira em torno de seu nome. Seu filho adotivo, Eurípedes Higino dos Reis, chegou a ser investigado pelo Ministério Público. De acordo com a Federação Espírita Brasileira, os direitos autorais dos livros de Chico Xavier, cedidos em cartório, beneficiam mais de 100 mil famílias. Chico Xavier dizia viver da aposentadoria como escriturário do Ministério da Agricultura."

Ou seja, a consciência de cada um que julgue o que faz sentido, e o que não faz...

***

No "bate-pronto", outros comentários acerca de ataques comuns a Chico Xavier

Chico sofria de auto-engano.
Muitos céticos analisam dessa forma, e devem ser respeitados. Não acho desrespeitoso analisá-lo dessa forma, pois antes reconhecem que foi um homem de bem que praticou a caridade a vida toda - no entanto, falta explicar como um homem humilde do interior de minas, com segundo grau incompleto, escreveu tanto e sobre tantos assuntos diversos. Ainda assim, portanto, um desafio para a psicologia moderna.

Chico era doente mental.
De certa forma, parte do mesmo pressuposto acima, apenas tende a ser mais desrespeitoso o julgamento, afinal, mesmo em sendo doença mental, fica faltando explicar que tipo de doença era essa, que permitia a um homem falar horas em TV ao vivo, para todo um país, e não gaguejar, nem falar algo aparentemente "louco" ou "ilógico" de antemão (ah não ser, claro, para os preconceituosos).

Chico treinava a "escrita-automática" e porisso escrevia tanto.
Bem, decerto ele "treinou" muito então, "treinou" a vida inteira - mas falta explicar como psicografou diversos livros em conjunto com Waldo Vieira, onde um trazia os capítulos pares, e outro os ímpares, separados por quilômetros de distância entre suas respectivas cidades, e no fim o livro fazia total sentido de coerência, sem precisar ser editado na mínima vírgula, aparentemente. Teorias como a "escrita-automática" ou o "quase mítico" Inconsciente Coletivo falham em explicar esse fenômeno em específico, a não ser que postulemos que as informaões ficam "flutuando pelo ar" apenas à espera que os "escritores automáticos" as usem - nesse caso, em que isso diferiria exatamente da lógica espiritualista?

Porque Chico viveu doente? Porque um curandeiro não procura outro curandeiro?
Chico não era curandeiro, nem nunca pretendeu ser. Chico psicografava mensagens escritas em papel, e supostamente recebia influência de seu guia espiritual, Emmanuel, toda vez que ia falar em público (como foi o caso no Pinga-fogo). A lógica das enfermidades de Chico está na "Lei de Cause e Efeito" da doutrina espírita, caso queiram saber.

Gostaria de sugerir um tema. Por que vocês não desmascaram as práticas espíritas de Chico? Adoraria ver seus seguidores humilhados pela ciência. (texto comum em blogs sobre dismistificadores).
Ora, Chico também escrevia sobre ciência! O espiritismo não pretende negar a ciência, mas ir "adiante" onde a ciência tradicional ainda não se atreve a meter o nariz. Segundo o espiritismo, caso a ciência prove experimentalmente algo que vá contra a doutrina espírita, é a doutrina que tem de se adequar a ciência, e não ao contrário. O codificador da doutrina, Kardec, era ele mesmo um homem de ciências. Em tempo: a única "prática espírita" de Chico era a psicografia, e temos diversas áreas da psicologia e parapsicologia para estuda-la. Em relação a hipótese do espírito existir, temos estudos de Experiência de Quase Morte, casos de crianças que se lembram de vidas passadas, terapias de regressão de memória, dentre outros estudos científicos (independente de admitirem ou não a hipótese, a estão estudando de maneira científica e honesta).

Segundo a Bíblia a prática de necromancia é condenada.
Espiritismo não é necromancia, a palavra "espiritismo" foi cunhada por Kardec a menos de 2 séculos e não poderia constar na Bíblia. No mais, fica difícil compreender como Jesus falou com Moisés em uma tenda (Elias foi "arrebatado aos céus", mas Moisés estava "morto" a séculos).

Chico era gay.
Um caso clássico de auto-confissão de preconceito por parte de quem ataca. Não que fizesse alguma diferença, mas ao que tudo indica Chico desencarnou ainda virgem. Além disso, tinha uma posição que agradaria muitos defensores do fim do preconceito para com homossexuais.

***

A resposta habitual de Chico (aos ataques)

"A doutrina é de paz... Emmanuel tem me ensinado a não perder tempo discutindo. Tudo passa... As pessoas pensam o que querem a meu respeito – pensam e falam. Estou apenas tentando cumprir com o meu dever de médium. Companheiros escrevem fazendo insinuações em torno da obra dos espíritos por meu intermédio... O que posso fazer? Estamos numa doutrina de livre opinião. Devo prosseguir trabalhando. O meu compromisso é com os espíritos... Não pretendo ser líder de nada. Estou consciente de que tenho procurado fazer o melhor e sou grato aos nossos Benfeitores por não me terem permitido uma vida inútil. Um dia, nós vamos compreender a necessidade de uma união mais profunda – quando sentirmos ameaçados pelas religiões intolerantes, que estão crescendo muito..."

Jornal O Ideal - Nº 56 - Janeiro de 2000

***

(*) Numa análise mais cética, estes argumentos podem cair na falácia do "apelo a autoridade". Porém, não esqueçamos que o Pinga-fogo de 1971 foi um esforço jornalístico para tentar fazer Chico cair em contradição e/ou "desmascará-lo", e todos sabem que teve o efeito oposto: tornou-o um mito no país. No mais, os outros argumentos não dependem desses para se sustentar.

Este artigo também pode ser visualizado pelo endereço http://tinyurl.com/chicoxavier

Artigo relacionado: Um médium notável

Crédito da foto: Wikipedia

Marcadores: , , , ,

47 comentários:

Blogger raph disse...

Minha intenção com esse post é, principalmente, fazê-lo aparecer em pesquisas do Google.

Se buscarem hoje pelas palavras-chave "chico xavier charlatão" ele já está em oitavo lugar, na primeira página.

