Pular para conteúdo
24.1.08

Fé e Razão

Retirado da comunidade Fé e Razão, do Orkut.

***

fantasma
defina FE.
e defina Razao.

Flavio
Fé= pensamento magico
baseado no abstrato no empirico, na esperança, na incerteza ...
razão= pensamento racional
baseado no concreto, nos sentidos fisicos, na "certeza"

fantasma
penso ,que vivemos
na sub-razao , o por ela exclui possibilidades.
quanto que razao, no total esta aberta ao campo das possibilidades.
Razao tem que se agregar a Fe.
pois o racional, sem esperança e Fe, e limitado.
veja as grandes invençoes, tiveram um pitada de fantastico e de superaçao, da visao simples e comum, alias algumas eram tidas como loucura .
tipo o homem voar, ( tivesemos ficado so na razao , sera que estariamos voando?)

Mahtma
fé- a realidade, o absoluto, a certeza, o imutável....esperança, e é sempre a última a morrer
razão = relativa demais..pra me ser considerada....mas mesmo sendo relativa é fantástica, é linda, produz coisas incriveis, apesar de passageiras mais incriveis

Manuel
fé=razão.
eu consigo explicar deus racionalmente.
eu tenho duvidas que,
a razão de um ser menor como o homem,
seja alguma vez razoável.

Felipe
Fé = É a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.
Razão = Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrificio vivo, santo e agradavel a Deus, que é o vosso culto racional.
Logo a fé e a razão estão ligadas pois para por a fé em pratica é necessario utilizar a razão, pois ainda que a fé sustente fatos que não se vêem porém temos de uzar coerencia e inteligencia.
Assim como a ciencia afirma o Big Bang, sem ter visto e sem ter provas reais para 100% da teoria à uma razão nesta fé cientifica.
Em suma a ciencia e a fé são uma coisa só acontece que uma busca a fé pela a razão e a outra o contrario... Mas fé e razão são unicas pois estão em Deus que é um...
GRAÇA E PAZ!!!!!!!!!!!!!

Raph (esse sou eu)
temos duas lentes para ver a verdade, uma é a fé e outra a razão, e só podemos ver com clareza com ambas as lentes sobrepostas... com apenas uma delas, veremos sempre apenas "metade" da verdade.
hoje vemos em parte, mas então veremos face a face.

macau
Raph,
" que "tradição doutrinária"?
eu não sou católico nem evangélico...
"
Pois é... e daí? Sendo espírita, vc tbm segue a 'tradição doutrinária'... de Kardec!
Tanto pior a meu ver (ñ encare como ofensa, pois minha mãe era e minha irmã é espírita), porq a 'teoria tradicional doutrinária' da reencarnação é um acinte ao sacrifício e morte de Jesus!
Claro, se eu 'apronto'-morro-reencarno e 'apronto'-morro-reencarno e 'apronto'-morro-reencarno... até a perfeição... ... ...Jesus foi um idiota, pois posso me salvar por mim mesma, morrendo e reencarnando, morrendo e reencarnando, morrendo e reencarnando!!!

Hennet
Se não existe pecado, pra quê se aperfeiçoar?
Ô se fosse assim seria tão bom!!!!!

Raph
Diga isso para quem aprontou tanto que reencarnou em estado vegetal, cego, sudo, mudo e sem praticamente movimento no corpo.
A perfeição se chega muito mais rápido pelo amor do que pela dor. O caminho da dor é a última instância dos ignorantes, e ao passar por ele um dia todos finalmente descobrem que o único Diabo que existe está dentro de nós mesmos.
Eu não sigo doutrinas, se perguntam qual a minha religião eu respondo:
Minha religião é meu pensamento.

Guilherme
Se não segue, porque justifica a doutrina induísta de reencarnação?
Aliás, se seu pensamento é sua religião, mostre uma argumentação racional - que não seja essencialmente metafísica - favorável à reencarnação.
Digo isso porque é fácil falar que não tem religião ou que a religião pode ser o pensamento. Isso tem servido de defesa à muita gente que se julga cético e, temendo confrontar o próprio ceticismo, aliena-se no próprio dogmatismo.
Você está mais para um espírita do que para um racionalista.

Raph
eu não nego que concordo com muita coisa no espiritismo, sem dúvida se eu tivesse que escolher uma religião atualmente seria ela, e é exatamente porisso que eu defendo o espiritismo, não tenho "medo" de me comprometer por conta disso ou coisa assim...
dentre outras coisas, devido a eu acreditar REALMENTE em reencarnação, não acredito em muitas coisas como:
nacionalidade
casamento
idade
salvação (com relação a pecados)
céu/inferno
etc... enfim, muita coisa restrita a apenas essa vida eu não acredito, apenas finjo acreditar :)
ocorre que minha religião real ainda é meu pensamento, não no sentido da racionalidade, mas em um muito mais profundo, entenda quem entender:
minha religião é meu pensamento
minha vida é minha bíblia
minha igreja é meu coração
Deus é meu amor

Lady Overkill
Parabéns, Raph.
Hoje vc estava inspirado...
Se não tem razão perfeita em tudo (quem tem?), está no caminho de descobrir a verdade. Acredita que o amor é a lei, procura ter olhos para ver, não crê apenas no homem (que escreveu a Bíblia) mas em si mesmo e nas coisas que sente e percebe. A Bíblia, inclusive, ratifica essa forma de visão, assim como todas as filosofias sensatas do mundo.

Veja o tópico aqui

Marcadores: , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home