Pular para conteúdo
26.8.11

Super Homens

Nesta palestra no TED, Harvey Fineberg, especialista em ética médica, nos mostra três caminhos para a espécie humana em evolução constante: parar de evoluir por completo; evoluir naturalmente; ou controlar os próximos passos da evolução humana, usando modificações genéticas para nos tornar mais espertos, rápidos e melhores.

Fineberg chama a tal conceito de neo-evolução, porém a neo-evolução já é um conceito bem mais antigo. Não devemos confundir um com o outro, portanto... No caso de Fineberg a neo-evolução está estritamente ligada a modificações genéticas induzidas pela ciência:

A discussão ética acerca do uso desse tipo de modificação remete a origem do herói Capitão América, que através de um processo "mágico" se torna um Super Homem. Seus criadores, entretanto, evitaram tal questão fazendo com que o processo (o soro do supersoldado) só funcionasse uma única vez... Agora, imaginem um soro do supersoldado que poderá ser aplicado a vontade, em quem quer que tenha recursos disponíveis para pagar por ele? Certamente não era essa a ideia que Nietzsche tinha do Super Homem.

Marcadores: , , , , , ,

3 comentários:

Blogger Isac Borgert disse...

Não precisamos ser mais rápidos ou mais fortes, precisamos sim aumentar a nossa capacidade de raciocinar, memorizar em fim ser mais inteligente. Mas isso a meu ver esta longe para nossa ciência conseguir dar uma força...

26/8/11 13:20  
Blogger raph disse...

Bem Darwin já dizia: "nem o mais forte nem o mais inteligente, mas o mais adptável ao ambiente"...

Quem sabe a maior adaptação não seja o amor? Amor ao Cosmos e aos seres do Cosmos.

Enfim, mas o altruísmo tampouco pode ser concedido por modificações genéticas...

Abs!
raph

26/8/11 14:05  
Anonymous Anônimo disse...

Eu acho isso uma ideia genial imagine so ser um super soldado imane oqui poderemos fazer, eu ja posso sentir esse soro correndo pelas minhas veias genial.

17/10/14 00:27  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home