O objetivo é fazer com que o pessoal que não conhece nada sobre Chico, mas busca por "provas" que era charlatão, encontre evidências realmente céticas e jornalísticas a seu respeito: ou seja, que demonstrem claramente a verdade, que ele não era charlatão, independente de sofrer de auto-engano, ou de espíritos existirem ou não.

Quem quiser (e puder) me ajudar, se colocarem um link para esse post em seus blogs (principalmente no blogger que é da Google), vão ajudar a que este se encontre cada vez mais próximo ao topo dos resultados nesse tipo de pesquisa.

Obrigado,
raph

8/2/09 21:20  
Anonymous Anônimo disse...

Como fazer um médium charlatão

http://www.youtube.com/watch?v=hzkvXyJecao&feature=related

2/9/09 10:52  
Blogger raph disse...

Em relação ao video postado acima, cito um trecho do meu artigo sobre João de Deus, falando sobre James Randi (famoso dismistificador):

"O problema está no julgar sem saber, como ficou claro nesse caso. Julgar fraude de antemão um fenômeno mal estudado, apenas porque vai contra sua crença (ou descrença). Nesse ponto, o ceticismo de Randi é obviamente falho. Não tiramos seu mérito de dismistificar diversos charlatões pelo mundo, mas lamentamos sua falta de critério para com esse caso em específico."

2/9/09 12:30  
Anonymous Anônimo disse...

Porque alguem com tanto desapego material só usava perfume francês e uma peruca sebenta? é pecado ser careca? E esse seu "filho" que de filho não tinha nada , seu AMANTE , recordista em acidentes de transito muito estranhos por ele causados pela cidade de Uberaba. Todo dia morre um trouxa e nascem dois . Voces do espiritismo são pateticos aproveitadores da dor alheia , aproveitam-se dos momentos de fragilidades das pessoas que perdem entes queridos.Farsante e charlatão , hoje deve estar no garfo do capeta.

30/9/09 16:23  
Blogger raph disse...

Em relação ao comentário acima:

1. Não sou espírita, minha religião é meu pensamento.

2. Vou deixar o comentário publicado pois é um excelente exemplo da mentalidade das pessoas que creem que Chico Xavier era um "aproveitador". Sem comentários: as palavras falam por si mesmas...

30/9/09 19:02  
Blogger raph disse...

Algumas reportagens interessantes no site do filme de Chico Xavier, a ser lançado no Brasil em 02/04/2010:

O Começo - sobre o início das filmagens, incluindo depoimento de Marcel Souto Maior (o filme é inteiramente baseado no livro dele, "As Vidas de Chico Xavier"):

http://www.chicoxavierofilme.com.br/site/?p=1456

Episódio da revista "O Cruzeiro" - como a tentativa de "desmascarar" Chico acabou fazê-lo famoso em todo o país:

http://www.chicoxavierofilme.com.br/site/?p=1504

21/2/10 16:39  
Anonymous Anônimo disse...

É tudo enganação.ONIPOTENTE,ONIPRESENTE,NICIENTE´.Vê tudo, está em todo lugar,sabe tudo e não faz nada.Me mostre o tumulo de um deus e eu vou lá colocar flores.Tão poderosos e estão mortos.Se é que existiram...

28/3/10 07:35  
Blogger raph disse...

Ao autor do comentário acima, recomendo este texto:

http://textosparareflexao.blogspot.com/2009/11/reflexoes-sobre-o-nada-parte-2.html

Lembrando sempre, é claro, que cada um vê Deus (existente ou não) a sua maneira... É como impressão digital: não tem igual.

Abs
raph

29/3/10 12:52  
Anonymous Anônimo disse...

Fiz algumas pesquisas e realmente a conclusão é que CHICO XAVIER éra mesmo homossexual. Minha opinião é que na bíblia é colocado que o homem não deve manter conjunções carnais com ser de um mesmo sexo, porém fala-se também que o Espirito Santo de Deus muda nossos pensamentos e que Deus não faz acepção de pessoa e ainda fala que devemos nos achegar a Jesus assim como nós estamos, afim de conseguir a cura de nossas almas.
Para quem pratica a homossexualidade, que deve fazer?

Primeiro, reconhecer o seu pecado. A Bíblia diz em Salmos 51:2-4 “Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.”

Segundo, pedir que o seu pecado seja perdoado. Deus diz que pode começar uma vida nova. A Bíblia diz em Salmos 51:7-12 “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.”

Terceiro, acreditar que Deus lhe perdoou deveras e parar de se sentir culpado. A Bíblia diz em Salmos 32:1-6 “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.”

2/4/10 12:12  
Blogger raph disse...

"Algumas pesquisas" não é evidência suficiente para a afirmativa. Neste artigo cito a Wikipedia (e suas fontes) e a biografia de Chico, escrita pelo jornalista cético Marcel Souto Maior, que deu origem ao filme lançado hoje (dirigido por Daniel Filho, que além de cético é ateu). Ao que consta Chico foi virgem a vida toda, e o episódio em que seu pai o leva a uma casa de prostituição e todos se supreendem quando ele "incita" as prostitutas a rezarem o pai nosso junto com ele é verídico (pelo menos tem inúmeras testemunhas ainda vivas).

Em todo caso, esta era a opinião de Chico sobre a homossexualidade:

http://www.youtube.com/watch?v=tb8LmH5ep7Y

Abs
raph

2/4/10 23:39  
Blogger Isabele do Valle disse...

Me assustei com comentarios do tal anonimo, não tem oragem de mostrar quem realmente é. coitado tenho pena dele...

É dificil agradar a gregos e troianos é dificil agradar a todos, afinal nem Jesus conseguiu...

Gosto de Chico Xavier, e infelizmente fico com pena do senhor ou senhora que disse todas essas coisas ruins, a troco de que?

Plante o mal e colherás o mal...

Eu como espirita e como ser humano prefiro plantar o bem e colher o bem, mas claro, sempre haverão pessoas que ferem nossos corações por querermos o bem...

