Pular para conteúdo
8.4.15

Adão e Eva eram negros

É bem provável que a maioria dos cientistas não creia, ao menos literalmente, que Adão e Eva foram os primeiros seres humanos. Mas, fato é que os primeiros seres humanos, sejam quais fossem os seus nomes, eram negros. Neste caso já não é uma questão de crença, a ciência já tinha fortes evidências de que o homo sapiens se originou na África [1], e recentemente, com o estudo do genoma humano, chegou à conclusão que a pele branca, clara ou pálida é resultado de uma mutação relativamente recente em nossa história evolutiva.

O estudo, apresentado na 84ª reunião anual da Associação Americana de Antropologia Física, realizada em março de 2015 nos EUA, oferece fortes evidências que os europeus modernos não se parecem muito com os de 8 mil anos atrás.

Um time internacional de cientistas analisou o genoma dos restos de 83 indivíduos encontrados em sítios arqueológicos espalhados pela Europa. Os resultados apontam que a população europeia moderna é uma mistura de pelo menos três antigas populações que chegaram à Europa em diferentes migrações nos últimos 8 mil anos. Comparando com dados do Projeto 1000 Genomas, os cientistas conseguiram encontrar quatro genes associados com as mudanças na pigmentação da pele que passaram por forte processo de seleção natural.

Os cientistas encontraram dois genes diferentes relacionados com a coloração da pele, além de um outro, ligado aos olhos azuis e que também pode contribuir para a pele clara e o cabelo louro. Os humanos modernos que migraram da África para a Europa há cerca de 40 mil anos tinham a pele escura, o que é uma vantagem para regiões ensolaradas. E o estudo confirma que há 8.500 anos, povos caçadores e coletores na Espanha, Luxemburgo e Hungria também possuíam a pele escura, pois eles não tinham os genes SLC24A5 e SLC45A2, que levaram à despigmentação e à pele pálida dos europeus atuais.

Mas no extremo norte, onde os baixos níveis de luz favorecem a pele branca, os pesquisadores encontraram um panorama diferente entre os povos caçadores e coletores: sete corpos do sítio arqueológico de Motala, no sul da Suécia, datados em 7.700 anos, possuíam ambos os genes ligados à pele clara, assim como um terceiro, o HERC2/OCA2, que causa os olhos azuis [2]. Dessa forma, segundo o estudo, os povos caçadores e coletores do Norte da Europa já possuíam a pele pálida, mas os das regiões centrais e sul tinham a pele escura.

Então, os primeiros povos agricultores chegaram à Europa, há 7.800 mil anos, vindos do Oriente Próximo, também carregando os dois genes em questão. Eles se misturaram às populações caçadoras e coletoras e espalharam o gene SLC24A5 pelas regiões Central e Sul da Europa. A outra variante, o SLC45A2, se manteve em níveis baixos de penetração até 5.800 atrás, quando começou a se espalhar pelo continente.

O estudo não especifica porque esses genes passaram por tamanho processo de seleção, mas existe a teoria que a despigmentação serviu para maximizar a síntese de vitamina D, conforme afirmou a paleoantropóloga Nina Jablonski, da Unversidade do Estado da Pensilvânia. Pessoas que vivem em altas latitudes não recebem radiação UV suficiente para sintetizar a vitamina, então a seleção natural pode ter favorecido duas soluções genéticas para a questão: evoluir a pele clara para absorver mais radiação e favorecer a tolerância à lactose, para se digerir os açúcares e a vitamina D encontrados no leite.

“O que nós imaginávamos como um entendimento simples sobre o surgimento da pele despigmentada na Europa, é um emocionante trabalho da seleção” — disse Nina, em entrevista à revista Science — “Esses dados são interessantes porque mostram como se deu a evolução recente.”

Enquanto em boa parte de nossa história o racismo teve suporte na cultura geral, em algumas doutrinas de religiosos equivocados, em filosofias empobrecidas, em políticas públicas desconexas, e até mesmo na própria ciência, é um alento perceber como estavam certos todos aqueles que contemplaram a Natureza e perceberam há eras, pelas mais diversas vias, que somos todos uma única raça. E foi a própria Natureza quem nos contou: o estudo do genoma humano deixa muito claro e cristalino que tudo aquilo que um dia foi chamado de “raça humana” se resume a pequenas diferenças de tonalidade da pele, além de características faciais e capilares, que nem de longe são suficientes para delimitar mais de uma raça de homo sapiens no globo.

De fato, a única outra “raça humana” com quem já convivemos já está extinta, mas há resquícios dela em partes de nossos genes. Os neandertais e os homo sapiens tiveram um breve período de coexistência no Oriente Médio, quando chegaram a gerar filhos uns dos outros. Mas, enquanto os homo sapiens partiram para dominar a Ásia, a Oceania e as Américas (através da Ponte Terrestre de Bering, que hoje derreteu), os neandertais preferiram, por alguma razão, continuar no próprio Oriente Médio e na Europa... Nalgum dia histórico da pré-história, os homo sapiens finalmente decidiram adentrar a Europa, e encontraram seus primos entre uma e outra caçada. O que terão pensado uns dos outros? Teria a tradição oral de suas tribos selvagens conservado as histórias de suas origens em comum? É quase certo que não – é quase certo que se entenderam como seres completamente distintos.

Se há uma “raça pura” entre os homo sapiens, ela é composta precisamente pelos raros povos ancestrais africanos que chegaram aos dias atuais sem jamais terem saído do Continente Mãe. Enquanto a lendária “raça ariana” é na realidade uma grande mistura de migrações genéticas, onde se incluí até mesmo parte do DNA neandertal, a única vertente “pura” dos homo sapiens é negra e africana, como Adão e Eva.

