Pular para conteúdo
15.8.12

O fim do mundo celta

Pelo que sabemos, provavelmente hoje não faça mais sentido falar em um povo celta, mas sim numa cultura celta. Boa parte da população da Europa ocidental pertencia às etnias celtas até a eventual conquista daqueles territórios pelo Império Romano. Dentre os celtas estavam diversas tribos e diversos povos: gauleses, bretões, belgas, gálatas, caledônios, batavos, etc. Era de se esperar que alguma essência de sua cultura sobrevivesse as guerras e aculturações, e de fato foi exatamente o que ocorreu.

Graças a banda irlandesa Dervish, hoje temos acesso privilegiado, por exemplo, a música celta... Senão a música de 2 mil anos atrás, ao menos a música, a cultura, o eco do espírito celta que têm sobrevivido há tantos e tantos séculos.

Como de costume, é bastante difícil achar bons vídeos de bandas desse tipo no YouTube, mas aqui lhes trago uma boa amostra:

Peigin mo Chroi, cantada por Cathy Jordan (vocalista) e alguns integrantes da banda nalgum bar celta com boa cerveja... Veja outra versão desta música, cantada ao vivo num festival na Bélgica em 2007.

***

World's End (O Fim do Mundo), somente o áudio retirado do CD já clássico: Decade. Interessante como o fim do mundo celta é, antes de mais nada, uma celebração pelo espírito que virá à seguir... O mundo acaba e recomeça, e tudo se renova.

***

Atualização
Um dos nossos seguidores no twitter (@osomdaconcha) me enviou este vídeo completo com a banda (cerca de 52min): Dervish Session - Midsummers Night

***

Crédito da foto: Divulgação (Dervish, com Cathy Jordan a frente)

Marcadores: , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home