Se Jesus, Chico xavier(eles nao sao os mesmos e nem estou querendo que sejam), mas se eles tiveram pessoas q os odiaram por eles terem feito o BEM, entao nao sei mais o que poderia ser feito por essas pessoas que condenam o bem que adoram inventar injurias e falso testemunho a respeito de almas tao boas...

espero que Deus tenha misericordia de palavras tao rudes e mesquinhas que o suporto anonimo falou..

Isso me entristeceu muito, mas fazer o que? :/ por isso estamos no mundo que estamos, aonde o BEM é condenado e julgado como mau?



Nem perdi meu tempo lendo o resto dos comentarios MALDOSOS que o ANONIMO disse, isso só serve pra ns dar dor no coração e tristeza, afinal quem faz coisa ruim atrai coisa ruim, eu prefiro me manter longe de pessoas como esse anonimo que gosta de FAZER e DIZER coisas ruin... :/

Sem +...

3/4/10 19:07  
Blogger Isabele do Valle disse...

Pq DIZEM tantas coisas ruins sobre uma pessoa tão boa? PQ sao os primeiros a jogar pedras em um ser tao iluminado que nunca fez MAU a VOCÊS?


PQ MEU DEUS? PQ EXISTEM PESSOAS TAO MESQUINHAS E RUINS? :/

PQ? Mais uma vez me decepcionando com a preferencia de algumas pessoas pelo lado ruim das coisas...


Muito triste com eses anonimos que nao conseguem dar a cara a tapa, medo?

Nao se preocupem, espiritas nao gostam de coisas ruins como vocês!

:/

TRISTE E LAMENTAVEL



O pior de tudo: Chico homem HOMOSSEXUAL? Nossa gente, e os padres que comem criancinhas?(nao todos, mas alguns) E os pastores que roubam no senado que tem videos provando?

Quer dizer entao que se vc tiver um filho e ser SOLTEIRO significa q vc é GAY?

Nao vou mais perder meu tempo aqui :/ muito triste tudo isso, essas palavras RUINS de pessoas MALDOSAS soh estao servindo pra me deixar TRISTE!

Que Deus ilumine o caminho de vocês e mostre que o mundo é muito maior do que o que vcs julgam, olhem pro proprio umbigo e julguem a si proprios!

:/ (duvido que sao felizes sendo tao maldosos)

3/4/10 19:13  
Blogger raph disse...

Cara Isabele, somente para esclarecer: todos que postam sem se identificar são chamados de "Anônimo", sendo que os comentários acima não necessariamente são da mesma pessoa. Identifiquei pelo menos um ateu e um provável "evangélico" entre os Anônimos. Mantive esses comentários inclusive por demonstrarem os tipos de ataques mais comuns ao Chico... Que cada um julgue se são ou não válidos :)

Abs
raph

4/4/10 00:57  
Anonymous Anônimo disse...

Não tenho dúvidas sobre o PODER DE CURA de Chico Xavier.

Quando tinha por volta de 10-12 anos, meu nariz sangrava sem motivo algum durante a noite. Procurei médicos e fiz exames, que nada constataram de anormal. Minha mãe ficou sabendo na época que Chico Xavier prescrevia medicamentos através de cartas que deveriam ser escritas de próprio punho pela pessoa que tivesse qualquer tipo de problema de saúde.

Assim o fiz, escrevendo apenas, com minha letrinha infantil, meu nome completo, data de nascimento e idade. NADA MAIS.

Enviei pelo Correio com outro envelope já endereçado e selado para resposta. Em menos de 15 dias, recebi uma carta, uma espécie de receita médica, com 1 medicamento (não lembro agora o nome) e 1 vitamina. Fomos à farmácia e lemos a bula. BINGO! Era exatamente o que eu precisava: algo que tinha a ver com o tal sangramento, com problema de coagulação..

Perdoem-me por não lembrar de todos os detalhes. Eu era criança e isso já faz mais de 20 anos.

Só me lembro que fiquei realmente impressionada por não ter escrito NADA sobre o problema que tinha e não ter estado na presença dele para recerb esta cura.

Sou muito grata a Chico Xavier e a todos que trabalharam com ele e faziam ser possível atender a tantas pessoas, de formas diversas, por tanto tempo. Mesmo doente, fraco.. ainda assim se doava aos outros cumprindo sua missão nesta vida.

Qualquer outro comentário a respeito de sua personalidade é pura falta de foco pra não se olhar para a verdade.

Obrigada por esta reflexão.

Daniela Assunção

5/4/10 15:31  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns, ótima matéria.
Eu particularmente tenho perdido minha vontade de abrir olhos.
Falo pouco, aos poucos, aos que ainda ouvem e refletem.
Infelizmente estamos em meio a um mar de bestas instintivas que cospem o pão exigindo carne e sangue.

Humanos são raros.

Reluto em não sentir pena, afinal a cada véu que cair (e o véu cai!), se verão sufocados com o peso da própria lingua.

Não desejo isso a ninguém, mas luto pelos Humanos, pelos Homens... e estes, hoje, são raros.

5/4/10 16:40  
Blogger raph disse...

Cara Daniela,

O que disse a seguir se casa perfeitamente com o que sabemos sobre o Chico:

"Em menos de 15 dias, recebi uma carta, uma espécie de receita médica, com 1 medicamento (não lembro agora o nome) e 1 vitamina. Fomos à farmácia e lemos a bula. BINGO! Era exatamente o que eu precisava: algo que tinha a ver com o tal sangramento, com problema de coagulação.."

Ou seja, não é que ele tenha "poder de cura" ou seja "curandeiro", mas que sua facilidade de comunicação com os espíritos (muitos deles médicos) possibilita que atue como uma espécie de médico no sentido de emitir o diagnóstico.

Mas ele sempre defendeu a medicina tradicional, e consta que não recomendava as cirurgias mediúnicas (mas com cortes físicos) do médium Arigó (Dr. Fritz). Ou seja, se é que a medicina de Chico era espiritual, era uma medicina complementar e entusiasta da medicina tradicional.

Mas não era de "perseguir" ninguém, tanto que incentivou um jovem João de Deus a prosseguir nas suas práticas mediúnicas (embora não concordasse com cirurgias físicas praticadas por médiuns).

