Pular para conteúdo
4.8.14

Light in Babylon

Imaginem estar passeando pela rua e cruzar com tal música...

Light in Babylon (Luz na Babilônia) é um grupo musical turco que traz uma fusão de diferentes etnias e culturas. Michal Elia Kamal (cantora e compositora) é nascida em Israel, mas sua família tem origem iraniana; Metehan Çifçi (santour, um instrumento exótico) é nascido na própria Turquia; e Julien Demarque (violão) veio da França. Suas influências musicais aliam a tradição cosmopolita de Istambul com as antigas tradições sefarditas (judeus da Península Ibérica), e o som de sua música parece se conectar imediatamente com a alma das pessoas, tanto que suas apresentações nas ruas de grandes cidades turcas ou europeias chamam sempre uma enorme atenção. Eis um exemplo:

Hinech Yafa é uma composição do cantor de Israel, Idan Raichel, baseada no Cântico dos Cânticos do Antigo Testamento. Abaixo segue a tradução do inglês, por Rafael Arrais:

Em meu leito já faz uma semana
que busco aquela que minha alma ama,
e não pude lhe encontrar.
Eu procurei em todas as ruas
da cidadela cheia de ilusões,
e não pude lhe encontrar.
Os guardas da murada me acharam,
mas quanto ao meu amor...
Ainda não pude lhe encontrar.

Eu não a deixarei partir.
Eu a buscarei e a trarei para minha cidade,
para a casa de minha mãe,
para o meu quarto, para minha cama.

Ó noiva, você é tão bela,
e seus lábios são como fitas escarlates,
e seus dentes, brancos como a lua...

Quem vem chegando do deserto,
de uma terra distante,
carregada por um grande pássaro,
pousando em minha casa?
La la la la la...

Ó noiva, você é tão bela,
eu estou me desvanecendo eu seus olhos,
e seu olhar me incendeia
como uma palavra de fogo...

Quem vem chegando do deserto,
de uma terra distante,
carregada por um grande pássaro,
pousando em minha casa?
La la la la la...

***

ps. Bela, obrigado pela indicação :)

Crédito da imagem: Divulgação (Light in Babylon)

Marcadores: , , ,

13 comentários:

Blogger Osmar Silva disse...

Incrível. Muito bacana o trabalho deles.

4/8/14 21:41  
Blogger Rato Saltador disse...

M A R A V I L H O S O !

Grato por compartilhar!

5/8/14 22:29  
Anonymous Eduardo disse...

Muito obrigado, Raph, passei por um dia difícil hoje. Mesmo quando controlo minha mente diante de certos problemas, ainda sim acabo ficando inquieto. Ver essa moça tocando com tanta intensidade e alegria me fez ficar emocionado, não tenho nem como agradecer, continue atualizando esse blog, você não sabe o quanto tudo isso me faz bem. Obrigado!

6/8/14 17:55  
Blogger raph disse...

O crédito é todo dela; mas nós aqui, assim como eles lá em Istambul, apenas ficamos atentos para posicionar nossos espelhos na direção certa :)

Abs!
raph

7/8/14 09:57  
Blogger Unknown disse...

Muito bom, eles tocam e cantam muito bem. Merecem muitos aplausos.

7/8/14 14:53  
Anonymous Anônimo disse...

Por isso que acho ela parecida com a joana maranhão kkk e com minha prima, raizes sefarditas, assim como eu, provavelmente ela tem origem de Portugal, legal. D+

12/3/17 15:20  
Blogger Unknown disse...

Conheci esse grupo há pouco tempo, sem querer, graças ao YouTube... São maravilhosos, que continuem com esse trabalho único!!

3/12/17 12:23  
Blogger CNC PAIVA disse...

Israelense, canta belas canções em ivrit, de origem arabe, sangue mediterrâneo são os melhores juntamente com os sefarditas. Comida, especiarias, cultura... As mulheres as mais belas. Tem alma como nenhuma outra criação! Shalom! Salam!

18/5/18 21:27  
Blogger Unknown disse...

Eu conheci esta banda por acaso (será mesmo!!!) no youtube e fiquei encantado com o trabalho.
Postei esse comentário no video de Imagine:
"I am Brazilian and I chose to write in English because it is the universal language. I met the group on Youtube and, when I watched your interpretation of Image of John Lennon, i take a prayer to the world. Congratulations on your work. It's beautiful. The vocalist is a strong and gentle woman at the same time. Musicians are the pure expression of peace of mind. I wish you lots of luck!"

30/8/18 16:28  
Blogger Unknown disse...

É Maravilhoso ver a tradução da música.. é Maravilhoso ainda ver k grupo tocando e como sai talentosos principalmente michal.. parabénssssss

11/4/20 09:02  
Blogger Unknown disse...

Isto aproxima o homem de Deus ...acalenta a alma

29/1/21 18:38  
Blogger Unknown disse...

Música viceral. Se do fosse no ocidente. Influenciaram uma nova geração de músicos . Bem melhor que Jorge e Mateus.

7/12/21 09:35  
Blogger cade-1976 disse...

Conheci essa banda pelo you tube! Musicas fabulosas ,gratidão pela matéria sobre ela!

4/4/22 19:36  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home