Pular para conteúdo
19.12.08

O Evangelho de Tomé (II)

Continuação dos versículos 01-40:

041 - Posse espiritual
Disse Jesus: Aquele que tem a mão cheia, a este lhe será dado; e aquele que não tem, dele será tirado até o pouco que tem.

042 - Apego
Disse Jesus: tornai-vos transeuntes.

043 - Posse intelectual
Seus discípulos disseram a ele: quem és tu que dizeis tais coisas a nós? Disse Jesus a eles: pelo que eu vos falo, não sabeis quem sou? Pois vos tornastes como os judeus que amam a árvore, odeiam seu fruto, e amam o fruto mas odeiam a árvore.

044 - Perdão
Disse Jesus: aquele que blasfemar contra o Pai será perdoado, e aquele que blasfemar contra o Filho será perdoado; mas aquele que blasfemar
contra o Espírito Santo, este não será perdoado nem na Terra nem no céu.

045 - Crítica
Disse Jesus: não se colhem uvas de espinheiros nem se apanham figos de cardos, pois que eles não dão frutos. Um bom homem faz sair o bem de seu tesouro, um homem mau faz sair coisas más de seu tesouro mau, que está em seu coração, e fala coisas más. Pois da abundância do coração ele faz sair coisas más.

046 - Maior no Reino
Disse Jesus: de Adão a João Batista, não há quem, entre eles, nascido de mulher, haja sido maior que João Batista, para que seus olhos não sejam danificados. Mas eu disse que dentre vós quem se tornar criança conhecerá o Reino, e se tornará maior que João.

047 - Desejos
Disse Jesus: é impossível para um homem montar dois cavalos e retezar dois arcos, e é impossível a um escravo servir a dois senhores, pois que honrará a um e ofenderá a outro. Nenhum homem bebe um vinho velho e em seguida deseja beber um vinho novo; e não se põe vinho novo em odre velho, para que não se o quebre, e não se põe vinho velho em odre novo, para que não se o estrague. Não se cose um remendo de pano velho em roupa nova, porque se tornará um buraco.

048 - Doação da razão
Disse Jesus: se dois fizerem as pazes em uma casa dirão à montanha: mova-te, e ela se moverá.

049 - Solitário
Disse Jesus: bem-aventurados o solitário e o eleito, pois que encontrarão o Reino; porque dele vieram e a ele retornarão.

050 - O Ser
Disse Jesus: se vocês disserem qual a vossa origem, dizei-lhes: viemos da Luz, de onde a Luz se originou dela mesma. Ela permaneceu e revelou-se a si mesmo em sua imagem. Se vos disserem quem sois vós, dizei-lhes: somos seus filhos e somos eleitos do Pai Vivo. Se vos perguntarem qual é o sinal do vosso Pai em vós, respondei-lhes: é o movimento e o repouso.

051 - Advento do novo mundo
Seus discípulos disseram a ele: quando sucederá o repouso dos mortos e quando chegará o novo mundo? Respondeu-lhe ele: o que esperais já veio, mas não sabeis.

052 - O profeta diário
Seus discípulos disseram a ele: Vinte e quatro profetas falaram em Israel e todos eles falaram de ti. Disse-lhes ele: rejeitai o vivo que está à vossa frente e falais dos mortos.

053 - Circuncisão espiritual
Seus discípulos disseram a ele: é a circuncisão vantajosa? Respondeu-lhes ele: se fosse vantajosa, vossos pais vos gerariam circuncidados em vossas mães. Mas a verdadeira circuncisão no Espírito, essa se torna vantajosa em todos os sentidos.

054 - Pobre de espírito
Disse Jesus: benditos os pobres, porque deles é o Reino dos Céus.

055 - Igualdade
Disse Jesus: todo aquele que não odeia seu pai e sua mãe não será capaz de ser meu discípulo, e todo aquele que não odiar seus irmãos e suas irmãs, e não tomar a sua cruz no meu caminho não me serve a mim.

056 - Ser humano
Disse Jesus: aquele que conheceu o mundo encontrou um cadáver, e aquele que encontrou um cadáver, o mundo não serve para ele.

