Pular para conteúdo
6.10.12

Mudando o paradigma da educação

Esta é uma animação da palestra do pensador da educação, Sir Ken Robinson, conforme proferida ao RSA (com a caridosa dublagem de Alexandre Gomes, do blog Brasil Acadêmico).

A educação não está em crise apenas na América Latina, como em todo o resto do mundo. Estamos vivendo no início da era da informação, e nossas crianças estão sendo "bombardeadas" pela maior quantidade de estímulos da história da infância humana... Neste cenário, não é de se surpreender que elas não se interessem pelas "aulas chatas", e sejam diagnosticadas com o transtorno de déficit de atenção (TDA ou TDAH). Segundo Robinson, "anestesiar" nossos filhos com remédios não trata da questão principal, mas pode ter sérias consequências para nosso futuro.

Nos EUA, como na Europa, como no Brasil, é preciso mudar urgentemente as escolas, para que não formem "máquinas pensantes", para que não assassinem a criatividade, para que não obstruam o pensamento livre. A mudança já se faz perceber, mas depende de nós a acelerar enquanto há tempo:

Marcadores: , , , , , , ,

3 comentários:

Blogger Sysyphus disse...

Ótimo texto e vídeo!

Blog do Renato Russo

http://blogsdoalem.com.br/russo/

12/10/12 00:02  
Blogger Sysyphus disse...

Milhares de estudantes pedem educação de qualidade na Itália

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2012/10/12/interna_mundo,327824/milhares-de-estudantes-pedem-educacao-de-qualidade-na-italia.shtml

12/10/12 13:05  
Blogger andre disse...

Muito interessante, parabens, pela abordagem.

www.recantodossonhos.com.br

15/4/20 10:36  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home