Abs
raph

5/4/10 18:44  
Blogger raph disse...

"Parabéns, ótima matéria."

Obrigado. A pessoa de Chico praticamente exige esse tipo de defesa (pelo menos de quem o conheceu ou conhece).

"Eu particularmente tenho perdido minha vontade de abrir olhos."

Isso vem com o tempo. Melhor deixar que eles se abram por conta própria... O máximo que podemos fazer é falar sobre as belezas expostas a quem tem olhos para enxergar, mas não poderemos nunca obrigar ninguém a abrir os olhos!

Abs
raph

5/4/10 18:47  
Anonymous Anônimo disse...

Ola , Meu nome é Ademir, não sou ateu, mas não de nenhuma religião.

Li todos os comentários acima e identifiquei uma leve "guerra fria" entre os que acreditam e os que não acreditam.

Alguns pontos precisam ficar bem claro.

1- o grande sucesso de Chico Xavier esta atrelado a curiosidade das pessoas sobre a morte.

2- a história dele é muito rica e complexa, da para fazer uns 20 livros defendendo e 20 atacando.

3- sendo bem racional (ateu) , "em casa que não tem pão, todo mundo briga e ninguem tem razão" ninguem tem certeza absoluta da verdade, tanto sobre Chico , tanto quanto a morte, só saberemos o dia que chegar nossa hora.

Resumindo, na minha humilde opinião, é besteria querer impor vossas teoria.

um abraço a todos

7/4/10 00:17  
Blogger raph disse...

"Resumindo, na minha humilde opinião, é besteria querer impor vossas teoria."

Me parece que você não compreendeu o objetivo deste artigo:

1- Não quero impor teoria alguma, nem que espíritos existem, nem mesmo que Deus existe.

2- Quero somente defender Chico Xavier da acusação de charlatão, ou seja, que ele supostamente enganava as pessoas para obter alguma espécie de lucro. Se ler o artigo com calma, verá que fica muito, muito difícil sustentar essa acusação contra ele.

Abs
raph

7/4/10 01:52  
Blogger Felipe disse...

Ah! Mas sempre vejo algum Anônimo disposto a perder tempo (dele e de outras pessoas) com essas discussões e acusações. O fanatismo religioso assim é ainda mais triste quando apoiado pela "bengala bíblica", que dá uma falsa segurança à respeito destes desrespeitos.
Falam tanto estes pastores e padres! E até mesmo o papa e todas as outras classes religiosas, se estes fizessem pelo menos metade da obra de caridade que o Chico fez, o mundo estaria sem tanta dor, fome, desespero e escuridão. Mas não vemos nada disso.

7/4/10 14:47  
Blogger raph disse...

Uma bela análise do filme recém-lançado de Chico Xavier, totalmente baseado no livro que cito neste artigo - "As Vidas de Chico Xavier":

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2010/04/chico_xavier_o.html

O artigo (do blog Saindo da Matrix, que também recomendamos em nossos links) inclusive referencia este artigo, e cita o comentário da Daniela Assunção acima.

Abs
raph

7/4/10 16:15  
Anonymous Amleto disse...

"É pelos frutos que se conhece a árvore".

Sem considerar os livros publicados, podemos observar os "frutos" da vida de Chico Xavier na forma de amor ao próximo....

e podemos observar os "frutos" de pessoas que, tudo o que podem realizar, são ataques ofensivos como alguns observados acima.

Eu pessoalmente prefiro o amor.

8/4/10 22:58  
Anonymous Maria disse...

esse tal anonimo é quem ?
será que ele é o Hitler ? ohh
se chico foi isso ou aquilo não importa, o importante foi o q ele fez e ninguem faz, ajudar o proximo, fazer a caridade,e ah principalmente teve uma coisa q ele nunca fez JULGAR O PROXIMO, ANTES DE JULGAR REFLITA!!!!
E POR FAVOR PARE COM ESSAS ASNEIRAS, E MOSTRA A SUA CARA ANONIMO, POR QUE ISSO E COISA DE COVARDE!!!

8/4/10 23:18  
Blogger raph disse...

Este artigo vem recebendo muitas visitas, algumas delas de céticos a quem respeito, portanto gostaria de me adiantar a uma análise dos argumentos apresentados na primeira defesa, em relação a acusação de Chico hipotéticamente ser um enganador consciente das pessoas, e não alguém que sofre de auto-engano ou um médium genuíno (admitir a possibilidade da meduinidade e existência de espíritos):

Dos 7 argumentos em sua defesa, admito que os itens 5 e 6 são um "apelo a autoridade", o restante continua sendo bem válido.

Sobre as defesas de "bate-pronto", acredito que estejam razoavelmente bem fundamentadas, mas admito que coloquei ali alguns "alfinetes" para os céticos :)

Abs
raph

9/4/10 11:18  
Anonymous Anônimo disse...

Retrógados alienados...

Adoram erguer ídolos...

Preguiçosos...

10/4/10 11:26  
Blogger raph disse...

Ao Anônimo acima:

Quem faz caridade é preguiçoso?

10/4/10 19:34  
Blogger raony_ disse...

Felipe leia o O livro do Leonardo Boff "Fundamentalismo" vai ajudar ao seu argumento

10/4/10 23:34  
Anonymous Anônimo disse...

Realmente é lamentável ver como existem pessoas ingênuas neste mundo . O que é triste é que esse falso médium Chico Xavier , especialista em leitura fria e capaz das técnicas mais ardilosas para ludibriar pessoas fragilizadas pelas perdas de parentes . Eu faço uma pergunta , vcs espiritas metidos a utilizar a palavra de Jesus , se esqueçem que ele disse para deixarmos os mortos EM PAZ ? O proprio Jesus disse para deixarmos os mortos em PAZ mas vcs se acham acima do que recomendou Jesus??? Outra coisa engraçada , quer dizer que o cidadão psicografava em portugues mas o espirito "falava " com ele em LATIM! Ora , porque não escreve então em LATIM , que maravilhoso conversor é este que traduz automaticamente tudo sem que o "medium" saiba o idioma? Esse Chico era um fanfarrão mesmo , profissional em enganar os trouxas com a ajuda do seu filhinho amante.Engraçado que o desapego espirita do herdeiro dele é tão grande que o cara só anda de mercedes e gosta de carros importados. Grande desapego material.Não é a toa que essa instituição comandada por ele está sob investigação do ministério publico por mau uso de verbas . ISSO NINGUEM DIVULGA por que os ESPIRITAS XIITAS poderiam retaliar , como fazem com qualquer um com um minimo de bom senso que perceba a charlatanice desse senhor e sua turma de bonzinhos.
Continuem nesse mundinho de ilusão de vocês , é muito mais fácil por a culpa dos problemas e desgraças da vida nos ESPIRITOS do que na própria incompetencia e mediocridade.Um forte abraço , eu tenho mesmo muita pena de vcs.

