Pular para conteúdo
24.1.12

Às vezes tenho vontade de ir a Islândia...

Para contemplar, da Natureza, a alegria...

...e a tristeza...

***

Em 2006, a banda musical islandesa Sigur Rós fez uma turnê por sua ilha natal, tocando gratuitamente em diversas partes da Islândia, muitas vez sem nenhum anúncio de que iriam aparecer. Esta aventura foi registrada no filme Heima.

Acima, a primeira música se chama Sé Lest, e a segunda Olsen Olsen. Eles intitulam suas músicas no idioma local, as vezes em dialetos - não se preocupe em entender a letra. É uma música mais sentida do que compreendida.

Marcadores: , , , ,

12 comentários:

Blogger Viиícius ∫Հ◦є∫ disse...

melhor banda ever!

24/1/12 12:16  
Blogger raph disse...

Bem, para mim depois do rock progressivo da década de 70, não há muita coisa na música atual que tenha me tocado a alma como eles..

24/1/12 12:29  
Blogger Nayre Jones disse...

...amo muito esses meninos .:.

24/1/12 18:13  
Blogger Rafael disse...

Eu não conhecia.
É interessante.

Raph, se vc gosta de rock progressivo acredito que ainda vai encontrar coisas atuais muito boas, principalmente desta região escandinávia da Europa, como Pain of Salvation e The Flower Kings.
Mas a maior parte das opções são para que gosta de algo um pouco mais pesado....

Eu sou um entusiasta da música em qualquer época (do rock, após Beatles até hoje) por isso acho que procurando encontramos muita coisa boa hj em dia. Um exemplo é a própria Adele, que me surpreendeu com seu talento

25/1/12 17:47  
Blogger raph disse...

Não, claro, tem muita coisa boa ainda. Afinal o Peter Gabriel ainda está na ativa, recentemente esteve no Brasil até... Também gosto muito de Radiohead, Dave Matthews Band, e aqui no Brasil Los Hermanos e Mawaca, que é bem menos conhecida (toda "world music").

Também tem o Playing for Change que engloba bem o espírito de música mundial (toda música para mim é ou deveria ser mundial, em todo caso).

Mas é que tem algumas bandas e alguns músicos que fazem coisas realmente especiais, que marcam época. Para mim esta sequencia de shows do Sigur Rós na Islândia é um belo exemplo disso :)

Abs
raph

25/1/12 17:56  
Anonymous Anônimo disse...

Conhece Múm e Emiliana Torrini também da Islândia? Múm é mais post-rock e Emiliana um indie-pop meio etéreo. Sigur Ros é ótimo, mas tem umas músicas tão bad vibe.

27/1/12 16:19  
Blogger raph disse...

Eu já vi alguma coisa de Múm, da Emiliana ainda não.. A questão é que não basta ser da Islândia para ser parecido, na verdade não acho que exista nenhuma banda atual próxima da essência musical do Sigur Rós (não quero dizer que estejam num patamar superior, mas que são diferentes, quase alienígenas num certo sentido - é mais ou menos como comparar música Qawwali com outros estilos, basicamente não faz sentido).

Além disso, o Heima não é só uma obra musical, mas extremamente visual e poética. As cenas de natureza e expressões faciais, particularmente de crianças, do disco 2, são para mim a essência do filme. E ainda tem a passagem memorável do cântico religioso naquela igreja (cristã)...

Enfim, eu realmente sou fã do Heima :)

Abs
raph

27/1/12 17:57  
Anonymous Franco-Atirador disse...

Kra, sou fã incondicional de rock n´n roll, rock alternativo, hard rock, trash metal, power metal, etc, e também reggae.

Tenho pouco conhecimento de estilos undergrounds, mas Sigur Rós realmente me surpreendeu e me fez sentir vontade de procurar outras bandas parecidas, embora ainda não tenha feito, pois ainda não ouvi todas as obras deles e nem boto fé que existam outras bandas com tamanha capacidade de botar emoção na música. Sua música toca o fundo do ser. Combinações perfeitas, envolventes, sublimes! Com certeza artistas gigantescos, um dos maiores grupos que já pisaram neste planeta.

9/8/12 14:53  
Blogger raph disse...

Eu também gosto de Rock, particularmente do Rock Progressivo dos 70's...

Mas, realmente, hoje não conheço nenhuma banda que possa se aproximar deste som "alienígena" do Sigur Rós. Eles parecem estar inspirados num outro plano, numa outra frequência... Esse "documentário musical", Heima, é de outro mundo :)

Abs
raph

9/8/12 18:57  
Anonymous Franco-Atirador disse...

Você já ouviu Stratovárius, Raph? É Power Metal. Não sou lá muito fã das batidas super rápidas e abundância de solos ainda mais rápidos de guitarras - embora mtas tenham melodias e riffs sensacionais -, mas, essas a parte, algumas músicas são fora de série. Seguem algumas que não têm como não curtir. Melodia e letra sublimes, isto é, se a pessoa estiver pronta para o mestre, é claro.

Luminous
http://www.youtube.com/watch?v=xj6ltVs7h_s

Fantasia
http://www.youtube.com/watch?v=PYLDL3_3LrY

Alfa & Omega
http://www.youtube.com/watch?v=hnylg0VzJjY

14/8/12 15:48  
Blogger raph disse...

Sim o Heavy Metal com doses de Rock Progressivo me agrada, principalmente quando é menos Heavy hehe... Mas não é algo que compraria para minha coleção, embora respeite muito a qualidade dos músicos.

Eu gosto muito de ver os shows ao vivo, Metallica e Iron Maiden por exemplo sempre fazem shows épicos... Mas ouvir em casa é difícil no meu caso.

Abs
raph

14/8/12 19:30  
Anonymous Franco-Atirador disse...

Aham, mas eu citei essas músicas mais pelas letras mesmo, que têm tudo a ver com o blog e talz, um lance esotérico. Conheci a banda a pouco, mas eles tem várias letras que demonstram que "são iniciados".

14/8/12 22:40  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home