Pular para conteúdo
16.7.10

5 programas para salvar sua semana

Se você se identifica com alguns dos assuntos tratados aqui no blog – como espiritualidade, ciência, filosofia, etc. – e acha que a programação da TV brasileira está muito aquém do que pode se considerar interessante, saiba que não é o único...

Porém, ao invés de criticar os programas que teoricamente são “líderes de audiência” (o que quer que isso signifique exatamente), prefiro lhes trazer uma pequena lista de cinco programas semanais [1] bem interessantes que, de uma forma ou de outra, tem a ver com os assuntos aqui tratados.

O curioso é que a maioria deles passa na TV aberta:

Café Filosófico (TV Cultura, domingos às 23h)
Parceria da CPFL Energia com a Fundação Padre Anchieta, este é de longe o melhor programa da TV brasileira – na minha humilde opinião é claro. Trata-se de uma série de encontros nos quais são abordados anseios e angústias dos indivíduos na sociedade contemporânea, tendo como referências teóricas fundamentais a psicanálise e a filosofia. Os palestrantes ficam sentados em uma mesa, bem próximos dos convidados, num ambiente bem informal que lembra mesmo uma amigável conversa em uma loja de café.
Os programas são separados em séries, onde cada série é “comandada” por um pensador que, por sua vez, convida outros pensadores a discursar sobre os temas em questão. O grande trunfo do programa é que ele não se limita aos “filósofos de carteirinha” e é muito comum vermos poetas, psicólogos, ambientalistas, médicos e outros profissionais discursarem sobre os temas.
Destaque para as participações de Viviane Mosé, a filósofa corajosa que tentou inserir pequenos documentários sobre filosofia no Fantástico (da Globo), com relativo sucesso...

» Ver posts sobre o Café Filosófico no blog

Não Conta Lá em Casa (Multishow, quartas às 22:30h)
A visita as praias da Indonésia pós-tsunami foi o “protótipo” desse corajoso (ou louco?) programa conduzido por 4 legítimos aventureiros. Desde então já visitaram lugares bem menos paradisíacos, mas igualmente “exóticos”, como Mianmar, Iraque e até o Afeganistão. O objetivo é revelar um outro lado de países que se encontram em situação de constante conflito, fechados para o mundo.
O grande destaque até agora foi à inesquecível visita a Coréia do Norte, como todas as suas nuances que beiram o nonsense, mas que continuariam ocultas não fosse pela sua ousadia. Eles dizem que querem salvar o mundo – eu digo que isso podem não conseguir, mas estão de certa forma salvando a eles mesmos, e isso é um belo começo...

Em Frente (TV Aparecida, quintas às 21h)
O Em Frente é um programa que incentiva o auto conhecimento e reflexão sobre os assuntos da natureza humana. A proposta do programa é analisar as experiências ou dificuldades relatadas pelos telespectadores através dos meios de participação, telefone de e-mail, e propor alternativas. Os apresentadores atendem o maior número de pessoas possível, esclarecendo várias dúvidas e orientando o telespectador sempre com uma mensagem otimista.
Apresentado por um padre católico e dois psicólogos, este é o tipo de programa que parece bem melhor “a segunda vista”, se formos capazes de nos livrar do preconceito contra programas religiosos... Até mesmo porque este é genuinamente diferente de quase todos os outros, na medida em que não responde as angústias dos espectadores apenas com um “reze que melhora” – mas procura ir bem mais fundo nas causas existenciais que geram esses questionamentos. O padre ainda é limitado pelas “normas da igreja” em alguns de seus aconselhamentos, mas é evidente a sua boa vontade para auxiliar da melhor forma possível...

Programa Transição (RedeTV, domingos às 15:15h)
Na tradição do espiritismo verdadeiramente elucidativo, este programa traz importantes entrevistas com divulgadores espíritas ou espiritualistas em geral. Para quem já conhece ou quer conhecer mais sobre a doutrina espírita, sem que para isso precise deixar sua racionalidade e ceticismo de lado, este é um excelente programa.
Destaque para os programas com o Dr. Sérgio Felipe de Oliveira (psicólogo que estuda os cristais da glândula pineal), Severino Celestino (estudioso com vasto conhecimento de mitologia, da bíblia e assuntos espiritualistas em geral) e Divaldo Pereira Franco (maior divulgador espírita ainda encarnado).

» Ver posts sobre o Programa Transição no blog

A Liga (Band, terças às 22h)
Este é um programa que estreou recentemente e mostra o cotidiano de jovens, tribos urbanas, prisioneiros e etc.
Para contar uma história sob a perspectiva de quem a vive só há um jeito, ir ao encontro dela. Comum seria não interferir e normal, nada sentir, não vivenciar. Mas não é isso que querem os apresentadores do programa. Eles tocam na realidade, olham de perto. Ao participarem de um mundo do qual nunca fizeram parte, a indiferença vai embora.
Apesar de se concentrar muito no universo paulista, o programa é um verdadeiro achado para os sociólogos em geral. Claro que não vai tão fundo assim em suas análises, mas até onde vai já é bem mais profundo do que a maioria dos programas similares.
Se o Rafinha Bastos conseguir controlar o próprio ego, é capaz do programa fazer tanto sucesso quanto o CQC.

***

[1] Como estou falando de programas semanais e de preferência na TV aberta, obviamente deixei de lado muita coisa boa, como por exemplo os programas da Discovery Channel (Vida, Rituais de Fé, Segredos do Ocultismo, O Universo de Stephen Hawking, etc). Para não dizer que não achei nada de bom na Globo, fica aqui a lembrança do excelente “Sagrado” – apesar de que ele passava tão cedo que provavelmente ninguém viu. Pelo menos disponibilizaram os episódios online.

Crédito da imagem: Divulgação dos programas listados.

Marcadores: , , , , , , , , ,

1 comentários:

Blogger raph disse...

Por alguma razão nos últimos 2 domingos o Café Filosófico tem começado meia hora mais tarde, as 23:30h (de Brasília). No site oficial continua dizendo que é as 23h, por isso não mudei o post... Mas pode confirar que passa :)

19/7/10 09:37  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home