Pular para conteúdo
30.7.08

Os 10 melhores livros sagrados

Dos que já li até hoje, ou dos que me lembro de ter lido:

1. Bhagavad Gita (parte do Mahabharata)*
2. Tao Te Ching (Lao Tsé)*
3. Fédon, ou Da Alma (Platão)*
4. Dhammapada (ditado pelo Buda)*
5. Diatribes (Epicteto)**
6. O Livro dos Espíritos (Kardec)
7. O Evangelho de Tomé (achado em Nag Hammadi)*
8. O Caibalion (3 Iniciados)*
9. Ética (Espinosa)
10. Cosmos (Sagan)

Atualizado em 19/12/23

* Edições traduzidas já lançadas pelas Edições Textos para Reflexão. (versão e-book e/ou impressa)
** Recomendo o livro
Epicteto e a Sabedoria Estoica de Jean Joel-duhot, da editora Loyola, e o e-book O Manual para a Vida, das Edições Textos para Reflexão, com nossa tradução de Epicteto.

Veja também: Cronologia das religiões.


Marcadores: , , , , , , , , , , , ,

3 comentários:

Blogger raph disse...

Fui obrigado a retirar da lista, a muito custo, os Pensamentos de Epicuro... Embora decerto mereça sempre uma menção honrosa.

12/6/09 14:18  
Blogger Maria disse...

Bom dia!!!
Não era bem este post que eu gostaria de comentar, mas sim o dos contos , mas ao abrir o post dos contos para fazer coemntários pede-me lá um endereço de um amigo e a pergunta é que amigo? O seu que não sei ou de um amigo qualquer? Se é de um amigo qualquer, qual é a necessidade?
Ok,pode ser que deste post também dê...rs
Bem o senhor colocou um comentário no blog do Ricardo " Spinoza e amigos" , como o acompanho já há algum tempo li, logo pela manhã , o poema sobre Espinosa e como gosto de poesia (ou melhor de Pessoa) fui dar uma espreitadela no seu blog. Andei a pssear por lá até que vi os contos...fiquei deliciada a lê-los. paralelamente ao meu gosto por Pessoa, tenho um outro igualmente forte- Teatro- e associado a este desenvolvi um gosto também pelos contadores de histórias. Delicio-me imenso ao ouvi-los contar histórias, não apenas pela maneira como contam, mas pelas histórias em si. Por detrás de cada uma, quase sempre infantil, há um ensinamento que cada um pode tirar.
Então , agora estou a ler os seus, melhor só ouvindo-os. Pena que não coloque a fonte onde retirou os contos, a não ser que sejam seus. Se o são só num fez referência a esse facto.
Bem horas de ir.
Que tenha um óptimo resto de FDS.
Maria

8/11/09 06:47  
Blogger raph disse...

Olá Maria, bem a maioria dos textos nesse blog são meus, por isso não coloco a fonte, exceto quando não são meus, então coloco a fonte logo no início dos posts... Mas quase todos os contos são meus mesmo, portanto muito obrigado pelo elogio :)

Abs
raph

8/11/09 19:23  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home