057 - O joio e o trigo
Disse Jesus: o Reino do Pai é como o homem que tem boa semente. Seu inimigo vem à noite, semeia o joio no meio da boa semente. O homem não permite que seus servos arranquem o joio. E diz-lhes: isto, para que não suceda que ao arrancar o joio venha também o trigo. No dia, porém, da colheita, o joio aparecerá, será arrancado e queimado.

058 - Situações de sofrimento
Disse Jesus: bendito o homem que sofreu porque encontrou a Vida.

059 - Personalidade
Disse Jesus: levai em consideração o Vivo enquanto estais vivos, senão morrereis e tentareis vê-lo e não o conseguireis.

060 - Doação da razão (2)
Eles viram um samaritano carregando um cordeiro a caminho da Judéia. Ele disse a seus discípulos: Porque este homem leva o cordeiro consigo? Eles responderam: Para mata-lo e comê-lo. Ele lhes disse: Enquanto ele estiver vivo não o comerá; somente quando o tiver matado e ele for um cadáver. Disseram-lhe eles: De outra forma, ele não o conseguiria. Disse-lhes ele: Buscai um lugar para vós no Repouso; porém, só se vos tornardes cadáveres e fordes comido.

061 - Imagem e semelhança de Deus
Disse Jesus: dois descansarão em um leito: um morrerá, outro viverá. Perguntou Salomé: Quem és tu, homem, e de quem és filho? Tu te sentaste em meu banco e comes de minha mesa. Respondeu-lhe Jesus: sou o que vem daquele que é Igual; a mim me foi dado das coisas de meu Pai. Disse Salomé: Sou tua discípula. Disse Jesus a ela: por conseguinte te digo: se alguém pertencer ao Igual, será preenchido de Luz, mas se for dividido, estará cheio de trevas.

062 - As quatro âncoras
Disse Jesus: eu conto meu segredo aos que forem dignos do meu segredo. O que tua mão direita fizer, não deixes que a esquerda saiba.

063 - Essência da vida
Disse Jesus: havia um homem rico que tinha muito dinheiro. E ele disse: usarei meu dinheiro para semear, colher e plantar, e encherei meu celeiro de frutas, para que nada me falte. Era isso que ele sentia em seu coração. E naquela noite ele veio a morrer. Aquele que tem ouvidos que ouça.

064 - Individualismo
Disse Jesus: um homem tinha convidados e quando a ceia estava preparada, enviou o seu servo para avisa-los. Foi ao primeiro e disse-lhe: meu senhor te convida. E ele disse: tenho algumas questões contra alguns comerciantes; eles virão a mim esta noite; devo dar-lhes minhas ordens. Rogo ser escusado de ir cear. Ele foi a outro e disse-lhe: meu senhor te convida. Ele disse: comprei uma casa e eles precisam de mim por um dia. Não terei tempo. E foi a outro e disse-lhe: meu senhor te convida. E ele disse: meu amigo vai casar-se e estou lhe preparando um jantar, não poderei comparecer. Rogo ser escusado do jantar. Ele foi a outro e disse: meu senhor te convida. Ele disse: comprei uma fazenda e vou receber o arrendamento. Não poderei ir. Rogo ser escusado de ir. O servo foi ao patrão e disse: aqueles que convidaste para cear escusaram-se. O patrão disse ao seu servo: vai pelas estradas, traz os que encontrares, para que possam cear. Negociantes e comerciantes não entrarão nos lugares de meu Pai.

065 - Os necessitados
Ele disse: um homem honesto tinha uma vinha. Ele deu a uns agricultores para que trabalhassem nela e pudessem receber os frutos. Mandou seu servo para que os agricultores lhe dessem os frutos da vinha. Eles prenderam seu servo, bateram-lhe; mais um pouco e o teriam matado. O servo foi e contou ao seu senhor. E o senhor disse: talvez não o reconhecessem. Ele mandou outro servo; os agricultores bateram nele também. Então, o dono mandou seu próprio filho. Ele disse: talvez respeitem meu filho. Assim que aqueles agricultores souberam que era o herdeiro da vinha, sujeitaram-no e o mataram. Aquele que tem ouvidos que ouça.

066 Pedra angular
Disse Jesus: mostra-me a pedra rejeitada pelos construtores; é a pedra angular.

067 - Causa primária
Disse Jesus: Todo aquele que conhece o Todo, mas não conhece a si próprio, a este falta tudo.

