Pular para conteúdo
19.12.08

O Evangelho de Tomé (III)

Continuação dos versículos 41-80:

081 - Política e religião
Disse Jesus: aquele que se tornar rico, que venha a ser rei, e aquele que tiver poder, que renuncie a ele.

082 - Meu reino não é deste mundo
Disse Jesus: todo aquele que estiver próximo a mim, está perto do fogo, e todo aquele que estiver afastado de mim, estará longe do Reino.

083 - As duas verdades
Disse Jesus: as imagens são manifestadas ao homem, e a Luz que está dentro delas estará oculta pela Imagem da Luz do Pai. Ele manifestar-se-á a si próprio e sua Imagem será ocultada pela sua Luz.

084 - Vaidade
Disse Jesus: quando vedes vossa aparência, vós vos rejubilais. Mas quando virdes vossa imagem, aquela que existe antes de vós, a que não morre e nem se manifesta, quanto podereis suportar?

085 - Pecado original
Disse Jesus: Adão veio a existir a partir de um grande poder e uma grande riqueza e, ainda assim, não se tornou digno de vós, porque se o fosse, (ele) não (teria experimentado) a morte.

086 - Sonhos
Disse Jesus: (As raposas) (têm) suas (tocas) e os pássaros têm (seus) ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde recostar a cabeça e descansar.

087 - Religação com Deus
Disse Jesus: maldito o corpo que depende de um corpo e maldita a alma que depende desses dois.

088 - As doze tribos de Israel
Disse Jesus: os anjos e os profetas virão a vós e vos darão o que é vosso. E vós, da mesma forma, devereis dar-lhes o que está em vossas mãos e dizei convosco próprios: em que dia virão eles para receber o que lhes pertence?

089 - Higiene espiritual
Disse Jesus: Por que lavais o exterior da taça? Não entendeis que o que fez o interior é o mesmo que fez o exterior?

090 - Jugo leve
Disse Jesus: vinde a mim, pois que meu jugo é leve e meu domínio, suave e achareis repouso.

091 - Deus, Causa Primária
Disseram a ele: Dize-nos quem és para que acreditemos em ti. Ele lhes disse: observais o aspecto do céu e da terra e não conheceis aquele que tendes diante de vós e não sabeis avaliar este instante.

092 - História universal
Disse Jesus: buscai e achareis, mas aquelas coisas que me perguntastes naqueles dias, não vos respondi então; agora, quero contar-vos, mas vós não me pergunteis.

093 - Deus capacita
Disse Jesus: não deis aos cães o que é sagrado, para que não o joguem no esterco. Não jogueis pérolas aos porcos, para que não façam delas (....)

094 - Entre
Disse Jesus: Todo aquele que buscar encontrará e todo aquele que bater se lhe abrirá.

095 - Amor ao inimigo
Disse Jesus: Se tiveres dinheiro, não o emprestes a juros, mas dá-o àquele que não vai pagar-te.

096 - As aparências enganam
Disse Jesus: O Reino do Pai é como uma mulher que tomou um pouco de fermento (e o escondeu) em uma massa (e) com ela fez grandes pães. Quem tem ouvidos que ouça.

097 - Obrigação
Disse Jesus: O Reino do Pai é como uma mulher que carrega um jarro cheio de trigo. Enquanto caminha por uma estrada distante, a asa do jarro se quebra. A farinha se espalha na estrada, às suas costas. Ela não se dá conta e não se apercebe do acidente. Depois de chegar à casa, coloca o vaso e o encontra vazio.

098 - Minha vida
Disse Jesus: O Reino do Pai é como um homem que desejara matar um homem poderoso. Em casa, desembainhou a espada e enterrou-a na parede para certificar-se de que sua mão seria capaz de fazê-lo; então ele matou o homem poderoso.

099 - Sendo feliz
Os discípulos disseram a ele: Teus irmãos e tua mãe estão lá fora. Disse-lhes ele: Os que aqui estão cumprem a vontade de meu Pai, e são meus irmãos e minha mãe; estes são os que entrarão no Reino de meu Pai.

100 - Essência da vida
Eles mostraram a Jesus uma moeda de ouro e disseram a ele, "Os homens de César exigem que paguemos impostos". Ele disse a eles, "Dai a César o que pertence a César, dai a Deus o que pertence a Deus, e dai a mim o que é meu" [1].

101 - Mãos e vozes
Disse Jesus: Aquele que não odeia seu pai e sua mãe como eu não poderá ser meu discípulo. E aquele que não ama seu pai e sua mãe como eu não poderá ser meu discípulo, pois minha mãe (....) mas minha verdadeira mãe deu-me a Vida.

