Pular para conteúdo
27.11.14

O Livro da Reflexão

Segue abaixo o Prefácio para uma edição muito especial das Edições Textos para Reflexão, cujo lançamento será em meados de 2015...


Lá se vão oito anos desde que publiquei o primeiro dos Textos para Reflexão. Mas o que é o tempo não é mesmo? Disse Manoel de Barros que “o ser biológico é sujeito à variação do tempo, o poeta não”. Sinto que a poesia me faz viver um pouco deslocado do tempo, ao menos do tempo do mundo. Não me entenda mal, eu sei bem que a Disney lançará mais filmes do Star Wars, que o Brasil perdeu de 7 a 1 para a Alemanha em casa, e que há uma grave crise econômica na Europa, mas perto de alguns poemas de Fernando Pessoa, ou de alguns diálogos de Sócrates com seus jovens amigos, nada disso me comove como deveria... Eu simplesmente me esqueço de trocar meu smartphone no fim do ano, devo ser um desleixado.

Na verdade quase tudo o que sou devo ao que consegui desvelar da poesia. Foi assim que conheci a mulher que amo, que aprendi a fazer design para a web e, enfim, que encontrei a poetisa que me fez iniciar este blog – a história não é tão bonita quanto parece (ou, quem sabe, seja de uma beleza triste), mas ela também vem descrita nesta edição...

Com o passar dos anos, de tanto escrever, acabei chegando a alguns textos relativamente relevantes que me deram a honra de alcançar mais de 6 mil seguidores no Facebook e, o que é mais importante, uma boa dúzia de amigos e fiéis leitores do blog. Volta e meia eu me refiro “aos autores” do meu blog no plural, mas isto não quer dizer bem que faço psicografias (embora todo poeta seja um fingidor...), quer dizer somente que creio que as pessoas dão mais relevância a blogs com vários autores, e penso eu que até a pessoa descobrir que se trata de um blog de um autor só, talvez ela já tenha sido fisgada por alguma luz que refletiu por lá.

Mas fato é que o Textos para Reflexão é um blog pessoal, bem mais pessoal do que eu gostaria. Talvez fosse inevitável, afinal todo escritor que se preze escreve primeiro para si mesmo. É bom contar com mais de uma dezena de comentários em alguns posts, mas a verdade é que eu sempre escrevi antes para organizar minhas próprias ideias, e muito do que eu escrevi, escreveria de qualquer jeito (o mesmo fez Montaigne, e para o bem ou para o mal não existiam blogs na sua época)...

A grande questão é que tenho a sorte de trabalhar em home office, e desde que parei de jogar World of Warcraft tenho escrito bastante, bastante coisa mesmo. Talvez seja impossível acompanhar tudo (eu mesmo me esqueço de muito do que já postei), e daí que pensei que seria interessante poder editar os melhores contos e artigos desses anos todos, catalogados por temas específicos. Dessa forma, cheguei a este primeiro volume do Livro da Reflexão, onde pretendo abordar o amor, a morte e a existência, todos eles temas recorrentes do blog.

Nesta edição, cada capítulo tratará de um tema, mas é bem possível que eles também estejam espalhados por entre tantos textos. Espero que a presente organização sirva como uma espécie de guia de leitura minimamente agradável.

Acho que era só isso o que eu tinha para dizer neste prefácio... Ah, sim, e se você por acaso nunca ouviu falar do meu blog, segue um breve resumo do que ele pretende tratar:

Textos para Reflexão é um blog que fala sobre filosofia, ciência e espiritualidade. Onde se busca a sabedoria tanto no Evangelho de Tomé quanto no Cosmos de Carl Sagan. Onde as palavras nada mais são do que cascas de sentimentos, embora a poesia ainda assim possa nos levar a um outro mundo. Onde toda religião se pratica no pensamento, e onde Deus é nosso amor...


Rafael Arrais
27.11.2014

***

E, como é de costume, já temos a capa prontinha (a imagem é baseada em arte de Banksy):

***

Obs. (1): O Livro da Reflexão, volume 1: Amar e perder será inteiramente gratuito na versão digital!
Obs. (2): Também estamos recolhendo depoimentos dos leitores do blog para constarem no livro. Se você tem alguma coisa a dizer sobre o Textos para Reflexão – algo curtinho mesmo, com cerca de 1 a 3 parágrafos –, por favor nos envie uma mensagem por nossa página no Facebook ou, se preferirem, por e-mail: rarrais@yahoo.com

Marcadores: , , , , , ,

8 comentários:

Blogger Samuel Otemi disse...

Parabéns pelos 8 anos de textos para reflexão, até esqueci quando comecei ler.Parte do meu lado buscador que anda por terras desconhecidas e por desertos nunca vistos, me fez chegar aos seus textos, diversas vezes e a cada passo, deixei de buscar várias vezes e me "encontrei" aqui.
Obrigado!

29/11/14 16:19  
Blogger raph disse...

Oi Samuel, obrigado por continuar refletindo adiante :)

Posso contar este seu comentário como um depoimento?

Abs!
raph

29/11/14 19:27  
Blogger Alexandre disse...

Raph, parabéns cara! O que plantamos com sinceridade, colhemos com fartura.
Estou ansioso pelo livro. Será também lançado na versão impressa?

29/11/14 23:04  
Blogger raph disse...

Oi Alex,

Bem, a princípio serão uma série de volumes em ebooks gratuitos, e quando completar tudo devo lançar uma versão impressa que deve ter umas 600+ páginas (O tal "Livro da Reflexão")... Mas talvez lance tb cada volume em versões impressas em separado, vamos ver.

Abs!

29/11/14 23:56  
Blogger Samuel Otemi disse...


Fique a vontade.

30/11/14 21:03  
Anonymous Eduardo disse...

Ansioso pelo livro! Vou deixar um pequeno depoimento essa semana. Obrigado mesmo, Raph, por todo seu trabalho até aqui, este blog é um lugar acolhedor. :)

2/12/14 16:43  
Blogger raph disse...

Valeu Eduardo,

A luz foi criada para ser refletida :)

Abs!
raph

2/12/14 17:57  
Anonymous gfbonfim disse...

O Raph tem uma forma peculiar de levar os leitores a reflexão. Quando trata temas polêmicos, consegue fazer sem gerar conflitos. O que escreve traz os traços de grandes autores. Para ele não existe um tema que não deva ser tratado, desde que traga algo construtivo. Ele irá abordar de espiritualidade à política, de sociedade ao erotismo. Sempre alcançando uma abordagem leve e casual. Os artigos do textos para reflexão são por isso mesmo, momentos de reflexão.

15/12/14 23:02  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home