068 - Felicidade universal
Disse Jesus: Felizes sereis vós quando vos odiarem e vos perseguirem; e não havereis de encontrar um só lugar onde não sereis perseguidos.

069 a - Auto acusação
Felizes daqueles que forem perseguidos em seu coração; estes são os que na verdade conhecem o Pai.

069 b - Busca espiritual
Felizes os que têm fome, porque o seu ventre será preenchido com o que desejam.

Especial - Amar a Deus sobre todas as coisas. Este texto não se refere a nenhuma especial, mas é um resumo das logias 68, 69a e 69b.

070 - Viver para Deus
Disse Jesus: se derdes à Luz o que tendes dentro de vós, o que tendes dentro de vós vos salvará. Se não tendes dentro de vós, o que não tendes dentro de vós vos matará.

071 - Situações negativas
Disse Jesus: eu destruirei esta casa e ninguém será capaz de reconstruí-la.

072 - Comunhão universal
Um homem disse a ele: diz aos meus irmãos que dividam comigo os bens de meu pai. Ele lhe disse: ó homem, quem nomeou a mim como aquele que há de dividir? Voltou-se aos seus discípulos e lhes disse: não sou aquele que divide, sou?

073 - Crescei e multiplicai-vos
Disse Jesus: a colheita é verdadeiramente grande, mas os trabalhadores são poucos; por isso, implorai ao Senhor para que Ele mande mais trabalhadores para a colheita.

074 - Caminho, verdade e luz
Disse Jesus: muitos estão em volta da cisterna, mas ninguém entra nela.

075 - A lei e o Cristo
Disse Jesus: muitos estão à porta, mas somente os solitários entrarão na câmara municipal.

076 - A consciência crística
Disse Jesus: o Reino do Pai é como um homem, um mercador, que possuía muitas mercadorias e encontrou uma pérola. O mercador foi prudente. Ele vendeu as mercadorias, comprou a pérola para si. Buscai vós também o tesouro imperecível e perene, aquele que nenhuma traça pode roer e verme algum pode destruir.

077 - Jesus
Disse Jesus: eu sou a Luz que paira acima de todas as coisas, eu sou o Todo, o Todo veio através de mim e o Todo emana de mim. Parti um (pedaço de) madeira, lá estou; levantai uma pedra, e ali me encontrareis.

078 - Busca da verdade universal
Disse Jesus: porque ides ao deserto? Para ver o junco sacudido pelo vento? E para ver um homem envolto em finos panos? (Vede, vossos) reis e os altos dignatários são aqueles que vestem finas (roupas), no entanto, não conseguirão conhecer a Verdade.

079 - Valorização da vida carnal
Uma mulher da multidão disse a ele: bendito seja o ventre que te gerou e os seios que te amamentaram. Disse-lhe ele: benditos são aqueles que ouviram a palavra do Pai e a guardaram verdadeiramente. Pois haverá dias em que irá dizer: bendito o ventre que não concebeu e os seios que não amamentaram.

080 - Divina comédia humana
Disse Jesus: aquele que conheceu o mundo encontrou um cadáver, mas aquele que encontrou um cadáver, o mundo não é digno dele.

Versículos 01-40 | Versículos 81-114

 

Os Evangelhos de Tomé e Maria

Veja também
Esta edição traz dois dos textos mais profundos encontrados em Nag Hammadi: Os Evangelhos segundo Tomé e Maria Madalena. Os acompanha uma série de contos (O Mensageiro) inspirados no gnosticismo e escritos por Rafael Arrais.

» Versão impressa

» eBook (Kindle)

Marcadores: , , , , ,

2 comentários:

Blogger Unknown disse...

Alguem mais achou o versículo 48 extremamente complexo e perturbador?

12/10/15 23:55  
Blogger raph disse...

Ele fala sobre "fazer as pazes em casa", ou seja, entre o Eu e o ego, entre a consciência espiritual e a animal. Quando somos capazes de domesticar nosso ego, e usar nosso lado animal em nosso favor, ao invés de sermos escravizados por ele, então somos capazes de feitos imensos. A metáfora de "mover a montanha" também se refere a grandes ajustes internos, ou seja, seremos capazes de nos reformar inteiramente ao atingirmos tal estado de harmonia interna.

Abs
raph

13/10/15 15:44  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home