Pular para conteúdo
24.8.12

Citações no mural

Após ter iniciado a série Play a Myth, comecei a utilizar o mural de fotos da página deste blog no Facebook para divulgar os mitos. A primeira coisa que percebi é que o Facebook valoriza muito mais as fotos do que os posts de textos ou links, pois com as fotos ele cria automaticamente um mural que pode ser facilmente acessado posteriormente. Ou seja: é bem mais simples encontrar uma foto postada há 6 meses, do que um texto ou um link, que já estará “enterrado” na linha do tempo da página.

Refletindo um pouco mais sobre o assunto, e também navegando no próprio Facebook, percebi que na realidade há muitas outras páginas no Facebook que usavam do mesmo expediente. A grande maioria divulgando imagens com humor, memes, mensagens políticas ou aquelas famigeradas correntes de “curte ou compartilha”, dentre outras...

Pensei então: nessa overdose de informação, não adianta postar imagens de mitos, pois quase ninguém vai se interessar em dedicar 15 minutos do seu tempo para tentar “decifrar” essas imagens (há não ser quem já conhece o blog e já sabia da série, claro). Era preciso “pescar” a atenção das pessoas com algo mais direto.

Foi daí que pensei em seguir aqueles exemplos de páginas do Facebook que divulgam frases ou citações de pensadores famosos, só que de uma forma um pouco mais elaborada, e de preferência com um pouco mais de texto: o suficiente para fisgar a reflexão, mas sem assustar pela quantidade de informação a ser lida (no rio largo da informação diluída, precisamos utilizar alguns ensinamentos dos publicitários, os magistas da nova era).

A série com frases ou pequenos trechos de poemas, ou citações de grandes pensadores e livros sagrados, já está compondo o mural de nossa página no Facebook há pouco mais de dois meses. Carl Sagan, Fernando Pessoa e Epicuro foram os primeiros a fazer grande sucesso, com 50+ compartilhamentos cada. Mas nada se compara a citação do Alan Moore, que virou um meme fulminante, com 50+ compartilhamentos em 1h, 500+ em 3 dias, e que hoje já tem mais de 1000 compartilhamentos – quase o total de pessoas que curtiram a página.

Minha ideia em geral tem sido trazer alguns grandes textos de autores não tão conhecidos, e alguns grandes textos relativamente desconhecidos dos autores mais conhecidos... Em alguns casos tive de "encurtar" os textos para que pudessem caber no espaço, mas tomando o devido cuidado para não afetar (muito) a essência das mensagens.

Eu gosto de pensar que essa “pescaria” serve para contrabalancear toda a overdose de informação não lá muito relevante. Quem vai saber?

» Veja o nosso mural de fotos no Facebook. Curta e compartilhe, se lhe apetecer.

***

Crédito da imagem: Google Image Search + raph + The Mindscape of Alan Moore (esta foi a tal imagem que estourou os 1.000 compartilhamentos)

Marcadores: , , ,

4 comentários:

Blogger Pai Raphael PH. Alves disse...

Parabéns Raph...com certeza o Play a Myth é um sucesso...foi e é uma ótima ideia!!!

Abraços,

PH

24/8/12 16:42  
Blogger raph disse...

Obrigado :)

24/8/12 18:08  
Anonymous Rachel Lima disse...

Eu achei sua idéia muito boa e acompanho todas as imagens desde que as "pesquei" no facebook.
Com certeza é uma boa com tantas inutilidades que aparecem nos feeds cada dia mais.
O design nas imagens é muito bom, de todas. Bem equilibrado, chamativo e simples, bom de ler. Parabéns pelos tantos compartilhamentos! Abs

28/8/12 11:36  
Blogger raph disse...

Obrigado Rachel.

Que legal este seu comentário pois tudo isso que disse foram exatamente as minhas preocupações em relação ao formato. As vezes preciso deixar a imagem um pouco mais a esquerda para dar mais espaço ao texto, mas na medida do possível tento fazer o texto caber sem ficar muito um "wall of text" :)

Abs
raph

28/8/12 11:55  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home