Pular para conteúdo
2.12.14

É preciso transver o mundo

“A expressão reta não sonha.
Não use o traço acostumado.
A força de um artista vem das suas derrotas.
Só a alma atormentada pode trazer para a voz um formato de pássaro.
Arte não tem pensa:
O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê.
É preciso transver o mundo.”

O poeta responsável por tais linhas é brasileiro, nascido nalgum canto do Pantanal (real e/ou inventado), e só começou mesmo a fazer sucesso perto da terceira infância, em seus sessenta e poucos anos. Mesmo assim, diz que nunca viveu de poesia, já que a poesia é uma coisa inútil. Manoel de Barros viveu a poesia em seu estado mais bruto: o sentimento puro. Manoel se deleitava em ser um vagabundo para o mundo, e um manobrista da linguagem, um fraseador, um descascador dos frutos das emoções. Este documentário fala sobre tais cascas:

Só Dez Por Cento é Mentira (2008) é um original mergulho cinematográfico na biografia inventada e nos versos fantásticos do poeta sulmatogrossense Manoel de Barros. Alternando sequências de entrevistas inéditas do escritor, versos de sua obra e depoimentos de “leitores contagiados” por sua literatura o filme constrói um painel revelador da linguagem do poeta, considerado o mais inovador em língua portuguesa. Só Dez Por Cento é Mentira ultrapassa as fronteiras convencionais do registro documental. Utiliza uma linguagem visual inventiva, emprega dramaturgia, cria recursos ficcionais e propõe representações gráficas alusivas ao universo do poeta.

O documentário que trazemos abaixo é extraordinário, e vai muito além de uma mera entrevista com o poeta que recentemente encerrou seus dias no Mato Grosso do Sul; se trata de uma obra altamente original que transpira as emoções genuínas da infância e da vida pacata, tão presentes nos poemas de Manoel.

No entanto, um dos comentários do vídeo no YouTube retrata o conjunto da obra melhor do que qualquer texto que eu pudesse lhes trazer aqui. O comentário é de Camelo Bike Tour:

Estou em luto, mas não triste.

O meu poeta favorito que usava borboletas, gostava de vazios, pedras, rios e sapos, seguiu quinta-feira passada seu caminho (13/11/14), tornou-se aquilo que tanto amou – virou natureza.

O poeta administrava o à-toa como ninguém e possuía outras habilidades inigualáveis – era árvore, sabia como amarrar o tempo no poste, fotografar o silêncio, e quase sempre achava o que não procurava. Ele tinha olhar de passarinho, imagine!

Morava em quintais, preferia coisas desimportantes, e talvez por isso tenha conseguido perceber o óbvio, que de tão manifesto ninguém enxerga, como na frase que eu adoro – “Sapo é um pedaço do chão que pula.”

Com praticamente 98 anos, completaria agora dia 19 de dezembro, costumava dizer que só tinha tido infância e, portanto, tudo o que escrevia era “apenas” sobre ela. Ele sempre soube que os objetos não se restringiam a seu significado literal, ao rigor da letra – “palavras que me aceitam como sou, eu não aceito”. “As coisas não querem ser vistas por pessoas razoáveis”, “Há várias maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira”, dizia.

Não posso estar triste, afinal nasci no mesmo país deste artesão das palavras, um gênio contemporâneo que se dizia poeta em tempo integral – “Não aguento ser apenas um sujeito que abre portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que compra pão às seis horas da tarde”.

Manoel de Barros usava a palavra para compor o silêncio que sempre fará muito barulho dentro de mim. Estou contente pois ele voltou à Gaia, à terra, voltou a ser poeira de estrela e como tal se espalhará por todos os lugares.

Muito obrigado, por fazer tanto e ainda se achar incompleto, poeta!

“O ser biológico é sujeito à variação do tempo, o poeta não” (Manoel de Barros)

***

Crédito da foto: Divulgação/Família Barros

Marcadores: , , , , ,

9 comentários:

Blogger Unknown disse...

Por gentileza, alguém poderia esclarecer a expressão: "Arte não tem pensa". Desde já, obrigado

8/8/16 19:53  
Blogger raph disse...

Significa algo como "a arte não tem pensamento", isto é, racionalidade, mas sim emoção, sentimento. Também pode ser um trocadilho com "a arte não tem pressa". E sim, Manoel de Barros costumava "inventar palavras" de vez em quando :)

Abs
raph

9/8/16 09:32  
Blogger Graco disse...

Olá Raph! Pelo que vi somos fãs do Manoel de Barros. Fui eu quem escreveu o comentário quando do falecimento do grande escritor. Estava lendo o seu texto, porque gosto mesmo do que versa sobre a poesia dele e me deparei com o texto. Camelo Bike Tour é uma empresa onde também atuo. Uma pena não estarem mais disponibilizando alguns videos dele. Um abraço e muito obrigado.

16/8/17 13:23  
Blogger raph disse...

Olá Graco, muito obrigado por vir assinar seu próprio texto. Se quiser, comente seu nome completo que posso incluir lá em cima no texto original :)

Vou ver se consigo achar alguma versão ainda disponível online deste documentário.

Abs!
raph

16/8/17 14:39  
Blogger Unknown disse...

Conhecendo o poeta, transvendo a poesia...me encantando !

23/8/17 21:25  
Blogger Unknown disse...

Cada poeta e um universo com galaxias, constelações, signos: descobrir Los é um ato de fé que transcende, como seu Manuel faz (poetas não morrem!)e nos faz transcendentes!

3/8/18 10:27  
Blogger Mara Muniz disse...

que paixão...outro sentido para a vida... há se todos fossem um pouquinho, peixe, pássaros e arvores, e Manoel de Barros está entre rios de vidros, ventos que tem rabos, pássaros sem asas, cores que voam.... e nós? olhares enviesados para transver mundos!

29/4/21 15:48  
Blogger Clarice disse...

Amoooo Manoel de Barros!

6/3/22 15:07  
Anonymous Anônimo disse...

que maravilha ver perguntas (respondidas) sobre dúvidas comuns, que também me preocupam. sinal que existe, não muito longe de nós, algo que nos acomuna: a afinidade como seres humanos e como parte de um todo que acarinhamos

9/5/23 04:33  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home