Pular para conteúdo
12.2.10

Seria o Sol um buraco negro?

Essa é uma das possibilidades heterodoxas consideradas com seriedade pelas teorias de Nassim Haramein, que inclusive admite que foi expulso de algumas conferências se física exatamente por levantar essa pergunta... Ocorre que algumas evidências para suas teorias começam a surgir. Os físicos já sabem que a maior parte das galáxias - senão todas - possuí um buraco negro super massivo em seu centro. Atualmente, já se perguntam se não seriam os buracos negros os "construtores" de galáxias.

Recentemente, algumas imagens da superfície do Sol conseguidas pelo telescópio espacial japonês Enori parecem corroborar para a possibilidade do Sol ter um buraco negro em seu interior:

Claro que daí a afirmar que até mesmo átomos possuem um buraco negro em seu interior é um grande salto. De qualquer forma, talvez o "pensamento fora da caixa" de Haramein ainda seja de grande ajuda a cosmologia moderna:

O vídeo acima é parte de uma longa palestra de 45 partes que se encontra inteiramente legendada em português no YouTube.

» Mais posts sobre Nassim Haramein neste blog.

Nota: Nassim Haramein até hoje não tem trabalhos científicos publicados em sites ou revistas de renome, e suas teorias não são consideradas de forma séria (ao menos até o momento) pela comunidade científica internacional. Isso não quer dizer que seja um charlatão ou uma fraude, apenas um homem com idéias heterodoxas acerca da geometria do Cosmos.

Marcadores: , , , ,

9 comentários:

Blogger ROCA disse...

Cuidado pois este sujeito (Nassim Haramein) é um quack (charlatão).

Fiz uma pesquisa customizada (só sites científicos com alta reputação) e NÃO encontrei nenhum artigo deste 'pseudo-cientista', nem alguma artigo que fale de trabalho dele. Só achei alguns comentários sem significância.

A pesquisa:

http://www.google.com.br/cse?cx=partner-pub-9711605398157901%3A5uz5x5-9uyz&ie=ISO-8859-1&q=Nassim+Haramein&sa=Pesquisar&siteurl=eternosaprendizes.com%2F

Sinceramente eu recomendo que você pare de divulgar os trabalhos deste falso-cientista (Nassim Haramein) e apague os posts sobre ele.

25/2/10 08:57  
Blogger ROCA disse...

O que é um QUACK?
http://insti.physics.sunysb.edu/~siegel/quack.html

Esse Nassim é um típico QUACK.

25/2/10 08:58  
Blogger raph disse...

Bem ROCA, eu obviamente respeito sua opinião como defensor da ciência, mas repare que em todos os meus posts sobre o Haramein eu sempre deixo claro em algum momento que ele não é um cientista (ao menos no sentido de ser aceito na comunidade internacioal). Ele é no máximo um homem com bom conhecimento científico e que levanta teorias que podem ter certa lógica.

Ao contrário de gente como os produtores de "Quem Somos Nós" e similares, pelo menos ele estudou física e aparentemente entende do assunto.

Em todo caso, eu admiro a capacidade dos pensadores de estarem sempre em busca de novas possibilidades para uma Teoria do Tudo, que tem sido o grande sonho de tantos gênios da ciência... Obviamente que não concordo que tudo o que Haramein fala é ciência, mas acredito que pelo menos alguma parte de seu trabalho seja baseada nela.

Em todo caso, eu também acho que já tenho posts suficientes sobre Haramein no blog. Só devo retornar a ele se por acaso surgir alguma notícia de alguma teoria sua que tenha sido comprovada, ou pelo menos analisada com serieade pela comunidade científica...

***

Talvez uma teoria como esta seja mais agradável aos cientistas:

O universo-coral

Abs
raph

25/2/10 12:12  
Blogger raph disse...

