Ainda é tempo
Hoje em dia é fácil encontrar inúmeros discursos a favor da ecologia, do desenvolvimento sustentável e do combate ao aquecimento global (na realidade deveríamos usar o nome mais apropriado: mudanças climáticas). O grande problema é que grande parte deles são apenas textos apocalípticos, quase que um "lamento prévio" do eminente fim da humanidade (sim, porque a Terra continuará muito bem, obrigado). O discurso do cientista Carlos Nobre se diferencia exatamente por, além de analisar a fundo a raiz do problema (o advento da "maior religião do mundo" - o consumismo), ele também propor maneiras extremamente racionais e verossímeis para se lidar com o problema da melhor forma, e a curto prazo. Ainda é tempo, mas ele é curto...
"A destruição do que não existia – de valores apenas virtuais, sem base real – pode ser a oportunidade de mudarmos de rumo econômico e impedirmos a destruição do que realmente existe: a natureza, o mundo, o planeta. O Brasil se tornou uma potência agrícola, isso não é original. Mas ele tem a chance de ser a primeira potência ambiental do planeta – e de comandar uma mudança de civilização. Que papel podemos ter nisso, nós que aqui estamos?"
Palestra de Carlos Nobre no programa Café Filosófico CPFL da TV Cultura. Gravada no dia 28/10/09, em São Paulo. Tempo: aprox. 50m. Infelizmente só abre no site do programa:
Marcadores: Café Filosófico, Carlos Nobre, ecologia, economia, futuro, história, natureza, terra, videos
0 comentários:
Postar um comentário
Toda reflexão é bem-vinda:
Voltar a Home