Pular para conteúdo
18.8.11

Enquanto isso, na ECO 92...

Talvez você já tenha visto este vídeo, ele se tornou um "viral" popularmente chamado de "The girl who silenced the world for 6 minutes" (A garota que silenciou o mundo por 6 minutos), e traz a mensagem, quase uma espécie de sermão, de uma garota canadense do alto de seus 12 anos. Como estava em plena ECO 92, no Rio de Janeiro, é óbvio que se trata também de uma mensagem ecológica - no entanto, faz bem sairmos do "rótulo ecológico", que as vezes mais afasta do que atrai as pessoas para reflexões mais profundas, e analisarmos este vídeo com mais calma. Particularmente, os olhares e as expressões dos representantes dos países de todo o mundo. Um mundo pequeno, no fim das contas:

***

Você pode pensar que de lá para cá pouca coisa mudou, e não estará totalmente errado. Mas o pouco que foi mudado não deve ser considerado irrelevante... Talvez a maior conquista tenha sido a solução do problema da emissão de CFC na atmosfera, o que praticamente "estacionou" a destruição da camada de ozônio. Mas se analisarmos as promessas que as pesquisas em novas formas de captação de energia, não haverá tanta razão para sermos pessimistas em relação ao futuro... Muito embora, obviamente, muitas das consequencias dos danos ambientais não possam mais ser remediadas, apenas postergadas e/ou mitigadas.

Quanto a garota: Severn Cullis-Suzuki continua sendo uma ativista ambiental, apresentadora de TV e escritora.

***

Já que estamos falando de ecologia, talvez queira assinar a petição da AVAAZ para manisfestar o desejo da população brasileira (quase 80%, segundo pesquisas) de que a presidente Dilma vete a vergonha institucionalizada que é esse Novo Código Florestal. Ou pelo menos que vete a anistia aos desmatadores...

» Assine a petição da AVAAZ pedindo o veto a Dilma


Marcadores: , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home