Atualização:

Devido ao comentário do ROCA (que considero muito devido a qualidade de seu blog), resolvi adicionar esta nota ao final de todos os posts sobre Haramein:

Nota: Nassim Haramein até hoje não tem trabalhos científicos publicados em sites ou revistas de renome, e suas teorias não são consideradas de forma séria (ao menos até o momento) pela comunidade científica internacional. Isso não quer dizer que seja um charlatão ou uma fraude, apenas um homem com idéias heterodoxas acerca da geometria do Cosmos.

Um dos posts tinha um link para o blog Eternos Aprendizes (sobre buracos negros no centro de galáxias), que foi retirado para não dar a entender que o blog esta "endossando" as idéias de Harameins.

Abs
raph

25/2/10 12:27  
Blogger ROCA disse...

OK!

25/2/10 15:23  
Blogger João disse...

Eu mesmo não possuo conhecimento técnico em física, porém existe uma coisa na qual sempre fui muito bom que é a lógica. A razão sempre foi minha maior aliada, principalmente na minha área que é da Ciência do Direito. A razão, na minha opinião, é una e indivisível, existem muitas pesquisas no campo da psicologia sobre a existência de uma inteligência coletiva e inseparável da inteligência individual, resultado da característica historico-social da espécie humana. Muitas pesquisas ja foram realizadas com certos avanços em relação à memória genética, memes, ciclos de vintenios e conciência coletiva, Haramein aborda muito a questão da unificação que abranje iclusive o campo do conhecimento, isso desenterra uma discução muito corrente em meados do século V e posteriores sobre a possibilidade de formação do conhecimento através da razão que é parte do método de Haramein, fica livre para cada um acreditar na possibilidade do auto-conhecimento (várias acepcões), sem esquecer que a terra já foi plana, era o centro do universo, estava parada e o caminho do conhecimento desbocava no inferno.

24/3/11 09:59  
Blogger João disse...

Só mais uma coisa.
Para quem defende o charlatanismo de Nassim Haramein: dá uma volta em um jardim, depois mergulhe la pras bandas de Recife, passe uns vários fins de semana no escuro noturno longe das cidades olhando para o céu, tenha um filho, tente dormir entre 7 e 8 horas por dia e preste atenção nos seus sonhos, beba muita água, observe as formigas e aquelas abelhinhas Jataí, coloque sal refinado em um pires acrescente água e deixe evaporar, compare tudo o que existe de forma unificada e depois poste as conclusões extraidas dessas observações. Parece bobagem, mas tem gente que se julga "cientista" e que nunca deu uma olhada nem no próprio C(piiii).
Será que deu pra entender?

24/3/11 10:19  
Blogger raph disse...

Oi João,

Acredito que o que deva ser bem compreendido por todos, até para evitar debates inúteis, é que o metódo científico moderno entende como prova "apenas o que pode ser replicado em laboratório de forma objetiva".

Ora, se a própria ciência postula que conhecemos apenas cerca de 4% da massa e energia do universo (os outros 96% não interagem com a luz), temos que a ciência trata da ínfima parte que já foi detectada.

Mas é possível fazer ciência, e teorias lógicas e/ou científicas, com aquilo que ainda não foi comprovado. Em realidade, todas as teorias científias começaram sem comprovação... Só seria errado afirmar que "algo foi comprovado objetivamente em experimento replicável", quando ainda não o foi. A Teoria-M é um belo exemplo de ramo científico que talvez não seja comprovado tão cedo, embora tenhamos eminentes cientistas na área...

Ou seja, não há nada de charlatanismo em Haramein, ele apenas está estudando algo que, ao menos por enquanto, pertence a grande parte do que não pode ser replicado em laboratório - o que não quer dizer que não exista.

Ou, por acaso alguém já provou o amor cientificamente?

Abs!
raph

25/3/11 10:35  
Anonymous Franco-Atirador disse...

Ou seja, ele é um físico TEÓRICO, como muitos outros, apenas com idéias diferentes.

12/9/12 09:20  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home

Related Posts with Thumbnails