Pular para conteúdo
13.3.08

Crítica aos espíritas

Retirado do tópico homônimo da comunidade Fé e Razão, no Orkut.

Muitos sabem que defendo consistentemente muitas idéias da doutrina espírita nessa comunidade, no entanto sou da opinião que toda doutrina tem seus pontos falhos ainda, embora seja em muito superior a doutrinas mais antigas as quais se apresenta como uma evolução racional lógica, o espiritsimo e a crença nele tem muitos defeitos ainda, principalmente no Brasil, aqui vou listar alguns.

*

1. Do fascínio pelo "mundo astral"

É muito comum vermos espíritas que estão antes fascinados pelas suas explicações fantástica de como seria o brana chamado "mundo astral" do que propriamente em seguir no seu auto-conhecimento e no caminho do amor que o espiritismo defende ("Fora da caridade não há salvação").

Ora, nesse ponto se assemelham aos cristãos que estão mais preocupados com os milagres bíblicos, se Jesus levitou ou ressucitou pessoas, do que propriamente com sua própria evolução moral através do estudo dessas doutrinas. Se pegarmos o mercado editorial brasileiro, veremos hoje que os livros espíritas superam EM MUITO as vendas de livros de qualquer outra religião, ao ponto que mesmo umbandistas e místicos em geral procuram "associar" seus livros aos espiritismo de Kardec, o que geralmente não vai muito além de mensagem na capa :)

Ora, o espiritismo não defende o benefício material de forma alguma, nada de dízimos ou terrenos da "igreja" nem tampouco um "papa" para comandar todas as riquezas materiais da doutrina, que na verdade não são nenhuma... No entanto, o espiritismo existe no Brasil até hoje graças a Chico Xavier, que doou CADA CENTAVO dos milhões que vendeu para a Federação Espírita Brasileira.

A FEB usa todos esses centavos, e sempre usou, para caridade e divulgação da doutrina... Infelizmente não podemos dizer o mesmo desses tantos "autores de romances espíritas". A grande maioria se aproveita do fascínio ignorante da população por essas histórias fantásticas, falando de como é a vida no plano espiritual e muitas vezes focando SOMENTE nesse lado das coisas.

Ora, ainda estamos aqui encarnados, não podemos fazer caridade nem amar em outro brana, por mais que gostaríamos de poder lá estar com os espíritos de luz, estamos aqui por uma razão MUITO CLARA: A Lei de Causa e Efeito. E, se estamos ainda aqui, devemos focar NESSA VIDA e NESSE MUNDO. Usando o conhecimento da doutrina para evoluirmos aqui, agora, e não para deixar para depois do desencarne.

Marcadores: , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home