Pular para conteúdo
13.6.12

Arquivo Especial: Rio+20

Faz algum tempo que planejava lançar uma série especial com links para posts do arquivo do blog, afinal já estamos por aqui desde Novembro de 2006. Agora, com este evento tão importante ocorrendo no Brasil, a Rio+20, pensei que seria bom inciar a série Arquivo Especial com os melhores posts da história do Textos para Reflexão acerca deste tema tão essencial para o nosso futuro: Ecologia e Sustentabilidade.

Artigos:

Ferida aberta 16.06.10
Neste artigo falamos sobre como grandes países europeus disputam judicialmente a posse de um pequeno rochedo perdido entre a Islândia e a Irlanda, o que demonstra claramente como os governantes são capazes de agir rapidamente quando a posse do petróleo, o ouro negro, está em jogo. Citamos a sabedoria do Chefe Seattle que, ainda em meados do século XIX, indagou ao então presidente americano: "Mas como se pode comprar o céu ou a terra? Esta ideia é estranha para nós". Ao final, demonstramos como a exploração desse mesmo petróleo, em águas profundas, ainda é realizada com pouquíssima preocupação aos danos ambientais potenciais desse tipo de atividade, conforme o trágico exemplo da Britsh Petroleum (BP) no Golfo do México.

A outra margem 30.11.10
Neste artigo falamos da história da Divisão Militar da Guarda Real da Polícia da Corte, que deu origem a atual Polícia Militar. No meio do caminho, procuramos demonstrar como a separação entre ricos e pobres favoreceu o surgimento das favelas em grandes cidades, particularmente no Rio de Janeiro. Neste processo histórico, no qual a polícia muitas vezes participou de forma truculenta e inteiramente parcial (a favor dos ricos), podemos tirar as lições necessárias para construir uma sociedade mais igualitária e organizada no futuro.

Sejamos como os girassóis 25.03.11
Este artigo é parte da série "O fogo de Prometeu", sobre a energia nuclear, mas fala de fontes de energia limpas e sustentáveis, porém mais seguras do que a energia nuclear. Damos um enfoque principal as possibilidades de enorme potencial do uso da energia solar para as matrizes energéticas do futuro.

Interregno de eras 05.06.12
Neste artigo falamos da crise financeira e moral da modernidade, e comparamos dois eventos recentes na Inglaterra: o jubileu de diamante da Rainha Elizabeth II, que comemora 60 anos no poder, e as manifestações do final de 2011 nos bairros de baixa renda de Londres e outras cidades inglesas onde, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "consumidores desqualificados que foram criados numa sociedade de consumo" se reovoltaram e saquearam lojas e mercados. Como uma mesma sociedade pode reclamar da época de austeridade fiscal e, ao mesmo tempo, apoiar a manutenção de uma monarquia vivendo em luxo permanente? É o que tentamos responder...

***

Contos:

O sexto deus 30.04.09
Um conto sobre um pequeno planeta imaginário, com seus habitantes divinos, e sobre o que ocorre quando o ouro acaba e seu sistema econômico, e de vida, precisa ser repensado.

O sétimo deus 03.03.12
Partindo do conto anterior, este conto (que foi baseado em comentários de leitores) procura demonstrar como uma crise abre oportunidades para que um novo mundo, um mundo melhor, possa surgir.

***

Vídeos e documentários:

As mãos sujas de plástico 08.06.09
Esta breve reportagem do Fantástico, da TV Globo, demonstra claramente como a alta produção de plástico, particularmente sacolas descartáveis, é extremamente prejudicial para o meio ambiente. Entre a Califórnia e o Havaí, uma monstruosa ilha de plástico se avoluma no oceano: o Lixão do Pacífico.

Nosso planeta, nossa casa 08.07.09
De todos os recentes documentários acerca da situação precária do meio ambiente global, Home é talvez o mais extraordinário. Nele há um breve histórico que remonta as origens da vida no planeta, e demonstra de forma contundente, com belíssimas (e as vezes assustadoras) imagens aéreas, como a natureza é o nosso maior bem. Ao final, mesmo após tantas exposições angustiantes, há a mensagem acalentadora: "é muito tarde para ser pessimista". O mundo ainda gira!

Ainda é tempo 26.04.2010
Neste belo depoimento ao programa Café Filosófico, da TV Cultura, o cientista Carlos Nobre nos faz um alerta contundente: "A destruição do que não existia – de valores apenas virtuais, sem base real – pode ser a oportunidade de mudarmos de rumo econômico e impedirmos a destruição do que realmente existe: a natureza, o mundo, o planeta. O Brasil se tornou uma potência agrícola, isso não é original. Mas ele tem a chance de ser a primeira potência ambiental do planeta – e de comandar uma mudança de civilização".

Enquanto isso, na ECO 92... 18.08.11
Neste post trazemos a oratória já histórica da jovem canadense Severn Cullis-Suzuki durante a ECO92, no vídeo que ficou conhecido como "a garota que calou o mundo por 6 minutos". Se você ainda não viu, veja... Ao final falamos sobre como anda a vida dela décadas depois (ela é ativista ambiental e estará presente na Rio+20).

Ainda há esperança... 07.03.12
Um vídeo amador filmado nas praias de Arraial do Cabo, cidade turística próxima ao Rio de Janeiro, demonstra como ainda há motivos para termos orgulho da humanidade.

A lâmpada centenária 31.05.12
Neste post trazemos dois vídeos distintos. No primeiro, temos um exemplo perfeito de todos os clichês da publicidade moderna, numa sociedade educada para o consumo. No segundo, um documentário espanhol acerca de como muitos bens "duráveis" foram cuidadosamente elaborados para "quebrar" após algum tempo de uso, nos surpreendemos com o fato de que há uma lâmpada num corpo de bombeiros da Califórnia que está ligada há mais de um século! Acredite se quiser... Não é possível falar em sustentabilidade sem abordar o problema da obsolência programada, sobretudo em nossa sociedade cada vez mais consumista.

***

Crédito da imagem: Divulgação (Rio+20)

Marcadores: , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home

Related Posts with Thumbnails