26.8.11

Super Homens

Nesta palestra no TED, Harvey Fineberg, especialista em ética médica, nos mostra três caminhos para a espécie humana em evolução constante: parar de evoluir por completo; evoluir naturalmente; ou controlar os próximos passos da evolução humana, usando modificações genéticas para nos tornar mais espertos, rápidos e melhores.

Fineberg chama a tal conceito de neo-evolução, porém a neo-evolução já é um conceito bem mais antigo. Não devemos confundir um com o outro, portanto... No caso de Fineberg a neo-evolução está estritamente ligada a modificações genéticas induzidas pela ciência:

A discussão ética acerca do uso desse tipo de modificação remete a origem do herói Capitão América, que através de um processo "mágico" se torna um Super Homem. Seus criadores, entretanto, evitaram tal questão fazendo com que o processo (o soro do supersoldado) só funcionasse uma única vez... Agora, imaginem um soro do supersoldado que poderá ser aplicado a vontade, em quem quer que tenha recursos disponíveis para pagar por ele? Certamente não era essa a ideia que Nietzsche tinha do Super Homem.

Marcadores: , , , , , ,

2 comentários:

Blogger Isac Borgert disse...

Não precisamos ser mais rápidos ou mais fortes, precisamos sim aumentar a nossa capacidade de raciocinar, memorizar em fim ser mais inteligente. Mas isso a meu ver esta longe para nossa ciência conseguir dar uma força...

26/8/11 13:20  
Blogger raph disse...

Bem Darwin já dizia: "nem o mais forte nem o mais inteligente, mas o mais adptável ao ambiente"...

Quem sabe a maior adaptação não seja o amor? Amor ao Cosmos e aos seres do Cosmos.

Enfim, mas o altruísmo tampouco pode ser concedido por modificações genéticas...

Abs!
raph

26/8/11 14:05  

Postar um comentário

‹ Voltar a Home

Acompanhar

Digite seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog:

O Autor

Rafael Arrais

ver profile

design by Ayon

Igreja do Livro Transformador

Guiato

Blogger

blogspot visit counter



Licença Creative Commons Alguns textos publicados neste blog encontram-se registrados na Biblioteca Nacional
Related Posts with Thumbnails