6/5/10 12:16  
Blogger raph disse...

Ao "Anônimo" que comentou imediatamente acima:

"Um forte abraço , eu tenho mesmo muita pena de vcs."

Pena não serve de nada, caridade sim.

"O proprio Jesus disse para deixarmos os mortos em PAZ mas vcs se acham acima do que recomendou Jesus?"

Com quem Jesus falou em uma tenda? Ora, Elias pode ter sido "arrebatado aos céus", mas Moisés estava morto há muito tempo...

***

No mais, falar por falar é fácil. Se tem algo contra a conduta de Chico ou da FEB, vá a justiça provar... Até hoje falaram muito, provaram nada.

Essa "teoria da conspiração" de que "os espíritas" comandam a justiça e a mídia é fantasiosa. Falam sobre o que não sabem, e no mínimo apenas divulgam o espiritismo aos quatro ventos - da forma errada, mas divulgam de qualquer jeito...

Eu me divirto com esses comentários. Sério mesmo :)

Abs
raph

6/5/10 17:18  
Blogger raph disse...

Gostaria de lembrar que comentários com ofensas pessoais - no lugar de argumentos - serão simplesmente deletados. Principalmente vindos de quem sequer se identifica...

Abs
raph

8/5/10 01:24  
Anonymous Dio Jonas disse...

_noto que as pessoas que não acreditam em Chico xavier usam de um vocabulo bastante complexo para se expressarem! Então nem adianta eu tentar me equiparar a esse nível , uma vez que minha escrita é simples, porém objetiva!
Para ser sincero jah pensei em ser epíritas , mas como todas as religiões as quais jah pertencí encontrei pontos negativos ! Porém os pontos positivos foram bem maiores! O fato é que jamais teremos a certeza de qual religião é a certa a se seguir!Por enquanto fico com a minha (que eu criei , um elo entre eu e meu pai) ! Aos Evangélicos posso dizer que tenho certeza que essa não é de fato a religião mais certa? Pq? Pq Deus gosta de pessoas Humildes e até hj não encontrei um evangélico que praticasse a humildade! Querem impor sua religião como "A melhor e mais certa" E em seus sermões faltam dizer : Nós vamos para o céu e vcs para o inferno! Acho que ninguem nesse mundo está apto a ir para o céu , sorte nossa qUe Deus é amor e perdão! Ah essa opnião vale tanto para evangelicos quanto para os testemunhas de jeová! Jah os católicos que se dizem mais liberaris para mim são hipócritas que sustentam o luxo das igrejas e fecham os olhos para o povo que passa fome! Eu sei que existem muitas missões que ajudam pessoas pobres , mas se de fato o dinheiro fosse investido mais nas ações menos em obras exuberantes e luxuosas haveria bem menos gente passando fome! na minha cidade o padre da minha paróquia tem dois carros do ano! Um para passeio e outro para ir para igreja !éh mole?
Eu sei que talvez eu esteja indo pelo caminho errado e jah me conformei que jamais saberei da verdade , mas sei que tento fazer o certo e discordo até de certas partes da bíblia (afinal como vou saber se ela tbm não passa de uma mentira? eu não ví ninguem escrevendo) Bom só sei que de cada religião absorvo o que acho sensato (não só o que me convem como muitos estão pensando)E dessas idéias crio a minha própria religião talvez um Diojonimso! Mas O que quero dizer voltando ao assunto do Chico é que sempre haverá quem jogue pedras ! Não importa o quão boa a pessoa foi! Acredito que independente da religião de Chico ou se ele era ou não charlatão ou Gay como ví em alguns sites , ele foi uma pessoa que ajudou o próximo e fez a diferença na vida das pessoas! Gostaria que o mundo fosse passífico como ele! Quem me dera se os pecados do mundo fossem os pecados de Chico , com certeza estariamos bem melhor!
Eu sinceramente não sei se o que acabo de postar é uma grande bobagem ou se pareceu fingido ou maquiado! O fato é que deixo uma mensagem que gostariam que todos a refletissem! Atualmente é meu único mandamento: Nada aproxima mais o homem de Deus , do que amar ao próximo como a sí mesmo! Um abraço a todos ! perdoem os erros ortográficos , mas na net vale tudo! E desculpem se ofendi alguem!

13/5/10 03:09  
Blogger raph disse...

Dio, obrigado pelo depoimento.

Eu tembém tenho minha própria religião, já que minha religião é meu pensamento, minha vida é minha bíblia, minha igreja é meu coração e Deus é nosso amor.

Mas não esqueçamos do amor... Não é porque jogam pedras que devemos jogar de volta. Eu estou aqui apenas defendendo que Chico nunca foi charlatão - independente de espíritos existirem ou não - pois doou toda a vida e toda a vendagem de seus livros a caridade.

Agora, a ignorância dos que atacam fica evidente na própria lógica de seu ataque. Deixem que falem por si mesmos.

Abs
raph

13/5/10 10:58  
Blogger ArkAngel disse...

Bom dia a todos.

Lembrem-se de que todos nós somos filhos de Deus, e que de uma maneira ou outra, o caminho do homem é sempre em frente, ou seja, nós evoluimos sempre, e na pior das hipóteses, permanecemos estacionados. Isto é uma lei de nossas vidas.

