Pular para conteúdo
6.8.12

O néctar de Shams

Quando eu voava exaurido por seu jardim,
Sorvendo todo néctar das flores ao redor,
Estava feliz, mas nem tanto assim...

“O que está te incomodando, amante da flor?” – você me perguntou.
“Uma saudade, uma dor.” – eu respondi.
“O que há nesse jardim para se ter saudade?”
“Tudo! As flores, o néctar, o cheiro de jasmim”...

Eu ansiava pela idade em que cresceria
Num pássaro maior, dono do céu, dono de mim;
Que poderia voar para bem longe de seu jardim.
Eu sabia que precisaria alçar voo,
Mas temia, mesmo assim...

“Eu irei encontrar néctar nas flores de outro país?”
“Todas as flores tem néctar.”
“Mas, e se não existirem flores noutro país?”
“Todos os países tem flores.”
“E porque tanta vida, porque tanto amor, o que você ganha em troca?”
“Amante da flor, lhe contarei meu segredo”...

E você me explicou que enquanto eu sorvia o doce de cada flor,
Suas pétalas espalhavam por meu pequeno corpo o pólen
Que iria fecundar outras flores, para que cada uma delas
Conhecesse em segredo o ingrediente do néctar
Umas das outras...

“Mas como se faz tal milagre?”
“Qual deles?”
“Ora, o da criação do pólen e do néctar, isso nunca termina?”

E você me explicou que desde muito cedo tudo coube aos pássaros,
Os amantes das flores, que por demais amarem seu néctar,
Distribuíam ao pólen por todos os cantos do jardim;
E que agora já era tarde,
Isso jamais teria um fim...

***

“Mas Shams, serei eu realmente um pássaro amante das flores?”
“Todo ser é o que sonha.”
“E o que é essa corda pendendo do meu pé?”
“O lembrete da realidade.”
“Mas, seria isso tudo real? Existe mesmo esse néctar infindável?”
“Você só vai saber se continuar voando, e distribuindo meu pólen pelo coração da realidade – mas voe em silêncio!”


raph’12

***

Crédito da foto: Frans Lemmens/www.franslemmens.com/Corbis

Marcadores: , , ,

2 comentários:

Blogger Yara Morais disse...

Raph, foi vc que escreveu?? Que lindo!! Bjo

6/8/12 17:19  
Blogger raph disse...

Foi sim, em homenagem ao Rumi, um poeta sufi :)

Obrigado, bjs!

6/8/12 19:46  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home