102 - A justiça dada pela fé
Disse Jesus: Ai deles, os fariseus, pois se parecem com um cachorro deitado no cocho dos bois, pois nem comem nem deixam que os bois comam.

103 - Os mestres e a idolatria
Jesus disse: Feliz do homem que sabe em que hora da noite virão os ladrões, pois que poderá levantar-se e recolher seus (....) e cingir os rins antes que eles cheguem.

104 - Hábitos e pecados
Eles disseram a ele: Vem, vamos hoje orar e jejuar. Disse Jesus: Qual foi o pecado que cometi, ou em que fui derrotado? Quando o noivo houver saído da câmara nupcial, aí então que orem e que jejuem.

105 - O caminho estreito e o largo
Disse Jesus: Aquele que conhece pai e mãe será chamado filho de uma prostituta.

106 - Filhotes de homem
Disse Jesus: Quando fizerdes um de dois, tornar-vos-eis Filhos do Homem; e se disserdes montanha mova-te, ela se moverá.

107 - Um só rebanho para um só pastor
Disse Jesus: O Reino é como um pastor que tinha cem ovelhas. Uma delas, a maior, se extraviou. Ele abandonou as noventa e nove, e foi em busca daquela até que a encontrou. E depois de haver descansado, disse à ovelha: amo-te mais que às outras noventa e nove.

108 - Um Jesus
Disse Jesus: Aquele que beber de minha boca tornar-se-á como eu, e eu mesmo tornar-me-ei ele, e todas as coisas ocultas ser-lhe-ão desveladas.

109 - Marcas da felicidade
Disse Jesus: O Reino é como um homem que tinha um tesouro (escondido) no campo, sem sabê-lo. E (depois) de sua morte, deixou-o a seu (filho). (O) filho, que também nada sabia (sobre ele), recebeu o campo e vendeu-(o). E quem o comprou, enquanto arava (encontrou) o tesouro. E passou a emprestar dinheiro a quem ele quis.

110 - O décimo terceiro apóstolo
Disse Jesus: Quem encontrou o mundo e se tornou rico, que renuncie ao mundo.

111 - Renúncia
Disse Jesus: Os céus e a terra passarão diante de vós, e aquele que vive do Vivo, não conhecerá nem morte nem medo, porque Jesus disse: aquele que encontrar-se a si mesmo, dele o mundo não é digno.

112 - Uma só realidade
Disse Jesus: Ai da carne que depende da alma; ai da alma que depende da carne.

113 - Nova era
Seus discípulos disseram a ele: Quando virá o Reino? Disse Jesus: Ele não virá só por esperá-lo; não dirão: Ei-lo aqui! Ou ei-lo acolá! Mas o Reino do Pai está espalhado sobre a terra e os homens não o vêem.

114 - Maria, a comandante da conversão
Simão Pedro disse-lhe: Que Maria saia de nosso meio, porque as mulheres não são dignas da Vida! Disse Jesus: Vede, eu me encarreguei de faze-la homem, para que ela também se torne um espírito vivo, semelhante a vós, homens. Pois cada mulher que se fizer homem se encontrará no Reino dos Céus.

Versículos 01-40 | Versículos 41-80

***

[1] Apenas o versículo 100 foi retirado de A biblioteca de Nag Hammadi, James M. Robinson (Ed. Madras).

 

Os Evangelhos de Tomé e Maria

Veja também
Esta edição traz dois dos textos mais profundos encontrados em Nag Hammadi: Os Evangelhos segundo Tomé e Maria Madalena. Os acompanha uma série de contos (O Mensageiro) inspirados no gnosticismo e escritos por Rafael Arrais.

» Versão impressa

» eBook (Kindle)

Marcadores: , , , , ,

4 comentários:

Anonymous Anônimo disse...

i agree your idea ! very nice blog

5/1/09 19:10  
Blogger raph disse...

Recomendo também seguirem o excelente estudo do Ev. de Tomé no EEU, narrado por Ana Lúcia Sarciá - os mais práticos podem preferir iniciar logo em "05-logia-001":

http://meeu.com.br/index.php?option=com_k2&view=itemlist&task=category&id=31:narracao&Itemid=150

Abs
raph

11/11/10 22:29  
Anonymous Anônimo disse...

Os versículos 98 e 100 estão iguais. Tanto quanto julgo, é o 100 que está errado pois creio que esse se refere ao dar a César o que é de César

24/1/13 17:13  
Blogger raph disse...

Obrigado, realmente não havia notado. Já foi corrigido.

24/1/13 18:06  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home