Toda obra divina é perfeita, muitas vezes nossas capacidades intelectuais não são suficientes para abarcar o porquê de tal ou qual coisa ser da maneira que é.

Por isso, muitas coisas ou acontecimentos que à primeira vista nos parecem ruins ou sem sentido, se vistas de uma dimensão maior, farão perfeitamente sentido.

No caminho para uma compreensão maior do sentido da vida e de nossas missões, os opositores e inimigos são necessários. Vejam bem, digo "inimigos" num sentido figurado, eles apenas são representantes da dualidade da vida neste planeta. Não há bem sem o mal, frio sem calor, tudo é apenas relativo. Afinal de contas, quem pode determinar onde um termina e o outro começa? Onde acaba a escuridão e começa a luz? Onde termina o mal e começa o bem? São apenas aspectos de nosso nível de consciência nesta dimensão.

Numa visão mais profunda, os opositores e inimigos são necessários, pois de uma maneira ou outra eles não se preocupam em nos agradar, e nessas atitudes, muitas vezes são mais sinceros e nos mostram uma visão mais real de quem realmente somos, justamente porque não tem nenhum interesse em nos agradar, ao contrário do que geralmente acontece com nossos amigos.

Portanto, as opiniões daqueles que não crêem no espiritismo são altamente necessárias à formação e cristalização em nós mesmos de nossas próprias convicções, logicamente apoiadas em nosso discernimento e racionalismo.

O que vejo é que muitos confundem racionalismo com materialismo. Podemos ser racionais sem sermos materialistas. A matéria não é conflitante com o espírito, muito pelo contrário, são complementares. Como disse no parágrafo anterior, onde um começa e o outro termina?

Apenas o que existem são realidades visíveis, aquelas percebidas pelos nossos sentidos físicos, e as realidades invisíveis, aquelas que sabemos existir, mas naõ percebemos fisicamente.

Alguém duvida que o sentimento de saudade, por exemplo, exista? Mas se tentamos provar a existência da mesma, não conseguiremos. Não conseguimos provar materialmente nada daquilo que pertença à classe da realidade invisível, justamente porque não dispomos de instrumentos necessários! Como medir a luz usando uma régua?

Por isso, digo que as discussões aqui apresentadas são necessárias, pois sem confrontos não teremos certeza a respeito de nossas próprias opiniões. Fico feliz também porque só o fato de estar havendo uma discussão, pressupõe-se que esteja havendo trabalho intelectual, que de uma maneira ou outra, muitas vezes por caminhos tortos e inimagináveis, um dia nos levarão a uma compreensão maior da vida.

Um abraço a todos.

21/8/10 13:15  
Blogger raph disse...

ArkAngel, obrigado pelo longo e extremamente lúcido comentário...

Certamente, pedras que se chocam podem tirar lascas umas das outras, mas há algumas que produzem faíscas, e desse fogo sagrado advém boa parte da evolução dos seres.

Assim como a escuridão é apenas a ausência da luz, a ignorância é apenas a ausência da sabedoria e do conhecimento.

É preciso refutar e/ou evitar discussões onde só existem ataques gratuítos e/ou dogmáticos - porém, também é preciso compreender que aqui cada ser está em seu próprio estágio de evolução. Incuindo nós mesmos.

Quem julga quem está com a razão? Pois é, o melhor é considerar todas as opções, e na medida do possível amar todos os seres - cada vez mais, sempre a frente...

Alegria!
raph

21/8/10 15:15  
Blogger B disse...

Me explique o que mostra esse site?

http://www.averdadesejadita.com.br/?p=66

13/9/10 11:27  
Blogger raph disse...

Oi B,

Em resumo: muito provavelmente uma fraude da "médium" em questão. Entretando, o envolvimento de Chico foi "armado" pela Revista Cruzeiro, aproveitando-se de sua ingenuidade e o convidando para as sessões... Tudo isso é extensivamente explicado no livro do jornalista CÉTICO e ATEU, Marcel Souto Maior - "As vidas de Chico Xavier" -, que deu origem ao filme "Chico Xavier".

Também remeto a meu outro artigo sobre Chico, e ao comentário que fiz nele...

O artigo é "Um médium notável" (em 2 partes):

http://textosparareflexao.blogspot.com/2010/04/um-medium-notavel-parte-1.html

***

Já o comentário que fiz na parte 2 trata do mesmo questionamento, respondendo ao outro comentário...

Bem acredito que esteja se referindo ao artigo abaixo:

http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/3417/chico-xavier-e-a-fraude-de-otlia-diogo-a-irm-josefa

Sobre o artigo, concordo plenamente com o que defende no contexto do penúltimo parágrafo:

"Todas estas dúvidas e questionamentos, todo este ceticismo pode e deve ser levantado por qualquer pessoa, espírita, cristã ou atéia, que avalie a evidência e as alegações em questão. Não se pode negar que é um ceticismo saudável. No mínimo, as supostas evidências dos fenômenos de materialização em questão são [...] duvidosas e de forma alguma comprovam sua veracidade."

Apenas omitiria o "mais do que" antes de "duvidosas", pois é uma forma de influenciar o leitor (e ceticismo não é marketing nem política nem ideologia).

Já o site "Saindo da Matrix" tem uma análise mais aprofundada do fenômeno:

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2006/07/materializacao.html

***

E finalmente, conforme eu já disse no meu artigo acima (na parte 1):

"Se são fraudulentas ou não, não vem ao caso comentar, pois não quero aqui convencer ninguém de realidade ou irrealidade da existência de espíritos e/ou materializações. Mas é necessário notar que tais episódios que (bem ou mal) exporam Chico ao ridículo da mídia da época foram cuidadosamente orquestrados (novamente) pelos “jornalistas” da Revista Cruzeiro [4]. A lição que ficou do episódio foi prontamente assimilada por Chico, tanto que se afastou da mídia por anos, até o retorno triunfal no Pinga-Fogo de 1971. Fossem as materializações reais ou não, o espiritismo não se presta a esse tipo de espetáculo. É uma doutrina de reforma íntima, de autoconhecimento, de caridade, não de shows de materialização. “Lição aprendida meu caro Emmanuel”!"

