Pular para conteúdo
1.11.11

Mawaca

Há mais de uma década tenho a felicidade de conhecer um dos maiores grupos musicais em atividade no mundo; E que é, quem diria, brasileiro...

O Mawaca é um grupo que pesquisa e recria a música das mais diversificadas etnias do globo buscando conexões com a música brasileira. Formado por sete cantoras que interpretam canções em mais de dez línguas (línguas indígenas brasileiras, espanhol, búlgaro, finlandês, japonês, húngaro, swahili, grego, árabe, hebraico, ioruba e português), o Mawaca revela no seu nome a essência do seu trabalho. Segundo a etnia hausa do norte da Nigéria os mawaka (cantores-xamãs) recorrem ao poder mágico da palavra cantada para atrair o poder dos espíritos.

Além das sete cantoras o Mawaca é formado por um grupo instrumental acústico que apresenta uma multiplicidade de timbres; acordeom, violoncello, flauta, violino e sax soprano, baixo, além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembés africanos, berimbau, vibrafone, pandeirões do Maranhão e marimba.

Vejam abaixo um curto documentário sobre o grupo (cerca de 16 min.):

***

Vejam também a extraordinária Kali, uma oração para a poderosa esposa da divindade hindu Shiva - tradicionalmente entoado como um mantra –, que transformou-se num inusitado rap indiano. Com a dança maravilhosa (e assustadora) de Zuzu Abu:


De todos os cantos, para todo canto, das 1.001 línguas, dos 1.001 povos...

***

Crédito da imagem: Divulgação (Mawaca)

Marcadores: , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home