Pular para conteúdo
19.11.14

Pela manhã...

Atentem para a imagem acima. Parece uma banda dessas que tocam na rua e vendem CDs não? Bem, a peculiaridade é que eles tocam nas ruas de Istambul, e quase sempre em hebraico... Além de contarem com uma das cantoras mais belas do mundo, mas já voltamos a eles...


Salomão ibn Gabirol foi um filósofo neoplatônico e poeta judeu que viveu na Espanha durante o período de dominação islâmica, no século XI. Abaixo lhes trago minha tentativa de tradução para o seu poema Shachar avakshecha (Pela manhã), que embora certamente esteja bem aquém do original hebraico, acredito que tenha mantido parte da sua essência:

Pela manhã eu busco a Ti,
Tentei encontrá-Lo no refúgio das rochas,
Mas você só se pronuncia no momento certo
Entre a alvorada e a tardinha.

Sob a Sua grandeza eu me prostro,
E permaneço com este temor,
Pois sei que todos os meus pensamentos mais ocultos
Estão nus, diante de Ti.

O coração e a voz pouco podem fazer
Ante a Sua glória;
As histórias permanecem pequenas,
Assim como nossas almas.

Porém, da mesma forma como o som dos tambores
Podem Lhe parecer agradáveis,
Eu Lhe louvarei em meu cântico
Enquanto Seu hálito passa através de mim.


Pois bem, retornemos a tal banda...

Light in Babylon (Luz na Babilônia) é um grupo musical turco que traz uma fusão de diferentes etnias e culturas. Michal Elia Kamal (cantora e compositora) é nascida em Israel, mas sua família tem origem iraniana; Metehan Çifçi (santour, um instrumento exótico) é nascido na própria Turquia; e Julien Demarque (violão) veio da França. Suas influências musicais aliam a tradição cosmopolita de Istambul com as antigas tradições sefarditas (judeus da Península Ibérica), e o som de sua música parece se conectar imediatamente com a alma das pessoas.

Abaixo, temos a versão cantada do poema acima, com melodia de autoria dos integrantes da banda, e com a voz celestial de Michal... Sim, ela é mesmo uma das cantoras mais belas do mundo, em todos os sentidos:

***

» Veja outra versão ao vivo da mesma música (Sokak Festivali)

Crédito da imagem: Divulgação (Light in Babylon)

Marcadores: , , , , , ,

3 comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Obrigado por compartilhar a tradução ! Texto lindissimo! Hebraico em ritmo melodia e harmonia é mágico !

20/11/14 20:08  
Anonymous Eduardo disse...

Amo muito Light in Babylon <3 Inclusive descobri aqui rs Eles vão lançar um álbum novo em breve, espero que consigam conquistar cada vez mais espaço. Ela cantando Hinech Yafa naquele outro posto me conquistou na hora <3

23/11/14 01:17  
Blogger Unknown disse...

Precioso.

2/6/16 20:48  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home