Abs
raph

13/9/10 12:48  
Anonymous Anônimo disse...

eu acho que a maior parte das pessoas tem o coração cheio de maldades,só veem impureza aonde não existe...porque elas são impuras.eu acredito que Chico foi um homem honesto,bom e puro...tanto na alma,como no corpo.
O próprio Jesus foi chamado de charlatão.Eu sou evangélica e durante muitos anos preguei o evangelho e ajudei muitas pessoas.Fazer o bem,como Chico fez é muito difícil,porque infelizmente as pessoas não acreditam mais no bem.eu tambem fui desacreditada e sei o que é passar por isso.Amava o Chico e espero um dia encontrá-lo no ceu,pois,só quem pode julgar é Deus.Eu tenho certeza de que ele não foi um charlatão...mas, sim, um homem muito humilde e bom.A sua humildade me encantava.Dificilmente,haverá outra pessoa assim.

28/1/11 05:47  
Anonymous Anônimo disse...

ah, e outra, esse negócio de dizer que toda pessoa solteira que não teve filho é homossexual é calúnia,viu? eu sou solteira,não tive filhos e, no entanto não sou homossexual...além do mais não tenho vida sexual ativa...por opção.que coisa desagradável dizer que o Chico era gay.geralmente, toda pessoa que tem um trabalho religioso grande,não é recomendável constituir família,por causa que esta pessoa p/ cumprir o seu trabalho vai ter que desapegar de muitas coisas...o próprio Apóstolo são Paulo ensina isto no livro de Coríntians.que aqueles que fizessem um trabalho p/ DEUS seriam melhor que não casassem afim de que as tribulações que passassem no casamento NÃO impedissem a obra de Deus.Com certeza Chico optou pelo celibato p/ ficar mais livre afim de realizar sua missão.Essas pessoas que falam que todo solteiro é homossexual são pessoas cheias de maldades e preconceitos.existe tanta gente que é homossexual e está casada e além do mais não devemos discriminar quem quer que seja,nem mesmo os homossexuais.devemos amar a todos.FALO E, CONTINUO AFIRMANDO:CHICO NÃO ERA CHARLATÃO E SIM, UM HOMEM HONESTO,BOM E PURO.

28/1/11 06:15  
Blogger raph disse...

Fico sempre muito satisfeito em ver evangélicos defendendo Chico. Esses, por não crerem obviamente na reencarnação, automaticamente analisam Chico puramente por suas qualidades morais e seu extensivo trabalho de caridade. Ou seja, podem não crer no que ele crê, mas defendem sua obra de amor. Isso é ser um religioso ou religiosa de verdade.

Abs
raph

28/1/11 10:55  
Anonymous SUELI disse...

suely
Lamentavel o que li com as postagem de pessoas aqui que não se identificaram...É por isso que o nosso mundo esta como esta, e com as coisas absurdas que estão acontecendo no mundo de hoje..
Se Assassinos, Pedófilos, Estrupadores, Ladrões ,Mãe que joga filho no lixo,Pais que mata filhos,Filhos que mata pais,Crianças morrendo de fome,etc..etc..Se tivese um pouquinho somente um pouquinho de amor no coração como FRANCISCO XAVIER confesso que o mundo seria um pouco menos doloroso e não teriamos que ver tudo isso que esta acontecendo hoje...O que falta hoje é o que Francisco Xavier sempre tentou mostrar pro mundo a falta de Amor,Perdão,Paz,Respeito,entre os seres humanos isso é o que tem hoje e vai ficar pior...
Quanto a mediunidade de Francisco Xavier ele foi e sera eternamente unico ninguém jamais tera no mundo outra pessoa como ele jamais..
Muitas familias com seus corações dilaserados pela dor de perder um ente querido que procurava ele pra ter uma palavra,um contato que seja,um conforto,isso ja é algo louvavel que se doava todo o seu tempo a praticar o AMOR...
Eu acredito em DEUS somente mais o ser humano FRANCISCO XAVIER pra mim foi e sera um homem de exemplo verdadeiro inconstetavel do que é AMOR AO PRÓXIMO..Pra mim e pra muitas outras pessoas sera um exemplo...Parabéns ao dono deste blogger isso mostra que vc também é do lado do amor ao próximo é isso que mais precisamos hoje neste mundo violento que vc continue assim e que outras pessoas não julguém ninguém porque até JESUS não agradou a todos quem somos nós pra julgar pra mim o mais importante foi o AMOR que ele dedicou de coração a todos que lhe procurava e que fez muito até os ultimos dias de sua vida...PRATIQUE O BEM E AME O PRÓXIMO COMO A TI MESMO...ABRAÇOS A TODOS

13/2/11 18:53  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Chico foi e sempre será Chico, isso numa linguagem simples diz tudo...

28/12/11 17:39  
Anonymous rafael silva daniel disse...

aa nunca fui espirita oficial sabe? na verdade nunca tive uma religião especifica, sempre acreditei em deus pela harmonia na natureza e o proposito das coisas

e ultimamente até me bateu um terrivel desespero em imaginar "e se nada tivesse proposito, e se fosse tudo fruto do acaso?" mas enfim o que eu queria dizer mesmo

espiritas são pessoas iluminadas, ou pelos espiritos acima ou pelo menos pelo amor ao proximo

moro em belo horizonte, minha mãe veio do interior, ela trabalhava com faxina na casa de uma senhora, só dava pra comer mesmo

ai ela me teve, ela teve que arrumar outro emprego e alugar uma casa, como não tinha com quem me deixar falaram pra ela sobre uma creche espirita no bairro salgado filho, acho que chamava creche espirita esperança, eu era muito pequeno não lembro

mas enfim, nunca fui tão bem tratado em toda a minha vida, fui educado, tinha comida da melhor qualidade, ficava lá de 7 da manha as 17 da tarde, recebia apoio pediatrico, odontologico, tudo isso na propria creche, apoio dado por profissionais que tambem eram espiritas e faziam isso pelo ensinamento de compartilhar e amar

eu paguei alguma coisa pra passar esse tempo lá? não, na verdade todo mês eles doavam 1 cesta basica pra cada familia da comunidade que fosse procurar a creche, e lá era grande, devia atender coisa de 800 crianças (e suas familias)

