Pular para conteúdo
8.8.17

O sangue eterno

Quantos poetas sangraram
para lhe fazer ouvir?
Quantos loucos captaram
seus versos de ventania,
e preencheram de vermelho
suas almas em branco?

Há uma marcha imemorial
por entre bosques e jardins,
que segue rios e corredeiras,
vence abismos e precipícios
e deságua em êxtase,
no oceano de corações frios
deste reino de chumbo...

Sim, ó senhor, ninguém sabe
de onde surgiu a fonte da poesia;
sabe-se apenas que jorra até hoje,
e que se olharmos com atenção
veremos: o mundo nunca esteve seco!

Como soldados que jamais se alistaram
para guerra alguma,
seguimos pé ante pé
com nossos fuzis de tintas,
de olhos e espíritos bem abertos,
sangrando de livre e sofrida vontade.

E este sangue que cai
salpica de cor rubra
mesmo aos bairros mais cinzentos da cidade:
cada gota marca para sempre um ponto
no tempo e no espaço.

Sim, ó senhor, seja em Konya,
Bsharri, Lisboa, Calcutá,
ou mesmo aqui, no Real Jardim Botânico
do Rio de Janeiro,
este sangue eterno
jamais secará.


raph'17

***

Crédito da imagem: Google Image Search

Marcadores: , , , ,

2 comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Eu gostaria comentar algo relevante aqui. Pensei, pensei, pensei, e acabei por desistir. Como expressar a experiência de sentir o sublime através de palavras? Não sei e não consigo. Mas em um momento ou outro um poema - como esse - me faz tentar. É inevitável e frustrante. A poesia faz eu frustrar-me ao mesmo tempo em que deleito-me. É como estar apaixonado, mas só por alguns minutos. Ler pela primeira vez um poema e sentir ele reverberar dentro de si é... É alguma coisa que não sei o que é. Este poema, que fala da linguagem que eu entendo, mas não compreendo, me deixou assim, perdido, aturdido, sereno e contente.

10/8/17 14:29  
Blogger raph disse...

Obrigado Maxwell, sem dúvida extremamente relevante, e um ótimo complemento a este e qualquer outro poema que toque a alma. E não era nada para ser dito mesmo :)

10/8/17 15:18  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home