Pular para conteúdo
6.5.09

Fé: pistia e fides

Trecho de um artigo do site Terra Espiritual baseado em interpretações do termo "fé".

"Fé tem duas origens, a primeira deriva do termo grego pistia, que quer dizer acreditar. Este é o significado mais usual, entretanto ainda incompleto, pois não basta crer, é necessário também compreender a razão pela qual se crê. Esta é a chamada fé raciocinada. Antes de ser uma contradição, como podem pensar alguns, o uso da razão solidifica a fé, pois ao analisarmos o objeto de nossa fé, compreendo-o e aceitando-o, estamos criando alicerces que tornarão nossa fé inquebrantável, fortalecendo-nos frente aos desafios mais árduos. Por outro lado, a fé sem a razão é frágil, está sujeita a ser desfeita e pode, frente ao menor abalo, desmoronar. Ou ainda pior, esta fé irracional pode nos conduzir ao fanatismo, a negação de tudo que seja contra o nosso ponto de vista. Com esta postura, nos arriscamos a cometer grandes desatinos, visto que, com nossos olhos fechado à razão, poderemos esta defendendo grandes mentiras, e negando grande e redentoras verdades.

A outra origem da palavra fé vem do latim, fides, que também possui o sentido de acreditar, mas agrega a este, o conceito de fidelidade, ou seja, é necessário que sejamos fieis ao objeto de nossa fé, falando em fé religiosa, estamos falando em Deus, portanto é preciso que sejamos fieis a Deus e isto só é possível seguindo os seus preceitos: 'Amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos.' Tomando por base esta compreensão percebemos que não basta ficarmos recolhidos, rezando, estudando os textos sagrados ou contemplando os céus. Praticando uma fé passiva. Lembrando as palavras do apóstolo Tiago: 'Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.' (Tiago, 2:14 a 17)."

Marcadores: , , , , ,

3 comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Muito bom! Só mesmo somando os dois significados pra chegar mais perto do que é, de fato, a Fé.
Parabéns!
Ale.

11/9/09 14:11  
Blogger Unknown disse...

Muito esclarecedor seu post. Fé é viver de acordo com o que se acredita.

11/4/16 20:04  
Blogger APENASEU disse...

Fé é uma palavra derivada de um deus pagão, chamado Fides.

Fides era um deus romano: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Fides&ved=2ahUKEwjsrNWzm5HgAhUzHLkGHdNeAfgQFjAAegQIAhAB&usg=AOvVaw39IF_wPbPcJqm3lnnfpTIN

28/1/19 16:34  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home