as roupas que eu e minha mãe usamos dos meus 4 a aos 8 anos eram todas doadas por lá, todo sábado de manha voluntarios passavam pelas casas das familias do bairro perguntando se eles não tinham algum mantimento que poderiam doar, algo que não fosse fazer falta, qualquer coisa, chamavam isso de "campanha do kilo" acho que ainda existe até, dai vem os mantimentos das cestas basicas, o que sobra a um ajudaria muito a outro

quando fiz 18 anos tive um tumor maligno no testiculo, nem os exames eu consegui pelo sus porque a especialidade urologia é meio rara entre os profissionais de medicina e mais uma vez uma dos amigos espiritas da minha mãe (Enfermeira) procurou um colega, o Dr Walter, tambem espirita (não digo um desses que praticam cirurgias espirituais, ele é um urologista de profissão) e perguntou se ele podia me ajudar em alguma coisa, ele me chamou pra ir a seu consultorio particular, ele cobrou 150 reais pela consulta, burocracia da rede de hospitais a qual ele era consorciado, mas ai ele manipulou uma série de regras e buroracias da medicina pra me encaminhar pro instituto mario pena (não tenho certeza, mas acho que eles tambem são espiritas) uma instituição hospitalar particular/filantropica.. onde mais uma vez NUNCA FUI TÃO BEM TRATADO EM TODA A MINHA VIDA, fiz quimio terapia por 1 ano lá, sem pagar um centavo e eles ainda me davam as passagens de onibus pra ir até lá.. 80 reais por mês, eles me ofereciam apoio psicologico a mim e a minha familia, os funcionarios de lá eram como uma grande familia, lá não existe burocracia, digo uma vez minha mãe se confundiu ao marcar uma sessão de quimio terapia geralmente isso te faz perder a semana por questões de tabela de agendamento, quando nós falamos "a ok, se não dá não dá, voltamos semana que vem" a secretaria disse "calmaa, agente da um jeito nisso" e me colocou dividindo o sofá com outra paciente.. isso pra mim é prioridade a vida sempre

nessa epoca tambem, esses amigos espiritas da minha mãe iam sempre pros centros e pediam que nas sessões lá oracem por mim

booom to curado hoje, eu e minha mãe somos pessoas humildes, o que quero dizer é POR TODO O APOIO QUE RECEBI durante toda a minha vida de pessoas que seguem essa doutrina, nunca vou sequer pensar em charlatanismo da parte deles, talvez pessoas que queiram acreditar em algo melhor mas é desprezivel acusar essas pessoas sem avaliarem os seus trabalhos

2/3/12 09:08  
Anonymous rafael silva daniel disse...

outra coisa, essa familia, da amiga enfermeira, da mulher que indicou a minha mãe a creche, e das pessoas que pediam para orarem por mim todos os anos no carnaval promovem um retiro de jovens, evangelhização aos sabados onde as crianças recebem cuidados, educação, se alimentam bem, são vacinadas, promovem um festival de estrognofe comunitario não lembro bem em qual epoca do ano, senhoras aposentadas se reuinem pra costurar enchovais pra bebes orando feito com o maior carinho do mundo pra familias que precisavam, falando nisso minha tia no interior esta gravida e essa amiga da minha mãe quando ficou sabendo ligou uns dias atrás oferecendo pra minha mãe ir buscar um enchoval pra ela e mandar pra cidade da minha tia


então sei lá, acho que o que eu queria dizer era só pras pessoas quando tiverem a chance de acusar alguem de alguma coisa ou ajudar alguem que precisa SEJA LÁ COMO FOR pegue a segunda opção

2/3/12 09:11  
Blogger raph disse...

Rafael, obrigado pelo seu extenso e emocionante comentário, que sei que foi feito de coração aberto.

O que muitos que são céticos quanto a existência de espíritos devem entender é que a grande maioria dos médiuns e espíritas são pessoas realmente caridosas, que querem ajudar e, independente de espíritos existirem, o importante é que elas acreditam neles e, se dessa sua crença, o resultado é toda esta caridade, todo esse amor, que os julguemos por sua obra, e não por suas crenças.

É claro que existem charlatões, inclusive charlatões espíritas, mas Chico Xavier e inúmeros outros jamais poderiam se enquadrar nesse tipo de julgamento apressado, e absolutamente injusto. A sua história de vida, Rafael, é apenas mais uma dentre tantas outras que atestam isso.

Abs!
raph

2/3/12 13:13  
Blogger Jessica disse...

espiritismo nada tem a ver com cristianismo,O povo deIsrael era o pov de Deus e condenava os praticantes de invocação aos mortos e adoradores de imagens de escultura.por sso meus bens Chico Xavier podia ser oque for menos cristão!!!!

27/3/12 08:51  
Blogger raph disse...

Jessica, eles condenavam a necromancia que, embora não saibamos hoje exatamente do que se tratava, certamente pouco tem a ver com o espiritismo, que tem pouco mais de 150 anos.

Já o próprio Jesus, segundo o Novo Testamento, "falou com Moisés e Elias em uma tenda". Ora, Elias pode ter "ascendido aos céus", mas Moisés estava morto fazia um bom tempo. Ou seja: mesmo Jesus falou com um morto.

Abs
raph

27/3/12 10:25  
Anonymous Anônimo disse...

Se Chico Xavier era homossexual ou não, isso não importa. O que importa é que ele era um homem bom, que vivia para ajudar os outros. De que adianta ser heterossexual e viver egoisticamente? Mil vezes um homossexual útil do que um heterossexual inútil.

19/5/12 23:26  

Postar um comentário

‹ Voltar a Home

Livros

Você pode baixar
e-books grátis, ou
comprar livros
impressos:

meus livros

Acompanhar

Digite seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog:

Twitter

O Autor

Rafael Arrais

ver profile

design by Ayon

Igreja do Livro Transformador

Blogger

blogspot visit counter



Licença Creative Commons Alguns textos publicados neste blog encontram-se registrados na Biblioteca Nacional
Related Posts with Thumbnails