E, se a sedução de pertencer a uma suposta “raça superior” é muitas vezes motivo suficiente para que muitos de nós abandonem o bom senso e as lições de boa convivência, talvez seja a hora de levantarmos um alerta: o racismo não é uma questão de ser ou não politicamente correto, de se ter ou não uma boa capacidade de convivência, o racismo é uma questão de profunda, profundíssima ignorância.

Se nos dias atuais nossos irmãos que carregam os genes de nossa pele original já conseguem ser aceitos e amados quando são craques em seus times de futebol, ou até mesmo quando se tornam presidentes de potências mundiais, isso é muito bom, mas ainda não é o bastante...

Pois se mesmo tais craques da bola volta e meia ainda são obrigados a conviver com torcidas de mentalidade pré-histórica, que se aprazem em atirar bananas nos gramados, e mesmo se em países de primeiro mundo, governados por um presidente de pele negra, nossos irmãos ainda são mortos por policiais com tiros pelas costas, é porque ainda há muita ignorância ainda por ser depurada.

E como vencer a ignorância da alma, senão pela educação da alma?

E como perpetuar a ignorância, senão por uma educação corrompida?

Sim, Adão e Eva, e todos nós, somos negros, pois é negra a nossa cor original, e é negro o continente de onde todos nós um dia saímos para conquistar a Terra. Sim, o Éden, afinal, também é africano... Está na hora de começarmos a reconstruí-lo, no mundo inteiro.

***

[1] Embora também existam outras teorias que afirmam que ele pode ter se originado tanto na África quanto na Ásia Central e na Europa. Em todo caso, o que nos importa neste artigo é que há fortes evidências de que os primeiros homo sapiens eram negros, seja onde tenham surgido.

[2] Novos estudos científicos e antropológicos levam a crer que a própria distinção da cor azul é algo recente em nossa história.

Crédito da imagem: Karin Miller

Marcadores: , , , , , , , , , , ,

6 comentários:

Blogger Pro Feliz clínica disse...

Gostei muito desse artigo!
Tenho em meu blog uma poesia que gosto muito, convido a visitar - https://profelismoraes.blogspot.com/b/layout-preview?token=mh7pwE0BAAA.hOQBlJkSKuZSQiB5rV9GgA.CemZoE2cTuioc-EeexIPIg.
Abraços e parabéns pela matéria.

4/6/15 12:15  
Blogger raph disse...

Oi Elisângela, muito obrigado :)

Infelizmente seu link não funcionou, mas acabei dando uma olhada em seu blog e achei esta sua tradução de um trecho da obra de Eduardo Galeano, que combina com o meu artigo acima, então trarei para este comentário:

ADÃO E EVA ERAM NEGROS?

Na África começou a viagem humana pelo mundo. Lá se comprometia nossos avós com a conquista do planeta. Nos diversos caminhos, fundaram os diversos destinos, e o sol cuidou de repartir a todos.

Agora as mulheres e homens, arco-íris da terra, temos mais cores que o arco-íris do céu.

Talvez nos neguemos a recordar nossa origem comum, porque o racismo produz amnésia, ou porque acaba sendo impossível para nós aceitar e acreditar que naqueles tempos antigos o mundo inteiro era um imenso mapa sem fronteiras, e que nossas pernas eram nosso único passaporte exigido.

Texto original: Caminos de alta fiesta. Eduardo Galeano. livro: Espejos: Una historia universal. Siglo Veintiuno, Buenos Aires, 2008.
Tradução: Elisângela L. F. Moraes

5/6/15 10:12  
Anonymous Anônimo disse...

as verdades estão começando apareçer ,,,,nada ficarár encoberto ,,,,

23/5/17 02:02  
Blogger https://dikanza.blogspot.com/ disse...

Ninguem sabe o que eram e nunca vao saber, de que cor eram? so podem imaginar por isso este texto esta errado tal e qual como o mundo esta, e mesmo a Biblia esta errada, neste mundo ninguem e niguem para afirmar nada,nao ha certezas de tal coisa, somos seres humanos e nada sabemos.

31/3/18 09:13  
Blogger raph disse...

Olá Nuno, é verdade que em Filosofia a única certeza que existe é a de que "há algo, e não nada"; mas, até onde podemos confiar na Ciência, é hoje comprovado pela genética que a mutação que possibilitou a cor de pele clara tem cerca de 8 mil anos, e portanto é possível dizer que a pele dos primeiros homo sapiens era negra. Logo, se Adão e Eva tivessem existido, ou se podem ser considerados como "os primeiros humanos", então eles certamente tinham a pele negra, e não clara.

Já para quem tem fé de que eles tinham a pele clara, que a Terra tem pouco mais de 6 mil anos etc., daí tudo é válido.

Abs
raph

2/4/18 09:39  
Anonymous Anônimo disse...

Aqui é Francisco de Colatina ES. - Brasil porém o ser humano é tricotônico (corpo, alma, espirito) a biblia nao registra outro corpo nem cor de pele ela simplifica pra gente leiga melhor entender, (corpo é uma estrutura revestida de pele, alma: poder de dicernimento ou seja raciocínio, espirito: sangue que sircula conduzindo energia pra fazer este corpo se mover. Neste caso somos apenas alma vivente que cada dia vamos nos aprimorando nosso conhecimento agraciado por Deus que é o criador de tudo.

6/5/22 06:35  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home